Estação de recarga da ABB impulsiona eletrificação do transporte de cargas nos EUA
Tamer Comunicação -
Como um posto de caminhões na Califórnia está definindo o padrão para o transporte elétrico de cargas — sem sobrecarregar a rede elétrica.
À beira do Deserto de Mojave, onde caminhões de carga rugem pela rodovia I-10, uma revolução silenciosa está em andamento. A nova estação de recarga em Colton, Califórnia — construída pela Greenlane Infrastructure e equipada com tecnologia da ABB — é mais que um simples posto de caminhões.
É um protótipo de como a indústria de transporte de cargas nos EUA pode finalmente se tornar elétrica.
Este local é o primeiro de uma rede nacional planejada de estações de recarga elétrica de alto desempenho e de abastecimento de hidrogênio. Mas, para tornar essas estações viáveis, a Greenlane precisou responder a uma questão central para qualquer um que atue no setor de transporte elétrico de cargas:
Será que carregar um caminhão elétrico pode ser tão rápido e conveniente quanto o diesel — sem sobrecarregar a rede elétrica?
Um posto de caminhões construído sobre perguntas difíceis
Desde o início, a Greenlane sabia qual era o destino, mas não todo o caminho. A empresa compartilhou seus desafios operacionais — desde a demanda imprevisível por recarga até as restrições de capacidade da rede — e colaborou com a ABB para definir a abordagem certa. Juntas, desenvolveram um sistema projetado não apenas para funcionar hoje, mas também para crescer com a tecnologia de amanhã.
O carregamento em alta velocidade para veículos elétricos pesados não é como carregar um carro. A demanda de energia é exponencialmente maior e exige um gerenciamento criterioso para evitar que a rede fique instável.
Em vez de grandes novas conexões com a rede, a equipe Greenlane-ABB focou no gerenciamento inteligente de energia, para usar a eletricidade existente de forma mais eficiente.
A ABB entregou um sistema de controle baseado em SCADA que coordena todas as cargas principais do local — de carregadores a equipamentos de distribuição — mantendo-se dentro dos limites da concessionária e evitando apagões. Se a demanda de energia ficar muito alta, o sistema reduz automaticamente a potência de determinados carregadores, começando pelas unidades lentas de recarga noturna e só diminuindo os rápidos em último caso.
É um sistema dinâmico e invisível que permite a Colton operar dentro da sua alocação de rede, enquanto se prepara para adicionar energia solar, baterias de armazenamento e, finalmente, dar o próximo grande salto: os Sistemas de Recarga de Megawatts (MCS), capazes de oferecer 480 km de autonomia em 30 minutos — exatamente o tempo de descanso obrigatório dos caminhoneiros nos EUA. O local já está preparado para integrar as três tecnologias conforme as necessidades do mercado evoluam.
Online sem estar sempre no local
Parece simples? Com o sistema certo, é.
Ao planejar uma rede nacional, manter o controle — sem estar fisicamente presente em cada ponto — é prioridade.
Com a capacidade de chaveamento remoto da ABB, os operadores da Greenlane podem abrir e fechar disjuntores em sistemas de baixa e média tensão com segurança, sem estar no local — algo raro hoje em recarga de veículos elétricos. O acesso é rigidamente controlado e restrito apenas a operadores autorizados.
“Os sistemas legados exigiam que alguém estivesse no local apenas para religar um disjuntor.
Agora podemos fazer isso remotamente — automaticamente, em alguns casos — o que acelera os processos e mantém as estações em funcionamento.”
Raj Jhaveri, CTO da Greenlane
Alertas em tempo real, enviados por e-mail ou SMS, oferecem visibilidade instantânea sobre o que acontece na estação. E, com supervisão centralizada, a Greenlane consegue expandir sua rede sem aumentar as equipes de campo, reduzindo custos de operação e manutenção e melhorando os tempos de resposta.
Lições de Colton: um modelo para a eletrificação do transporte de cargas
Colton oferece um modelo que outros podem adotar, baseado em alguns princípios essenciais:
- Comece com limites: projete para a rede de hoje, mas prepare-se para as atualizações de amanhã.
- Construa com flexibilidade: use sistemas modulares que suportem energia solar, baterias e MCS conforme as necessidades evoluem.
- Opere de forma inteligente e segura: habilite visibilidade e controle remoto para reduzir o tempo de inatividade e apoiar o crescimento futuro.
O que vem a seguir
A Greenlane planeja abrir novas estações ao longo do corredor Los Angeles–Las Vegas e além, construindo a confiança de que os operadores de transporte precisam para migrar para veículos elétricos em grande escala.
Seu primeiro cliente, a transportadora Nevoya, que opera exclusivamente caminhões elétricos, já está utilizando o local — provando que, quando a infraestrutura é projetada com a logística real em mente, o transporte elétrico não apenas funciona.
Funciona melhor.
A ABB é uma líder global em tecnologia de eletrificação e automação, capacitando um futuro mais sustentável e eficiente em recursos. Ao conectar sua expertise em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis, superando assim os desafios. Na ABB, chamamos isso de ´Engineered to Outrun’. A empresa tem mais de 140 anos de história e mais de 105.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB estão listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB). www.abb.com
Tamer Comunicação
Ana Saito
ana.saito@tamer.com.br
Eliane Santos
elianesantos@tamer.com.br