Publicidade

Mercado Livre de Energia tem se consolidado como estratégia para empresas reduzirem emissões de carbono

Empresa do Grupo Equatorial especializada em soluções energéticas, a Echoenergia forneceu 372 GWh no primeiro semestre para seus clientes do Ambiente


O Mercado Livre de Energia tem se consolidado como uma estratégia efetiva para empresas e organizações reduzirem suas emissões de carbono, acelerarem compromissos com a agenda ESG e contribuírem com a transição energética, além de diminuírem significativamente os custos com a conta de energia. No primeiro semestre desse ano, a Echoenergia ajudou a evitar a emissão de cerca de 130 mil toneladas de CO2.

Empresa do Grupo Equatorial especializada em soluções energéticas, a Echoenergia forneceu 372 GWh no primeiro semestre para seus clientes do Ambiente de Comercialização Livre Varejista, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Esse volume é o suficiente para abastecer aproximadamente 354 mil residências brasileiras. Ao todo, em junho de 2025, a empresa registou 1.037 Unidades Consumidoras migradas para o Ambiente de Comercialização Livre Varejista.

Segundo Hélio Rafael, diretor de Vendas da Echoenergia, o desempenho alcançado nesse semestre ajuda a consolidar a Echoenergia como uma das principais plataformas de energia renovável do país, combinando crescimento operacional com responsabilidade ambiental: “seguimos firmes no propósito de gerar energia limpa e fortalecer a transição energética, ajudando empresas e organizações a reduzir sua pegada de carbono.”

A Echoenergia atua na geração e comercialização de energia. A companhia opera 14 empreendimentos no país, sendo 12 parques eólicos e 2 solares, localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia. Ao todo, a capacidade instalada é de 1,8 GW, o suficiente para abastecer até 3,6 milhões de residências.

“Estamos construindo uma sólida carteira de clientes, o que é um reflexo tanto da confiança do mercado quanto a força da nossa operação. Seguimos trabalhando para oferecer soluções energéticas competitivas, com foco na previsibilidade, performance e sustentabilidade”, afirma Hélio Rafael.

Expansão dos negócios

Em 2024, a Echoenergia deu mais um passo na expansão da sua atuação com a entrada em operação dos parques solares Ribeiro Gonçalves e Barreiras I, que adicionaram 573 MW à capacidade total da empresa. A operação conta com mais de 1,1 milhão de placas fotovoltaicas e tecnologias de monitoramento inteligente das operações.

Além da geração própria, a Echoenergia também atua no mercado livre de energia, oferecendo soluções sustentáveis a consumidores de médio e grande porte, com descontos que chegam até 30% na conta de luz, a depender do perfil de consumo da Unidade Consumidora. Em paralelo, a companhia segue avançando em projetos de créditos de carbono, com dois já registrados e em processo de emissão.

Ascom Echoenergia <thatyanne.studart@fsbholding.com.br>

Publicidade