Setor Elétrico apresenta plano para maximizar descarbonização no Brasil
Approach Comunicação -
CEBDS e lideranças de organizações se reúnem com a CEO da COP30 em Brasília. Evento será transmitido no Youtube
A Coalizão do Setor Elétrico para Descarbonização rumo à COP30, liderada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), apresentará o plano de descarbonização do setor no dia 10 de outubro, a partir das 9h, em Brasília. O trabalho, elaborado pela consultoria PSR com o apoio de associações representativas do setor - ABRADEE, ABRATE, ABEEólica, ABRACE, ABRAGE e ABIAPE - apresenta propostas para uma agenda de mitigação das mudanças climáticas e reforça o papel do Brasil como líder global na transição energética. O documento foi desenvolvido para ampliar a oferta e maximizar os potenciais do setor elétrico na descarbonização de outros setores e países.
O lançamento contará com a presença da CEO da COP30, Ana Toni; da presidente do CEBDS e enviada especial do setor privado para a conferência, Marina Grossi; do CEO da PSR, Luiz Augusto Barroso; do presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), Marcos Madureira; da presidente da ABEEólica e enviada especial do setor de energia, Elbia Gannoum; além de lideranças da ABRATE, ABRACE, ABRAGE e ABIAPE, e representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Programação:
08h30 – 09h00 | Welcome Coffee
09h00 – 09h25 | Abertura
Ministério de Minas e Energia
Aloisio Lopes Pereira de Melo - Secretário Nacional de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente
Uallace Moreira Lima - Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Min. Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Marcos Madureira – Presidente da Abradee / Líder da Coalizão
09h25 – 09h40 | Apresentação do Relatório
Luiz Barroso – PSR
09h40 – 10h20 | Painel de Princípios Gerais
Marcos Madureira – Líder da Coalizão / Presidente da Abradee
Elbia Gannoum – Enviada Especial de Energia da COP30 / Abeeólica
Marina Grossi – Enviada Especial do Setor Empresarial da COP30 / CEBDS
Angela Gomes – PSR (Moderadora)
10h20 – 11h15 | Painel de Eixos
Ricardo Brandão - Diretor Executivo da Abradee
Mario Miranda - Presidente da Abrate
Paulo Pedrosa - Presidente da Abrace
Marisete Pereira – Presidente da Abrage
Mário Menel – Presidente da Abiape
Daniela Mignani – Diretora Executiva do CEBDS (Moderadora)
11h15 – 11h30 | Encerramento
Ana Toni – CEO da COP30
11h30 – 12h00 | Coletiva de Imprensa
Ana Toni – CEO da COP30
Marina Grossi – Enviada Especial da COP30 / Presidente do CEBDS
Luiz Barroso – CEO da PSR
Marcos Madureira – Líder da Coalizão / Presidente da Abradee
Elbia Gannoum – Enviada Especial da COP30 / Presidente da Abeeólica
Assista ao vivo: Link
Serviço
Evento: Lançamento da Coalizão do Setor Elétrico para a COP30
Data: 10 de outubro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório - Parkshopping Corporate Via Epia, 6580 - Guará, Brasília - DF, 71215-300
Organização: CEBDS, ABRADEE, ABRATE, ABEEólica, ABRACE, ABRAGE e ABIAPE
Transmissão ao vivo: Link
Débora Almeida <debora.almeida@approach.com.br>