Publicidade

Voith lança revestimento de rolo que combate o desgaste precoce causado por produtos químicos e altas temperaturas

Máxima resistência química e térmica para aplicações desafiadoras


Com o CellPress, a Voith lança no mercado um revestimento de rolo que combate especificamente o desgaste precoce causado por produtos químicos e altas temperaturas. A solução foi desenvolvida para aplicações em máquinas de secagem de celulose que operam sob condições químicas e térmicas particularmente exigentes. Usuários finais relatam significativa redução na suscetibilidade à contaminação, alta resistência ao desgaste e maior vida útil, com efeitos mensuráveis nos custos operacionais.

As melhorias de desempenho se devem principalmente às propriedades robustas do material do CellPress. A baixa absorção de água do revestimento reduz o risco de swelling e deformação mecânica. Ao mesmo tempo, o material apresenta baixa reatividade a produtos químicos típicos do processo, como oxigênio, ozônio, componentes clorados, hidrossulfeto de sódio e metanol. Isso retarda o envelhecimento do material, mantém a dureza constante por longos períodos e garante desempenho consistente no desaguamento. Devido à sua alta resistência térmica, suportando até 140°C, o CellPress também é adequado para posições com alta carga térmica, como próximo a caixas de vapor.

O CellPress já foi aplicado com sucesso em diversas posições. Em uma planta de produção de celulose na América do Sul, o revestimento do rolo Lumpbreaker estava em excelente estado após 15 meses de operação, permitindo seu recondicionamento e reutilização. Isso resultou em uma economia anual de cerca de 30 mil dólares para a planta. Em uma prensa Twin Wire na Europa, a vida útil das vestimentas aumentou de 180 para 260 dias, mesmo em uma posição de operação altamente exigente.

“As propriedades excepcionais do material garantem que o CellPress possa ser reutilizado com confiabilidade. Isso nos permite oferecer aos nossos clientes de produção de celulose um verdadeiro impulsionador de desempenho, que combina eficiência e sustentabilidade”, afirma Ralf Moser, Gerente Global de Produto para Acabamento na Voith Paper.

Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>

Publicidade