Schneider Electric anuncia novos projetos de referência desenvolvidos com a NVIDIA
RPMA Comunicação -
Primeiro projeto de referência da indústria em infraestrutura de IA com controles fornece interoperabilidade perfeita entre OT/IT
A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, anuncia novos projetos de referência desenvolvidos com a NVIDIA que aceleram significativamente o tempo de implementação e ajudam os operadores na adoção de soluções de infraestrutura prontas para a inteligência artificial (IA).
O primeiro projeto de referência entrega a pioneira e única estrutura crítica da indústria para sistemas de controle integrados de gerenciamento de energia e refrigeração líquida, abrangendo as tecnologias de refrigeração líquida Motivair by Schneider Electric, e possibilita o gerenciamento sem falhas de componentes complexos de infraestrutura de IA. Ele inclui interoperabilidade com o NVIDIA Mission Control, software de operações e orquestração de fábricas de IA da NVIDIA, englobando recursos de gerenciamento de clusters e cargas de trabalho. O projeto de referência de sistemas de controle também pode ser utilizado com os projetos de referência de data centers da Schneider Electric para sistemas NVIDIA Grace Blackwell, possibilitando que os operadores acompanhem os avanços mais recentes em computação acelerada com controle unificado de seus sistemas de energia e refrigeração líquida.
O segundo projeto de referência foca na instalação de infraestrutura de IA para fábricas de IA com até 142 kW por rack, especificamente racks NVIDIA GB300 NVL72, em um único data hall. Criado para fornecer uma estrutura para a arquitetura NVIDIA Blackwell Ultra de próxima geração, o projeto abarca informações em quatro áreas técnicas: energia das instalações; refrigeração das instalações; espaço de TI; e software de ciclo de vida. O design está disponível em configurações que atendem aos padrões tanto do American National Standards Institute (ANSI) quanto da International Electrotechnical Commission (IEC).
O primeiro projeto de referência de controles pode ser utilizado com os projetos de referência de data centers da Schneider Electric para sistemas NVIDIA Grace Blackwell, propiciando que os operadores acompanhem os mais recentes avanços da computação acelerada, enquanto mantêm controle integrado de seus sistemas de energia e refrigeração líquida.
Projetados para acompanhar o ritmo
À medida que a IA avança, os operadores de data centers contam com estruturas de projeto de referência para superar os desafios de velocidade e implementação de clusters de IA de alta densidade acelerados por GPU. Ao fornecer projetos de infraestrutura física de data center validados, comprovados e documentados, a Schneider Electric proporciona que operadores em todo o mundo projetem e incorporem infraestrutura de controles de energia e refrigeração líquida de última geração antes mesmo da chegada das novas soluções de infraestrutura de IA, otimizando custos, eficiência e confiabilidade. Os projetos de referência totalmente desenvolvidos pela companhia estão lançando as bases para as mais recentes fábricas de IA, de forma a capacitar operadores de data centers não apenas a acompanhar as demandas, mas a estarem prontos antes mesmo delas surgirem.
“A Schneider Electric está simplificando o processo de projetar, implementar e operar infraestrutura avançada de IA com seus novos projetos de referência”, afirma Jim Simonelli, vice-presidente Sênior e diretor de Tecnologia da Schneider Electric. “Nossos projetos de referência mais recentes, com gerenciamento de energia integrado e controles de refrigeração líquida, são preparados para o futuro, escaláveis e codesenvolvidos com a NVIDIA para aplicações reais, permitindo que operadores de data centers acompanhem a crescente demanda por IA.”
“Estamos entrando em uma nova era da computação acelerada, em que a inteligência integrada entre energia, refrigeração e operações redefinirá as arquiteturas de data centers”, diz Scott Wallace, diretor de Engenharia de Data Centers da NVIDIA. “Com seu novo projeto de referência de controles, a Schneider Electric conecta dados de infraestrutura crítica ao NVIDIA Mission Control, oferecendo um modelo rigorosamente validado que possibilita gêmeos digitais de fábricas de IA e capacita operadores a otimizar a infraestrutura avançada de computação acelerada.”
