Construção da nova fábrica de montagem de baterias do BMW Group nos municípios de Irlbach e Straßkirchen
JeffreyGroup -
Estrutura fará parte da nova planta para montagem de baterias de alta voltagem da BMW
A construção da nova fábrica de montagem de baterias de alta voltagem do BMW Group nos municípios de Irlbach e Straßkirchen (distrito de Straubing-Bogen) está avançando em alta velocidade.
"Com a conclusão do edifício do Centro de Energia e do quartel de bombeiros, alcançamos o próximo marco importante no caminho para a produção em série das baterias de alta voltagem da nova geração 6 aqui na Baixa Baviera", afirma Sabrina Kugler, Gestora de Projeto para a Construção da Fábrica de Irlbach-Straßkirchen. "O Centro de Energia fornece à nova fábrica todos os serviços essenciais. Além disso, existem cerca de 3.000 metros quadrados com condições ótimas para o corpo de bombeiros.
Para sua segurança: Serviço de bombeiros de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana
Em junho, a brigada de incêndio da BMW iniciou seu serviço 24 horas por dia no local do BMW Group Irlbach-Straßkirchen. Com cinco veículos de serviço e 26 pessoas trabalhando em turnos, o serviço de incêndio garantirá a segurança dos funcionários no local. O processo de acreditação como brigada de incêndio da fábrica está atualmente em andamento.
A equipe é composta por colegas experientes de outras unidades do BMW Group na Baviera, bem como por bombeiros de fábrica recém-treinados recrutados na região. Dois dos novos funcionários também são ativos nos corpos de bombeiros voluntários de Irlbach e e Straßkirchen. Eventos de treinamento e exercícios continuam a ser coordenados de perto com as brigadas de incêndio municipais próximas.
Unidade de controle central para todos os recursos essenciais
Para Silvia Meyer, Head de Gestão de Instalações da fábrica de Irlbach-Straßkirchen, o Centro de Energia é o "coração" da nova fábrica de montagem de baterias de alta voltagem. "Aqui, a futura produção e os edifícios auxiliares são abastecidos com todos os meios necessários – eletricidade, refrigeração, calor, água de refrigeração e ar comprimido." Os meios de utilidade são controlados no chamado Centro de Operações. O aquecimento, ventilação, ar-condicionado e iluminação do edifício são controlados de forma automática e eficiente em termos de recursos através da tecnologia de controle de energia ali instalada. Com a ajuda de sensores, todas as principais instalações de produção e salas são continuamente monitorizadas e visualizadas em tempo real nas telas da sala de controle.
O calor residual da produção é usado para aquecimento
O calor residual dos processos de produção é utilizado para aquecer a cantina, os armazéns e os edifícios auxiliares a baixas temperaturas. Para isso, bombas de calor no Centro de Energia convertem a água refrigerada a aproximadamente 23°C, aquecida pelas instalações de produção, em energia de aquecimento a cerca de 60°C. Quatro bombas de calor, cada uma com 1,8 MW, garantem uma capacidade de aquecimento tolerante a falhas.
Todo o sistema de tubagens do Centro de Energia estende-se por 3,8 quilómetros e é inicialmente preenchido com 500.000 litros de água. O processo de produção e montagem de baterias de alta voltagem não requer água. A água potável no local é utilizada apenas para cozinhas e lavatórios. A água da chuva recolhida nos telhados é utilizada para os banheiros.
Processo de produção altamente automatizado requer ar comprimido.
A tecnologia de manuseio de materiais altamente automatizada no processo de produção de baterias de alta voltagem requer continuamente ar comprimido. O centro de energia fornece ar comprimido a 6 bar para os sistemas de produção. Dois compressores cobrem a carga base, e um compressor variável cobre a carga de pico. O calor residual dos compressores também é alimentado no circuito de água de resfriamento e novamente disponível para aquecer a fábrica através das bombas de calor.
A fábrica funciona exclusivamente com eletricidade renovável
Embora um gasoduto de gás natural atravesse o local, o fornecimento de energia para a Fábrica do BMW Group em Irlbach-Straßkirchen, em operação regular, depende inteiramente de fontes de energia não fósseis. A fábrica não estáconectada ao gasoduto de gás natural.
No novo local, a eletricidade é gerada a partir de energia solar para cobrir parte da demanda total de energia. Uma instalação fotovoltaica será instalada em uma área de telhado de cerca de 62.000 metros quadrados. A extensão é mais de um terço da área do telhado do futuro edifício de produção, ou seja, cerca do tamanho de nove campos de futebol. O sistema fotovoltaico será instalado e operado pela fornecedora de energia VERBUND. A construção começará na primavera de 2026, permitindo que seja comissionado a tempo para o início da produção em série. Quase 14.000 módulos fotovoltaicos podem fornecer mais de 6 MWp (megawatts de pico) e, assim, gerar mais de 6.000 MWh por ano. Qualquer eletricidade externa adicional necessária virá inteiramente de fontes renováveis.
O fornecimento elétrico da fábrica de montagem será feito por cabos subterrâneos de 110 kV conectados a uma subestação operada pela Bayernwerk Netz GmbH em Irlbach, que está atualmente em construção. Até que a subestação seja concluída em 2028, uma conexão provisória de 34 MW às linhas de alta tensão de 110 kV existentes garantirá um fornecimento de energia estável para o canteiro de obras atual e para a futura operação de produção.
Além disso, dois transformadores próprios com uma capacidade de referência máxima de 68 MW foram instalados no local, perto do Centro de Energia. Eles convertem inicialmente o fornecimento de 110 kV para 20 kV para distribuição no local. Transformadores localizados próximos ao consumo fornecem os suprimentos de 230 V e 400 V.
Mastro de rádio garante cobertura de telefonia móvel
O Centro de Energia também desempenha um papel fundamental na cobertura de telefonia móvel da fábrica: um mastro de rádio no telhado do Centro de Energia fornece cobertura móvel para as áreas externas do local. Dentro da fábrica, cerca de 220 antenas já foram instaladas em vários edifícios, e mais de 9,5 quilômetros de cabo RF e 3,5 quilômetros de cabo de fibra ótica foram instalados para garantir a cobertura em todo o local.
Ferramenta de planejamento digital BIM acelera o progresso da construção
O edifício de aproximadamente 10.400 metros quadrados para o Centro de Energia e o Quartel de Bombeiros foi concluído em pouco menos de 14 meses.
Um fator-chave para este curto período de construção foi o Building Information Modelling (BIM), um método de planejamento digital. O BMW Group aplica a abordagem BIM de forma consistente em todos os processos de planejamento e realização para a nova Fábrica de Irlbach-Straßkirchen. O sistema interliga dados e fluxos de trabalho de todos os participantes do projeto, desde o planejamento até a construção e operação.
O uso do BIM garante que todos os participantes do projeto tenham acesso ao status atual do planejamento. O método ajuda a identificar e otimizar as interfaces entre todos os participantes do projeto em um estágio inicial. Um drone autônomo é usado para comparar continuamente o progresso atual da construção (as-built) com o modelo digital do edifício (as-planned). Desvios são identificados rapidamente para que as medidas correspondentes possam ser tomadas. O BIM é, portanto, um componente fundamental para uma comissionamento, aceitação e entrega (processo IAÜ) suaves dos edifícios e sistemas.
Mais informações sobre a fábrica do BMW Group Irlbach-Straßkirchen podem ser encontradas no site do projeto – www.bmwgroup-werke.com/irlbach-strasskirchen.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.
Jeffrey Group <grupobmw@jeffreygroup.com>