Publicidade

Schneider Electric apresenta um portfólio global de soluções completas de resfriamento líquido para data centers

Anúncio apresenta, pela primeira vez, o portfólio completo de tecnologias de resfriamento líquido da Schneider Electric após a aquisição da Motivair


A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, apresenta um portfólio global de soluções completas de resfriamento líquido (liquid cooling) para data centers hyperscale, colocation e ambientes de alta densidade projetadas para viabilizar as Fábricas de IA do Futuro.

Disponíveis mundialmente, as soluções Motivair by Schneider Electric atendem às exigências de energia e GPU intensivas de data centers de alta densidade com confiabilidade e escala. O portfólio completo de soluções de resfriamento líquido e a ar inclui a infraestrutura física do data center, como CDUs, RDHx, HDUs, cold plates dinâmicas, chillers e outros, além de software e serviços. Tudo desenvolvido para atender às demandas de gestão térmica da próxima geração de workloads de HPC, IA e computação acelerada. O anúncio marca a primeira apresentação abrangente das capacidades completas de resfriamento líquido da Schneider Electric desde a aquisição de participação majoritária na Motivair, em fevereiro de 2025.

À medida que a indústria ultrapassa densidades de 140 kW por rack e se prepara para níveis futuros de 1 MW ou mais, os chips de inteligência artificial (IA) tornam-se mais quentes e compactos. Para acompanhar esse cenário, os data centers precisam de resfriamento líquido a fim de lidar de forma eficaz com cargas térmicas mais intensas e manter a infraestrutura crítica operando com máxima disponibilidade e eficiência.

O resfriamento pode representar até 40% do consumo de energia de um data center. O resfriamento líquido direto é até 3 mil vezes mais eficiente na remoção de calor do que o ar, pois captura o calor diretamente no nível do chip. No entanto, a adoção dessa tecnologia é complexa e exige uma abordagem de ponta a ponta que contemple desde o fornecimento e instalação da tecnologia até a manutenção contínua.

Para enfrentar esses desafios, a Schneider Electric e a Motivair disponibilizam aos clientes o portfólio mais completo de infraestrutura de resfriamento e data center disponível no mercado, sustentado por uma cadeia de suprimentos capaz de atender à demanda global.

“Com o avanço da era da IA, o resfriamento de data centers se tornou cada vez mais complexo, e nosso portfólio evoluiu constantemente para atender às demandas de infraestrutura do presente e do futuro”, afirma Richard Whitmore, CEO da Motivair by Schneider Electric. “Hoje, somos o único fornecedor de resfriamento líquido com expertise comprovada em nível de silício, desenvolvendo nossas soluções em colaboração com a NVIDIA e outros fabricantes líderes de GPUs. Em parceria com a Schneider Electric, criamos um portfólio incomparável que não apenas acelera o time-to-market, mas também amplia o retorno sobre investimento para clientes em todo o mundo.” 

Portfólio completo de resfriamento líquido para data centers de IA

As soluções líquidas e a ar da Motivair by Schneider Electric abrangem Unidades de Distribuição de Fluido (CDUs) de classe megawatt, trocadores de calor traseiros ChilledDoor® e Cold Plates Dinâmicas®, que oferecem controle térmico preciso para racks de IA acima de 100 kW. As soluções também garantem desempenho máximo, ao mesmo tempo em que elevam a eficiência energética e a disponibilidade operacional para os operadores de data centers. O portfólio inclui:

  • Unidades de Distribuição de Fluido (CDUs): as CDUs da Motivair são desenvolvidas em colaboração com os principais fabricantes de silício, propiciando integração perfeita com processadores e aceleradores de última geração. A família de CDUs escala de 105 quilowatts a 2,5 megawatts, posicionando a tecnologia anos à frente da demanda de mercado. Atualmente, a tecnologia de CDU da Motivair possibilita o desempenho térmico de seis dos dez supercomputadores mais poderosos do mundo e possui certificação para o hardware mais recente da NVIDIA, estando pronta para suportar futuros aumentos na densidade dos racks.
     
