Cetesb participará do Pavilhão Brasil da COP com painel sobre transparência climática
Cetesb -
Com o tema “Da Medição à Ação: Transparência nos Inventários de GEE e Integração com Estratégias Empresariais de Neutralidade Climática”
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) alcançou um marco histórico ao conquistar, pela primeira vez, um espaço oficial no Pavilhão Brasil da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP). A Cetesb como protagonista internacional em inventários de emissões e reforça o papel do Estado de São Paulocompanhia paulista, referência em regulação e monitoramento ambiental, está entre as apenas 140 propostas aprovadas para integrar a programação – de um total de 1,2 mil iniciativas, com um painel que une inovação metodológica e estratégias de governança climática.
Com o tema “Da Medição à Ação: Transparência nos Inventários de GEE e Integração com Estratégias Empresariais de Neutralidade Climática”, o debate vai destacar a importância da qualidade e da consistência nos inventários de gases de efeito estufa (GEE) como base para dar credibilidade às metas climáticas.
“A consistência dos dados é essencial para fortalecer a confiança entre setores público e privado, facilitar a comparação internacional e apoiar a tomada de decisão em políticas e investimentos alinhados às metas climáticas do Brasil”, afirmou o diretor-presidente da Cetesb, Thomaz Toledo.
O painel será realizado na Zona Verde, espaço voltado à sociedade civil, governos locais e setor privado, e vai mostrar como os inventários podem ser integrados às estratégias empresariais de neutralidade, ampliando a confiança e reforçando a liderança de São Paulo no debate ambiental.
A participação inédita consolida a como referência no enfrentamento às mudanças climáticas. A COP30 ocorre de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).