Publicidade

Verallia inaugura um novo forno de oxi-combustão equipado com a tecnologia HeatOx

Novo forno que também conta com tecnologia HeatOx™ reforça pioneirismo tecnológico da Verallia e seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento local.


Terceira maior produtora mundial e líder europeia em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, a Verallia inaugurou um novo forno de oxi-combustão equipado com a tecnologia HeatOx™, uma solução inovadora desenvolvida pela Air Liquide em sua fábrica em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Este investimento de €111 milhões marca um importante marco na estratégia de crescimento da Verallia no Brasil, refletindo a visão de longo prazo do Grupo e seu compromisso com a inovação sustentável.

Segundo Patrice Lucas, CEO do Grupo Verallia:“A entrada em operação do forno de Campo Bom é um passo significativo na jornada da Verallia rumo à descarbonização de seus processos produtivos e à aceleração da inovação em nossos mercados. Este projeto reflete nossa ambição de investir em tecnologias sustentáveis, fortalecer nossa presença em regiões estratégicas e trabalhar lado a lado com comunidades e parceiros locais.”

Fortalecimento do impacto local por meio do emprego e da inovação

O forno incorpora sistemas de produção de última geração, elevando a capacidade da unidade de Campo Bom para 820 toneladas de vidro por dia e introduzindo três linhas de produção.

Para apoiar essa expansão, a Verallia já criou 108 novos postos de trabalho, incluindo 21 mulheres e 7 pessoas com deficiência, demonstrando seu forte compromisso com diversidade e inclusão. Somadas, as unidades Campo Bom 1 e Campo Bom 2 agora empregam 267 pessoas.

Mais de 74 mil horas de treinamento foram dedicadas à capacitação dos novos colaboradores para a operação dos sistemas avançados do forno, apoiados por iniciativas de compartilhamento de conhecimento com equipes das fábricas da Verallia em Jacutinga (MG) e Porto Ferreira (SP).

“Com o forno de Campo Bom a Verallia irá dobrar sua capacidade instalada no Rio Grande do Sul, reforçando nosso papel como parceiro estratégico da indústria brasileira de vinhos”, afirma Quintin Testa, diretor-geral da Verallia para a América Latina. “A planta de Campo Bom historicamente atende o mercado nacional de vinhos, espumantes e sucos integrais de uva. Com o início da produção deste novo forno, a unidade continuará a atender esses mercados e ampliará sua capacidade de operação.”

O projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com autoridades locais e regionais, consolidando ainda mais a posição da Verallia como parceiro industrial de longo prazo no Rio Grande do Sul e demonstrando o valor da cooperação público-privada para a inovação e o crescimento regional.

“Este investimento da Verallia em Campo Bom é fruto de uma parceria sólida com o Governo do Estado, que ofereceu o apoio necessário por meio do Fundopem para viabilizar essa nova operação. A decisão da empresa demonstra confiança no trabalho que estamos realizando para melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul e atrair novos investimentos. É uma conquista que fortalece nossa economia, gera empregos e renda para os gaúchos e projeta o Estado como um lugar cada vez mais competitivo e aberto à inovação", afirmou o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Redução de emissões de carbono com a tecnologia HeatOx™

Desenvolvido em parceria com a Air Liquide e a Air Industrie Transition, o forno utiliza a tecnologia de oxi-combustão HeatOx™, que pré-aquece o oxigênio a 550°C e o gás natural a 450°C utilizando os gases de exaustão do forno. Isso melhora a eficiência térmica e reduz o consumo de oxigênio e combustível. Um sistema de “high boosting” complementa o processo com energia elétrica, reduzindo o uso de combustíveis fósseis durante a fusão.

Essa inovação reduz em até 20% as emissões de carbono em comparação com fornos convencionais.

“Este projeto demonstra o compromisso da Verallia em combinar tecnologia avançada, desempenho ambiental e desenvolvimento local. Temos orgulho em contribuir para o dinamismo econômico do Rio Grande do Sul e em atender os setores de vinhos e destilados do Brasil com soluções inovadoras e sustentáveis”, conclui Quintin Testa, diretor-geral da Verallia América do Sul.

Leticia <leticia.novoa@pressaporter.com.br>

 

Publicidade