Publicidade

Voith Paper acaba de lançar no mercado novos equipamentos da linha Prevo

Nova linha de equipamentos Prevo combina segurança, eficiência e custo-benefício em retrofit para seções de prensa e secagem


A Voith Paper, referência em produtos e soluções para o mercado papeleiro, acaba de lançar no mercado novos equipamentos da linha Prevo, soluções semiautomáticas de passagem de ponta voltada para máquinas de papel já existentes e novas também.

Os novos equipamentos foram desenvolvidos especialmente para aumentar a segurança dos operadores e garantir maior eficiência e repetibilidade no processo de retomada da produção, atuando principalmente na transição da seção de prensas para a seção de secagem, um dos trechos mais críticos da operação papeleira.

Na prática, a passagem de ponta é o processo de recondução da folha de papel após uma parada da máquina. Em muitos casos, esse procedimento ainda é realizado de forma manual, o que pode expor os operadores a riscos. Com a nova linha de equipamentos Prevo, a Voith traz uma alternativa mais segura, mantendo o controle do operador, mas eliminando a necessidade de intervenção direta com as mãos.

Além de elevar significativamente a segurança da operação ao eliminar o contato direto do operador com os rolos, os novos equipamentos também proporcionam outros ganhos relevantes. Por ser uma solução semiautomática, os dispositivos melhoram a reprodutibilidade do processo de passagem de ponta, reduzindo falhas operacionais e garantindo uma retomada de produção mais eficiente.

O sistema ainda se adapta melhor às variabilidades do processo, como o manuseio de pontas mais frágeis ou em condições críticas, algo que muitas vezes é uma limitação das soluções totalmente automáticas. Com isso, a nova linha Prevo entrega mais confiabilidade, flexibilidade e economia, oferecendo um excelente custo-benefício para plantas que buscam modernização sem altos investimentos ou longas paradas de máquina.

“Os novos equipamentos Prevo são uma solução pensada para máquinas já em operação e novas com espaço limitado para instalação de sistemas automáticos tradicionais, que costumam ser mais caros e menos adaptáveis às variabilidades do processo”, explica Daniel Iwakura, coordenador de aplicação na Voith Paper. “Com essa solução de retrofit, conseguimos entregar um excelente custo-benefício, mantendo o operador em posição segura, mas com a sensibilidade necessária para lidar com situações críticas.”

Os novos equipamentos Prevo estão disponíveis em duas versões. O modelo Prevo P&T permite que o operador ajuste o ângulo de lançamento da ponta, facilitando a condução para a seção de secagem. Já o Prevo TD realiza a captura da ponta e direciona para a tesoura de cordas, completando o processo com precisão. Ambas as versões se destacam por sua estrutura compacta e adaptabilidade, podendo ser aplicadas a todos os tipos de papel.

As novas soluções reforçam o compromisso da Voith Paper com a modernização e a segurança das operações industriais, oferecendo inovação acessível para o setor papeleiro.

Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>

Publicidade