  • ChilledDoor® Rear Door Heat Exchanger: este trocador de calor instalado na parte traseira do rack resfria densidades de até 75 kW, sendo ideal para GPUs de alta demanda energética. Seu design independente de rack torna a solução versátil para qualquer ambiente de HPC.
     
  • Unidade de Dissipação de Calor Líquido-Ar (HDU™): perfeita para aceleradores de IA, ambientes de colocation ou laboratórios sem fácil acesso a água, a HDU da Motivair é a unidade de melhor desempenho do mercado, capaz de rejeitar 100 quilowatts de calor em uma estrutura de apenas 600 milímetros de largura. Também pode criar um loop de água para resfriar até 132 quilowatts de capacidade térmica - uma proporção de 1:1 com a arquitetura de computação NVIDIA NVL144.
     
  • Chillers e Loops do Sistema de Resfriamento Tecnológico (TCS): os chillers com loop fechado e resfriamento a ar da Motivair e Schneider Electric permitem que os operadores economizem milhões de litros de água por ano para cada megawatt de necessidade de resfriamento, além de entregar até 20% mais desempenho do que outras soluções do mercado.
  • Software: com base em mais de 50 anos de expertise multidisciplinar comprovada, o software EcoStruxure da Schneider Electric foi desenvolvido especificamente para enfrentar os desafios do resfriamento a ar e líquido em data centers, assegurando gestão térmica otimizada, desempenho elevado e máxima eficiência em ambientes de missão crítica.
  • Serviços: a Motivair possui mais de uma década de experiência comprovada em implementação e manutenção de soluções de resfriamento. A empresa gerencia a maior base instalada de soluções de resfriamento líquido de alta densidade do mundo, com técnicos treinados disponíveis em todas as principais regiões. Hoje, mais de 600 técnicos de serviços de campo em resfriamento e parceiros EcoXpert estão sendo capacitados globalmente.

Manufatura global, expertise técnica e testes rigorosos

O portfólio abrangente da Schneider Electric é respaldado por suas capacidades globais de manufatura e cadeia de suprimentos, aliado à expertise técnica e a extensos processos de teste e validação de todas as soluções.

  • Cadeia de suprimentos global: a Motivair inaugurou recentemente sua quarta unidade de produção em Buffalo, Nova York (EUA), e está expandindo suas capacidades fabris na Itália e na Índia, triplicando a produção e reduzindo os prazos de entrega para clientes em todo o mundo.
  • Testes rigorosos: todos os modelos de resfriamento líquido passam por testes de desempenho que simulam cargas térmicas reais, validando tanto a performance térmica quanto a mecânica antes do envio dos produtos. Durante o desenvolvimento, o desempenho é validado internamente e cada unidade passa por um processo de limpeza e purga antes da implementação para ajudar a prevenir problemas no local de instalação.

“A IA é a próxima revolução tecnológica e, sem dúvida, tornou o resfriamento líquido um imperativo estratégico para data centers e Fábricas de IA”, afirma Andrew Bradner, vice-presidente Sênior do Negócio de Resfriamento da Schneider Electric. “Ao combinar nossa expertise multidisciplinar com a Motivair, estamos traçando uma nova fronteira para a computação acelerada com um portfólio de resfriamento líquido incomparável que reúne escala global, capacidade de produção e alcance, além do compromisso de testar e validar rigorosamente cada solução entregue - mitigando riscos e garantindo tranquilidade para nossos clientes.”

“O resfriamento líquido deixou de ser apenas um aprimorador de desempenho para se tornar um elemento fundamental nos modernos ambientes de computação de alta densidade”, destaca Olga Yashkova, gerente de Pesquisa em Workloads Corporativos e Infraestrutura de Data Centers da IDC. “A aquisição da Motivair pela Schneider Electric fortalece significativamente sua posição no segmento de energia, elétrica, infraestrutura de resfriamento e serviços de suporte para data centers. Ao atuar como fornecedor único, capaz de projetar e fornecer toda a infraestrutura crítica de energia e resfriamento, a abordagem da Schneider Electric também simplifica a implementação e reduz a complexidade operacional dos data centers de IA.”

Jaqueline Nunes <jaqueline.nunes@rpmacomunicacao.com.br>

Publicidade