Setor brasileiro de latas de alumínio para bebidas comercializou 16,5 bilhões de unidades
Edelman Brasil -
Com mais de 16 bilhões de unidades comercializadas, mercado registra leve alta e consolida Brasil como um dos principais mercados consumidores de latas
O setor brasileiro de latas de alumínio para bebidas comercializou 16,5 bilhões de unidades, o que corresponde a aproximadamente 6 bilhões de litros entre janeiro e junho de 2025, segundo a Associação Brasileira da Lata de Alumínio (Abralatas). O volume representa um leve aumento em relação ao mesmo período do ano anterior e reforça a estabilidade da embalagem no consumo nacional de bebidas.
Apesar da variação moderada (0,7%) com relação ao ano anterior, os números refletem a manutenção do bom desempenho da embalagem no mercado, especialmente considerando que em 2024 o setor bateu recorde histórico de vendas, com um crescimento expressivo de 7,6%. Mesmo com esse crescimento, o setor considera o cenário incerto diante de um inverno com temperaturas baixas no Sul e Sudeste do Brasil e aposta em um ano com números semelhantes ao do ano anterior.
Com planos de expansão à vista, a indústria de latas reforça a estabilidade observada e a confiança em sua capacidade de crescer de forma sustentável, mantendo o compromisso com a inovação e a entrega de soluções eficientes, principalmente do ponto de vista ambiental.
“Nosso setor continua investindo no Brasil, com melhorias constantes no parque industrial e inclusive com anúncio de novas fábricas. Isso reforça nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e renda, além do fortalecimento da cadeia de reciclagem”, afirma Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.
Sustentabilidade em destaque
Mais do que números, o setor reforça sua liderança quando o assunto é sustentabilidade. Em 2024, o Brasil alcançou um índice de 97,3% de reciclagem, mantendo a média superior a 95% nos últimos 15 anos. A taxa posiciona o país entre os líderes globais em economia circular e eficiência logística.
A lata de alumínio é também reconhecida como uma das embalagens mais sustentáveis do mundo, com altíssima reciclabilidade e impacto positivo direto na geração de renda para cooperativas e catadores em todo o país, contando com a parceria dos recicladores.
“O crescimento registrado no semestre, ainda que moderado, mostra que a lata de alumínio representa um modelo diferente de produção sustentável. Os índices de reciclagem que o Brasil alcança mostram que é possível conciliar desempenho industrial com compromisso ambiental – e esse é um caminho que o setor continuará a trilhar com responsabilidade e inovação”, conclui Cândido.
Bruna Santos <bruna.santos@edelman.com>