Ciclus Rio entrega à Comlurb as primeiras carretas de transporte de resíduos movidas a biometano
Agência Doze+ -
Veículos que levam os rejeitos de estações de transferência para o CTR Rio serão abastecidos com combustível gerado a partir do próprio lixo
A Ciclus Rio, empresa responsável pela destinação dos resíduos sólidos urbanos do Rio de Janeiro, entregou à Comlurb as primeiras carretas de transporte de resíduos movidas a biometano, o qual é gerado a partir do biogás proveniente do seu Aterro Sanitário.
A empresa acaba de colocar nas ruas os veículos movidos integralmente pelo biometano produzido na unidade de Seropédica, o que reduz, em até 99%, a emissão de Gases de Efeito Estufa. Os veículos fazem o transporte dos resíduos entre estações de transferência e o aterro, em um ecossistema circular de valorização ambiental de resíduos. Cada carreta deixará de consumir mais de 5.700 litros de combustível fóssil (diesel) por mês, a partir do novo volume mensal de 7.500 m³ de biometano.
O objetivo da Ciclus Rio com essa entrega inicial à Comlurb é promover um ecossistema em que o lixo, além de ser destinado de maneira correta, ainda é valorizado e, em forma de combustível, reinserido na cadeia produtiva, seguindo as seguintes etapas de forma circular: os caminhões levam os rejeitos para o Centro de Tratamento de Resíduos do Rio (CTR Rio), onde os mesmos são dispostos de forma ambientalmente correta.
O biogás proveniente da decomposição da material orgânica é purifi cado e transforma-se em combustível, e o referido combustível, já em forma de biometano, abastece as carretas, que retornam à capital para buscar mais resíduos a serem valorizados. “É muito gratifi cante e simbólico podermos abastecer as carretas utilizadas em nossa operação com biometano produzido a partir dos resíduos que a Comlurb coleta e a Ciclus transporta, trata, destina e valoriza. Esse projeto, além de reduzir emissões de carbono, também valoriza o potencial de um combustível limpo, resultante da operação do próprio aterro. Uma das nossas metas de gestão é que os rejeitos sejam benefi ciados ao máximo e transformados em ativos que voltem para a sociedade positivamente de diversas formas, seja em matéria, combustível ou energia.
O biometano é um combustível limpo, extremamente efi ciente e benéfi co no combate às mudanças climáticas”, diz o Diretor-Presidente de Resíduos da Ciclus Ambiental, Bruno Muehlbauer. “A utilização do biometano marca o início de uma nova etapa na Comlurb, em que passamos a adotar, de forma concreta, um combustível limpo e renovável em nossa frota. Essa parceria com a Ciclus reforça o compromisso da Companhia com a descarbonização e a melhoria do meio ambiente. Estamos avançando rumo a uma operação cada vez mais sustentável, reduzindo emissões e contribuindo para uma cidade mais verde e resiliente”, afi rma Jorge Arraes, presidente da Comlurb. Caminho do resíduo na prática O lixo coletado pela Comlurb nas casas e comércios do Rio de Janeiro é levado a uma das cinco Estações de Transferência de Resíduos (ETRs) administradas pela Ciclus Rio na cidade.
esses espaços, os rejeitos passam para carretas com maior capacidade de transporte, para encaminhamento ao CTR Rio, onde chegam mais de 10 mil toneladas desses materiais por dia. A Ciclus Rio é responsável por aprox. 10% de todo o biogás produzido no Brasil. No aterro sanitário, o gás, que tem alto percentual de metano e resulta da decomposição da matéria orgânica dos resíduos, é captado através de drenos verticais.
A maior parte desse biogás é processada a uma planta de purifi cação, que o transforma em biometano. Por dia, são produzidos, em média, 130 mil m³ de biometano, que é destinado à indústria e para abastecimento veicular. Agora, é o combustível que move parte das carretas que transportam o lixo das ETRs para o aterro. Além da produção do biometano, a empresa também encaminha uma parcela do biogás para uma planta de geração de energia elétrica, produzindo assim energia limpa para consumo e comercialização.
Informações à imprensa – Agência Doze+:
Camila Nogaroli – 21 99871-4669 / camila.nogaroli@dozemais.com.br
Dóris Duque – 21 98813-7226 / doris.duque@dozemais.com.br
Tulio Brandão – 21 99214-4465 / tulio.brandao@dozemais.com.br