STADLER conclui uma inovadora planta de triagem de embalagens leves para a PreZero em Sollenau
Alarcon & Harris -
A STADLER Anlagenbau GmbH fornece uma das instalações de reciclagem automatizadas mais avançadas da Europa, combinando tecnologia de alto desempenho
A STADLER, empresa alemã com atuação global especializada no planejamento, produção e montagem de plantas de triagem prontas para uso, concluiu e colocou em operação uma instalação inovadora de triagem de embalagens leves para a PreZero Sorting Austria GmbH em Sollenau. A planta representa um grande avanço em automação, segurança e desempenho – e é a instalação mais complexa e a maior que a STADLER já construiu até hoje.
Para a PreZero, prestadora internacional de serviços ambientais do Grupo Schwarz, o projeto de Sollenau é um investimento estratégico que visa fortalecer a infraestrutura regional de reciclagem da Áustria. Sua localização foi escolhida para preencher uma lacuna geográfica, permitindo rotas de transporte mais curtas, redução de emissões e gestão de resíduos mais eficiente. Projetada para processar 104.500 toneladas de resíduos por ano em dois módulos, a instalação combina inovação e escalabilidade para ajudar a Áustria a alcançar suas ambições de sustentabilidade.
Enfrentando o desafio com inovação e precisão
A entrega do projeto exigiu conhecimento técnico e coordenação precisa entre várias equipes e fases. Com muitos profissionais trabalhando simultaneamente e a instalação começando antes da conclusão da construção dos pavilhões, a complexidade da execução foi excepcionalmente alta. A capacidade da STADLER de lidar com essas condições foi crucial para entregar a instalação pronta para uso dentro do prazo, com o comissionamento finalizado no final do verão de 2025.
“Este projeto foi realizado em um prazo muito apertado e exigiu coordenação contínua com todos os setores envolvidos trabalhando em paralelo”, disse Benny Kalmbach, gerente de projetos da STADLER. “Apesar dos desafios logísticos, entregamos uma instalação complexa e de alto desempenho dentro do prazo, por meio de uma estreita colaboração com a PreZero, a STEINERT e todos os parceiros envolvidos.”
A PreZero também destacou a forte abordagem de parceria e o conhecimento técnico da STADLER ao longo de todo o processo, como apontou Marya Brandt, gerente de projetos da PreZero: “A STADLER superou com sucesso desafios como a integração do sistema de proteção contra incêndio baseado em IA, garantindo alta automação e atendendo a rigorosos padrões de segurança e ambientais. Sua abordagem personalizada permitiu a implementação tranquila de uma instalação complexa e preparada para o futuro.”
Automação inteligente e circularidade em escala
No centro das instalações de Sollenau está um sistema de triagem altamente integrado e automatizado, capaz de processar embalagens domésticas leves, bem como garrafas plásticas e resíduos de embalagens leves provenientes de fluxos comerciais. O processo começa com a extração totalmente automatizada do material de entrada de silos profundos, utilizando uma ponte rolante suspensa. Após uma etapa de redução do tamanho, o material é classificado em diferentes tamanhos de grãos.
Um total de 35 separadores de infravermelho próximo (NIR) da STEINERT são usados ao longo do processo. Os plásticos filme são separados do fluxo principal usando separadores NIR com separação a ar e, em seguida, passam por quatro etapas de classificação redundantes com outros separadores NIR. Metais ferrosos e não ferrosos, bem como embalagens de bebidas, são removidos durante etapas de classificação específicas, enquanto o fluxo de material 3D é classificado em várias frações de produto final em várias etapas de classificação NIR. Cada linha de classificação inclui unidades NIR de recuperação da STEINERT que recirculam os materiais classificados incorretamente de volta ao início do processo, fechando o ciclo e garantindo uma precisão de classificação muito alta e taxas de recuperação de material ideais.
O sistema também incorpora o avançado sistema BatterySort baseado em IA, que permite a detecção precoce e a remoção segura de baterias perigosas. Esta é uma inovação vital para a prevenção de incêndios e uma melhor recuperação de materiais que a PreZero destacou como uma característica marcante da planta.
Para garantir uma operação tranquila, a planta possui sistemas de buffer intermediários, linhas de triagem redundantes e controle totalmente automatizado da enfardadeira para a produção final de até 20 frações de materiais. Ela foi projetada para operar continuamente, um requisito fundamental para a operação de alto rendimento da PreZero: “Uma de nossas prioridades neste projeto era projetar uma arquitetura de sistema que garantisse máxima disponibilidade e flexibilidade operacional”, disse Julius Henn, Gerente de Projetos da STADLER. “Ao integrar linhas de triagem redundantes, buffer intermediário e sistemas totalmente automatizados, criamos uma instalação que pode operar continuamente, mesmo durante a manutenção.”
“Essa redundância integrada garante a disponibilidade contínua da planta, minimiza o tempo de inatividade e mantém o alto rendimento, mesmo durante a manutenção técnica. Isso faz uma diferença real, aumentando a eficiência operacional e a confiabilidade”, acrescentou Tristan Merk, gerente de projetos da PreZero.
Uma referência para o futuro da gestão de resíduos
O que torna a planta de Sollenau especialmente distinta é o alto nível de automação inteligente em todo o processo. Quatorze sensores de fluxo volumétrico desenvolvidos internamente pela STADLER monitoram continuamente o rendimento do material, permitindo ajustes em tempo real para manter uma alimentação estável e equilibrada para cada linha de triagem.
Julia Stadler, co-CEO da STADLER, explicou: “Os sensores de fluxo volumétrico garantem um fluxo de material consistente e equilibrado em toda a planta. Por exemplo, nossa solução patenteada de Controle de Divisão do Fluxo da Peneira permite uma distribuição precisa entre várias linhas de triagem, formando a base para a operação automatizada e a estabilidade do processo a longo prazo.”
A planta opera como um sistema totalmente automatizado que se adapta dinamicamente às mudanças na composição dos materiais. Isso permite o uso otimizado da capacidade, mantendo uma qualidade de triagem consistentemente alta. Ao minimizar a intervenção manual, o sistema aumenta a eficiência, reduz o tempo de inatividade e permite a operação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso se deve à lógica de automação abrangente e profundamente integrada que fornece uma base de sistema robusta e estável.
A PreZero já observou o impacto dessas inovações na operação da planta: “A PreZero está muito satisfeita com o desempenho da instalação. Ela atende a altos padrões de segurança, eficiência e recuperação de materiais, tornando-se um contribuinte fundamental para as metas regionais de reciclagem e sustentabilidade”, disse Marya Brandt.
Apoiando as metas de sustentabilidade de longo prazo da Áustria
Espera-se que a planta contribua significativamente para as taxas de reciclagem regionais, melhorando a precisão da triagem e a recuperação de materiais: “A PreZero encarregou a STADLER de fornecer um sistema de triagem altamente automatizado, seguro e eficiente, adaptado às complexas necessidades de reciclagem”, concluiu Tristan Merk. “A STADLER superou essas expectativas ao projetar e implementar uma instalação de ponta que integra segurança baseada em IA e atende aos mais altos padrões de sustentabilidade e desempenho.”
À medida que as regulamentações ambientais se tornam mais rígidas e a demanda por eficiência de recursos cresce, a planta de Sollenau se destaca como um modelo do que a reciclagem voltada para o futuro pode alcançar: escalável, inteligente, segura e, acima de tudo, sustentável.
Nuria Martí <nmarti@alarconyharris.com>