Publicidade

ABB vence prêmio de inovação em IA

Premiação reconheceu inteligências artificiais para otimizar geração de energia, digestão de celulose e flotação de minerais


O consórcio EXPLAIN, que reúne os Centros de Pesquisa da ABB na Suécia e na Alemanha entre seus integrantes, venceu o Prêmio de Excelência ITEA 2025 na categoria inovação, em cerimônia realizada em setembro, em Portugal. 

O reconhecimento foi concedido a um case que incluía três aplicações de inteligência artificial (IA) desenvolvidas pela ABB em parceria com clientes dos setores de mineração, papel e celulose e energia, com apoio dos demais membros do consórcio e no contexto de suas atividades.

As inteligências desenvolvidas são uma IA criada com a mineradora sueca Boliden para otimizar a flotação de minério; outra desenvolvida com a papeleira sueca Södra Cell para controlar a digestão de celulose; e uma terceira concebida com a geradora de energia alemã LEAG para identificar e corrigir anomalias na produção de eletricidade. 

As IAs chamam a atenção por serem do tipo explicáveis, ou seja, permitem compreender as decisões tomadas pelo algoritmo. Esse tipo de tecnologia, também chamada de IA transparente, tem ganhado espaço entre empresas por ser considerada mais confiável, intuitiva e com maior potencial para apoiar a tomada de decisão em operações reais.

Embora ainda estejam em fase experimental, as IAs premiadas devem muito em breve se tornar soluções comerciais. “A Södra identificou usos adicionais da IA. A experiência nos rendeu métodos e ferramentas que terão muito valor futuramente”, afirmou em comunicado Andreas Darnell, engenheiro de desenvolvimento da papeleira, em linha com declarações semelhantes de representantes da Boliden e da LEAG.

O EXPLAIN é uma das iniciativas em andamento na Europa para o avanço de IAs explicáveis aplicadas à indústria. Lançado em 2022 e financiado por programas da União Europeia, a iniciativa reúne 15 parceiros, entre empresas, instituições acadêmicas e agências de inovação da Suécia, Alemanha e Holanda 

Além de aplicações industriais concretas, o EXPLAIN já resultou em protótipos de tecnologias inéditas atualmente em testes, mais de 70 artigos científicos e uma proposta de diretriz para o uso de IAs explicáveis na indústria.

A próxima fase do projeto mira mais aplicações. “O prêmio mostra a diferença que podemos fazer com tecnologia de ponta e bons parceiros na indústria e na academia”, destacou Jan-Henning Fabian, head do Centro de Pesquisa da ABB na Alemanha.  

 
Informações à Imprensa | ABB Divisão PAPI
Daniel Medeiros | danielmedeiros@a4eholofote.com.br  

Publicidade