Sistema de controles “Plug-And-Play” de ponta a ponta
O inovador projeto de referência de controles conecta dispositivos de borda e controles de instalações para gerenciamento de energia e refrigeração líquida em implementações NVIDIA GB300 NVL72 e NVIDIA GB200 NVL72, aproveitando o NVIDIA Mission Control. Ao utilizar uma arquitetura “plug-and-play” baseada no protocolo MQTT, ele conecta a infraestrutura de tecnologia operacional (OT) e os sistemas de tecnologia da informação (IT), propiciando que os operadores utilizem, pela primeira vez, dados de todas as camadas para otimizar o desempenho.
Com foco na interoperabilidade entre software de gestão predial e de infraestrutura de IA, o projeto de referência estabelece sistemas redundantes para energia e refrigeração, além de introduzir novas orientações para medir perfis de energia de racks de IA. Em última análise, garante os mais altos padrões de disponibilidade, confiabilidade e desempenho máximo para implementações de IA ao possibilitar gerenciamento preciso e em tempo real de recursos críticos de energia e refrigeração.
O resultado é um sistema de controles ponta a ponta que oferece:
-
- Uma interface em formato padronizado para publicação de dados de gerenciamento de energia e controles de refrigeração líquida visando o uso por aplicações locais e consumidores de dados, entre os quais softwares de gestão de infraestrutura de IA, gêmeos digitais, IA/ML e outros sistemas corporativos.
- Arquitetura de controles projetada para gerenciar redundância em toda a infraestrutura de distribuição de energia e refrigeração, como unidades de distribuição de fluido refrigerante (CDUs) e painéis de energia remotos (RPPs), a fim de assegurar resiliência em ambientes de white space e grey space.
- Novas orientações para medição de perfis de energia de racks de IA com foco em potência de pico e monitoramento da qualidade da energia.
Projeto de referência NVIDIA GB300 NVL72 para clusters de IA de alta densidade
O projeto de referência da Schneider Electric para o NVIDIA GB300 NVL72 apoia a adoção de clusters baseados no NVIDIA GB300 NVL72 com densidade máxima de 142 kW por rack, como o NVIDIA DGX SuperPOD com sistemas DGX GB300. O data hall é construído sob medida e otimizado para hospedar três clusters baseados em NVIDIA GB300 NVL72, com até 1.152 GPUs utilizando CDUs líquido-para-líquido e chillers de alta temperatura.
O projeto de referência inclui os modelos líderes de mercado da Schneider Electric, ETAP e EcoStruxure IT Design CFD, proporcionando que os usuários aproveitem gêmeos digitais para simular cenários específicos de energia e refrigeração, bem como otimizar projetos em aplicações únicas. Ele amplia um modelo anterior para o NVIDIA GB200 NVL72, já que a Schneider Electric continua a colaborar com a NVIDIA para fornecer modelos totalmente projetados e testados em antecipação à nova plataforma NVIDIA GB300 NVL72.
Os projetos de referência anunciados hoje dão continuidade à longa colaboração da Schneider Electric com a NVIDIA para atender às demandas mais urgentes da indústria de data centers para IA. Além desses novos projetos de referência, a Schneider Electric já desenvolveu nove projetos de referência para IA em diversos cenários, como módulos pré-fabricados, retrofit de data centers e infraestrutura de IA construída especificamente para clusters baseados no NVIDIA GB200 NVL72 e NVIDIA GB300 NVL72.
A Schneider Electric também aplica engenharia abrangente e prática em cada um de seus projetos de referência, demonstrando um compromisso contínuo em desenvolver as arquiteturas de data centers mais avançadas, eficientes em energia, resilientes e de alto desempenho da indústria. Para mais informações sobre seus projetos de referência codesenvolvidos com a NVIDIA visite o site.
Jaqueline Nunes <jaqueline.nunes@rpmacomunicacao.com.br>