Publicidade

Alstom realizou o Mobility Day

Em comemoração aos 70 anos da empresa no país, encontro reuniu representantes dos setores público e privado para debater maneiras de continuar aprimorando


A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, realizou nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, em São Paulo, o "Mobility Day", evento que marca os 70 anos da empresa no Brasil. O evento, que também coincide com a preparação para a COP-30 no Brasil, reuniu autoridades e representantes do setor para debater os principais desafios e oportunidades para a mobilidade no país, que debateram sobre descarbonização e o futuro das cidades; investimentos na mobilidade urbana; inovação, geração de empregos e exportação.

Na abertura do evento, Suely Sola, Diretora Geral da Alstom no Brasil e de Sinalização e Infraestrutura para América Latina, mencionou que hoje, no país, mais de 6,6 milhões de pessoas são transportadas diariamente por soluções onde a Alstom está presente. Suely afirmou que “mais do que nunca, é essencial debater e cocriar soluções para os desafios da mobilidade urbana” e que “mobilidade é um direito e um vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental”.

Na sequência, Bernard Peille, Vice-Presidente da Alstom América Latina, enfatizou que o Brasil é um mercado estratégico para a companhia, não apenas pela sua dimensão, mas pelas oportunidades que apresenta em poder gerar soluções que impactam positivamente a mobilidade em toda a América Latina. Peille mencionou ainda que a fábrica da Alstom em Taubaté é hoje uma das 10 maiores unidades da empresa no mundo, atendendo projetos nacionais e internacionais em países como Chile, Romênia e Taiwan, demonstrando o alcance e a relevância da operação brasileira, que se tornou referência internacional em engenharia, produção e inovação”.

Caminho para uma mobilidade urbana descarbonizada e inclusiva

O primeiro painel enfatizou a mobilidade urbana no centro da transformação climática e social e os desafios para garantir que essa transição seja sustentável e acessível para as cidades. À medida que o Brasil sedia a COP-30 ainda este ano, em Belém, a Alstom reuniu líderes locais em sustentabilidade e mobilidade para falar sobre o papel fundamental que o transporte desempenha no enfrentamento dos desafios climáticos.

O debate contou com a mediação de Ana Patrizia Lira, Diretora Executiva da ANPTrilhos; e participação de Tomas Anker, Senior Investment Officer do International Finance Corporation (IFC); Pedro Sutter, Vice-Presidente de Inovação, Riscos e Sustentabilidade da Motiva; Ricardo Sanchez, Head de Business Development e Concessões da Acciona; e Véronique Andriès, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da Alstom.

Para Véronique, mobilidade não é só movimentar pessoas, mas também proporcionar acesso à saúde, educação e ao trabalho. “Descarbonizar a mobilidade urbana é mais do que uma meta ambiental: é uma transformação social. Precisamos garantir que as cidades cresçam de forma justa, com transporte limpo, acessível e seguro para todos, principalmente para as futuras gerações”, reforçou.

Como atender à necessidade de investimentos em mobilidade urbana no Brasil

O segundo painel abordou os desafios enfrentados pela mobilidade urbana no Brasil de ampliar investimentos em infraestrutura e serviços para atender à crescente demanda da população. Os participantes debateram como os projetos de mobilidade urbana têm o potencial de ir além da infraestrutura, impulsionando a inovação tecnológica, fortalecendo a indústria nacional e criando oportunidades de emprego.

O painel, mediado por Suely Sola, contou com a participação de Luciene Machado, Superintendente do BNDES; Júlio Castiglioni, Presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP); Roberto Garib, Secretário Adjunto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); e Augusto Almudin, Diretor da Companhia Paulista de Parcerias (CPP). “A mobilidade é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Nosso compromisso é colaborar com soluções que unam inovação, inclusão e eficiência, garantindo que cada investimento em transporte se traduza em qualidade de vida e oportunidades para a população“, disse Suely Sola.

Mobilidade urbana: oportunidade para inovação, geração de empregos e exportações

O terceiro e último painel do Mobility Day debateu sobre como os projetos de mobilidade urbana podem se tornar alavancas para a inovação; o potencial de exportação e internacionalização de soluções brasileiras no setor; o fortalecendo da indústria nacional e a geração de empregos; e os caminhos para um crescimento sustentável e competitivo do setor.

Eric Farcette, Diretor Comercial e de Relações Governamentais da Alstom no Brasil, mediou o painel, que contou com a participação de Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo; Pedro Marques, Chefe de Departamento do BNDES; Thierry Besse, Diretor Institucional da VINCI Concessions no Brasil e Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo; e Vicente Abate, Presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária); “A mobilidade urbana tem potencial para impulsionar todo o ecossistema econômico, desde a geração de empregos até o fortalecimento da indústria nacional. Quando investimos nesse setor, estamos não apenas melhorando o transporte, mas também criando oportunidades de inovação e exportação para o Brasil”, explicou Eric.

Luana Ferreira <luana.ferreira@iccom.com.br>

Publicidade