Publicidade

Grupo Solví participou do evento: Conexão Nórdico-Brasileira: Estratégias de Economia Circular para a Descarbonização

Evento reforçou o papel da economia circular como estratégia para promover um crescimento econômico sustentável


O Grupo Solví participou em 18/09 do evento “Conexão Nórdico-Brasileira: Estratégias de Economia Circular para a Descarbonização”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com os consulados da Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca. O encontro, que aconteceu em São Paulo foi um evento paralelo ao World Circular Economy Forum (WCEF), reuniu especialistas, formuladores de políticas públicas e líderes empresariais para debater como a circularidade pode acelerar a descarbonização e fortalecer a competitividade industrial.

A iniciativa reforçou o papel da economia circular como estratégica na promoção de um crescimento econômico mais sustentável e resiliente. Durante o encontro, foram discutidos temas como combustíveis alternativos, gestão de resíduos, cadeia de mineração, ecodesign, logística reversa e uso de materiais.

A Solví marcou presença com uma série de iniciativas sustentáveis: compensou as emissões do evento e do trajeto dos participantes, disponibilizou uma calculadora interativa para cálculo da pegada de carbono e contou com um agente ambiental para engajar o público sobre a importância da ação.

A compensação ambiental é fundamental para minimizar e contrabalançar os impactos negativos causados nas nossas atividades do dia a dia, sejam elas industriais ou outras ações que resultem em degradação ambiental. Ela promove a preservação da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas, o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade, alinhando o desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais. Além disso, assegura conformidade legal, evitando multas e sanções para empresas, e contribui para uma imagem socialmente responsável. Mas, mais que tudo isso: Faz a gente se sentir muito bem!” ressalta Paulo Petroni, diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp.

No campo do debate, o diretor de Novos Negócios da Solví Essencis Ambiental, Leonardo Gouveia de Souto, participou do painel “Gestão de resíduos e economia circular”, ao lado de representantes da Tetra Pak, Tomra Brasil e Novo Nordisk. O diálogo foi conduzido por Petroni.

A conversa girou em torno dos desafios para consolidar práticas de reciclagem e logística reversa no Brasil. Foram citados os obstáculos logísticos, dificuldade de escalabilidade, pulverização de soluções em grandes centros urbanos e a necessidade de maior envolvimento dos municípios em parceria com a iniciativa privada.

“O Brasil enfrenta ainda muitos desafios, mas também muitas oportunidades. A integração entre políticas públicas consistentes, inovação e novos modelos de negócio são o caminho para o desenvolvimento de uma economia sustentável, rumo à descarbonização, circularidade e geração e distribuição de riquezas para a sociedade”, afirma Leonardo Gouveia.

Para o Grupo Solví, a participação reforça seu posicionamento no mercado global como referência em soluções integradas de economia circular e descarbonização, com um portfólio que inclui créditos de carbono de alta integridade, biometano, energia elétrica renovável e créditos de reciclagem – sempre com benefícios sociais e ambientais associados.

Grupo Solví <brendacamargo@agenciarace.com.br>

Publicidade