Publicidade

Naturgy estimula o uso consciente dos recursos naturais, a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos

Novo Plano de Sustentabilidade projeta redução de 21% no consumo total de água até 2027, em relação ao ano-base


Alinhada a seu compromisso com a sustentabilidade e com as gerações futuras, a Naturgy, distribuidora de gás natural, está ampliando suas metas ESG. Entre os destaques do novo plano estabelecido para o período entre 2025 e 2027, está a economia circular. O objetivo da empresa é encaminhar 85% dos resíduos gerados em seus centros de trabalho para reciclagem ou para valoração energética, processo que utiliza esses materiais para geração de energia, em especial por indústrias. A meta anterior era 79%. No último ano, cerca de 136 toneladas deixaram de ser enviadas a aterros sanitários, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

“Nosso compromisso é dar uma nova vida aos resíduos gerados na empresa, seguindo os princípios da economia circular. Ao estimular o uso consciente dos recursos naturais, a reciclagem e o reaproveitamento dos resíduos, estamos contribuindo para o nosso planeta. Também temos uma forte política voltada para eficiência energética e controle de emissões”, explica Simone Brandão, coordenadora de Prevenção, Qualidade e Meio Ambiente da Naturgy.

A utilização responsável da água também está prevista no Plano, que prevê redução de mais 21% no consumo. Entre as ações para o uso eficiente desse recurso está a ecolavagem da frota, que economiza em média 400 litros de água por veículo. Desde 2018, esse processo já economizou 2,8 milhões de litros de água. Além disso, os Centros de Trabalho contam com dispositivos de economia de água instalados para controle do uso. O Plano de Gestão Ambiental da empresa contempla a gestão de água e efluentes, garantindo práticas de prevenção e redução de impactos.

Outro ponto previsto é o controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Naturgy, realizado por meio de diferentes estratégias, incluindo a quantificação, monitoramento e mitigação das emissões. Entre as medidas para reduzir suas emissões estão iniciativas de eficiência energética, priorizando o uso de gás natural na sua frota de veículo em detrimento a outros combustíveis mais poluentes e o uso de fontes renováveis como painéis solares em instalações de distribuição de gás.

Ampliação de investimentos em projetos sociais e equidade de gênero são destaque no Plano de Sustentabilidade

Apoiar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua também é um pilar para a Naturgy. Com este foco, a empresa tem como meta aumentar o número de colaboradores integrantes do projeto de voluntariado Dia Solidário. Esta é uma iniciativa global em que colaboradores doam um dia de salário e a empresa dobra esse valor, investindo em projetos sociais de impacto comunitário.

O novo Plano de Sustentabilidade prevê aumento de cerca de 11% nos investimentos em patrocínios e projetos sociais voltados para capacitação profissional e iniciativas voltadas à educação. Assim, espera-se aumentar o quantitativo de pessoas beneficiadas em mais de 5%. Nos últimos anos, 900 jovens em situação de vulnerabilidade social foram contemplados pelos projetos Energia do Sabor, A Todo o Gás e Curso Técnico de Audiovisual. Outro projeto é o Energia para Crescer, voltado para crianças do 1° ao 5° ano de escolas públicas e privadas. A proposta é levar uma peça teatral para as crianças e contribuir para a formação da consciência ambiental e adoção de práticas sustentáveis, além de ensinar sobre o uso seguro do gás natural. A iniciativa já atingiu quase 100 mil estudantes, passando por mais de 350 escolas.

A diversidade segue como prioridade na Naturgy. Mesmo atuando em um setor ainda predominantemente masculino, hoje, a empresa conta com 40% de mulheres em seu quadro funcional e a meta é aumentar o quantitativo. O grande diferencial em termos de equidade de gênero é a forte presença feminina em cargos de liderança. Elas formam 70% da diretoria e ocupam 52% dos cargos gerenciais. Além disso, existe reserva de 50% de vagas para mulheres nos projetos sociais apoiados pela distribuidora, como forma de impactar positivamente na diversidade do mercado de trabalho.

Plano de Sustentabilidade estabelece metas ESG

Para metrificar suas ações e resultados, a Naturgy acaba de lançar seu Plano de Sustentabilidade 2025–2027, que define as reforça a atuação da empresa de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao Pacto Global, consolidando seu papel como agente de transformação no setor de energia. Com o novo formato, a empresa deixa de trabalhar com seis pilares estratégicos e passa a focar nos três pilares do ESG — Meio Ambiente, Social e Governança.

Entre as iniciativas destacadas estão a gestão de fornecedores com auditorias ASG e monitoramento de impactos ambientais; projetos de ecoeficiência e economia circular; controle de emissões de gases de efeito estufa; programas sociais; e o fortalecimento do plano de diversidade e inclusão.

Outro avanço é o aumento do número de indicadores monitorados, que passa de 31 para 38, ampliando a capacidade de avaliação das ações e de seus resultados. Além disso, pela primeira vez o plano é estruturado em conformidade com as Normas Europeias de Informação de Sustentabilidade (NEIS), promovendo ainda mais transparência, comparabilidade e credibilidade nas informações divulgadas.

“Essa mudança simplifica a comunicação, fortalece o alinhamento com as melhores práticas globais e garante maior integração à estratégia de negócios, ampliando o engajamento interno e externo em torno dos objetivos estabelecidos”, explica Carolina Musa, responsável por ESG e Branding da Naturgy Brasil.

Na área de meio ambiente, o foco do Plano está em ações voltadas para descarbonização, eficiência energética, uso responsável de recursos naturais e preservação da biodiversidade. No pilar Social, a distribuidora busca o fortalecimento da cultura de segurança, diversidade, inclusão, impacto positivo nas comunidades, projetos sociais e diálogo aberto com stakeholders. Em relação à Governança, o plano engloba ética, transparência, compliance e inovação.

“Transformar o mundo por meio da energia é o nosso principal objetivo. No Brasil, estamos apoiando a transição energética, uma demanda da sociedade e uma necessidade do planeta. Colocar a sustentabilidade como base da nossa estratégia nos permite reduzir impactos ambientais, fortalecer a inclusão social e garantir uma governança sólida, sempre conectados aos ODS e ao Pacto Global. Essa evolução, agora estruturada em três pilares e 38 indicadores, reafirma nosso compromisso com uma atuação cada vez mais consistente, transparente e sustentável”, destaca Carolina Musa.

Renata Grieco <renata.grieco@inpresspni.com.br>

Publicidade