São Paulo recebeu a 32ª edição do Congresso SAE BRASIL 2025
Congresso SAE BRASIL -
A edição de 2025 contou com cerca de 30 painéis, 150 speakers convidados e mais de 70 horas de conteúdos que debateram os caminhos sustentáveis
Entre os dias 7 e 8 de outubro, o PRO MAGNO Centro de Eventos, em São Paulo, recebeu a 32ª edição do Congresso SAE BRASIL 2025. Ao todo, quase 2.500 pessoas estiveram presentes nos dois dias de evento, e puderam conferir painéis e oficinas com líderes da indústria, da academia e do governo, além de especialistas nas áreas de conhecimento ligadas a todas as temáticas que envolvem a Mobilidade. Com a temática “Engenharia brasileira: pioneirismo, inovação e sustentabilidade na mobilidade do futuro” e Presidência de Rafael Chang, CEO da Toyota para Brasil, América Latina e Caribe, o evento contou com mais de 100 speakers, que debateram, durante mais de 70 horas, sobre os rumos sustentáveis e tecnológicos para a mobilidade do futuro no país.
“Mais uma vez, fizemos história com o Congresso SAE BRASIL. Tivemos quase 2.500 pessoas presentes nos dois dias, com debates de altíssimo nível, nomes importantes do mercado, da academia e do governo, debatendo de forma profunda as transformações e o futuro da mobilidade brasileira. Temos a possibilidade de transformar o nosso país em referência para o futuro da mobilidade”, afirma Claudio Castro, Presidente da SAE BRASIL.
Pesquisa: A Transição Energética Começa?
Durante o Congresso SAE BRASIL 2025, foi divulgada uma pesquisa inédita, que busca compreender aspectos relevantes da Transição Energética. A iniciativa reuniu dados objetivos e percepções subjetivas sobre prioridades, barreiras e o papel do Brasil nesse processo.
A pesquisa foi realizada com 1.007 respondentes, majoritariamente por indivíduos com 45 anos ou mais (62%) - com destaque para a faixa entre 55 e 64 anos (24%) - enquanto o grupo mais jovem, até 34 anos, representa cerca de 19% dos respondentes, e a faixa entre 35 e 44 anos representa cerca de 18%.
Os resultados prévios - a pesquisa completa será apresentada durante a COP30 -, mostram que os biocombustíveis, como biodiesel e etanol, são as principais escolhas como fontes de energia adequadas para o mercado nacional de caminhões e ônibus, com 80% das escolhas, enquanto a visão para o cenário global valoriza mais ônibus elétricos, trens/metrô e integração de modos.
A pesquisa também destacou que, apesar de a Transição Energética ser percebida como um tema urgente ou muito urgente, o Impacto Ambiental é o 4º critério na Tomada de Decisão para a Mobilidade, Transportes ou Logística, sendo que o preço ou o custo são os fatores mais determinante na escolha, citado por 67% dos respondentes.
Por fim, quase 60% dos respondentes acreditam que o Brasil deve liderar globalmente a transição energética.
“A pesquisa revela que ainda há uma grande distância entre o debate intelectual sobre a urgência da Transição Energética e a efetivação de ações concretas para que ela se inicie. Vamos ampliar essa discussão durante a COP30”, explica Camilo Adas, Conselheiro de Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL e Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais na Be8.
Presidência do Congresso SAE 2026
Durante o evento, Rafael Miotto, Presidente da CNH, foi anunciado como o Presidente do Congresso SAE BRASIL 2026, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro do próximo ano, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Congresso SAE BRASIL <congressosae@nectarc.com.br>