Publicidade

Diretor-presidente da Energisa Minas Rio foi escolhido o Engenheiro de Energia do Ano de toda a América Latina

Executivo está há 47 anos no Grupo Energisa e recebeu prêmio da Associação de Engenheiros de Energia em 16 de setembro em Atlanta


O diretor-presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Alves Mantovani, foi escolhido o Engenheiro de Energia do Ano de toda a América Latina pela Associação de Engenheiros de Energia (AEE, sigla em inglês), em reconhecimento às suas atuações no setor de energia, com destacadas contribuições ao setor elétrico e à inovação energética. Sua indicação ao prêmio, entregue no último dia 16 de setembro em Atlanta, nos Estados Unidos, foi apresentada pelo Cefet-MG e fundamentada nas qualificações de Mantovani e em suas contribuições relevantes para o setor energético, com destaque em projetos de inovação, tendo sido escolhido por julgadores independentes de diversas regiões do planeta.

Divididos em três categorias — internacional, regional e de capítulo —, os prêmios da AEE reconhecem o trabalho essencial de indivíduos, empresas e organizações para criar um futuro energético mais sustentável em todo o mundo, destacando histórias de sucesso em eficiência energética ou desenvolvimento sustentável.

Aos 22 anos, recém-formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mantovani foi contratado pela então Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, que deu origem ao Grupo Energisa. “Me formei em julho de 1978 e em agosto já estava contratado. Já são 47 anos de Grupo Energisa”, conta Mantovani, que diz ter recebido com muita alegria a decisão da AEE, como um reconhecimento por sua trajetória profissional nas mais diferentes áreas do setor elétrico, sempre estimulando pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Sinto muito orgulho e estou muito feliz com essa premiação, dividindo-a com as equipes que sempre me apoiaram. Não me fiz sozinho, pois as conquistas só são conseguidas por quem tem suporte, de conhecimento de gestão a amparo psicológico no dia a dia. Todos têm uma parte nesse prêmio. É um reconhecimento que vou levar comigo.”

Quando o Cefet-MG decidiu indicar Mantovani à premiação da AEE, teve de solicitar a ele um currículo com sua trajetória profissional. Apesar de honrado com a apresentação de seu nome à associação internacional sediada nos EUA, o executivo não criou expectativas de ser o vencedor, mas reconhece que ficou muito feliz com a conquista.

“Esse prêmio internacional traduz todo o trabalho que desenvolvi ao longo de minha carreira e como pude contribuir com a minha experiência para outros profissionais, ajudando-os a assumir cargos mais desafiadores”, afirma Mantovani. “Tenho muita história para contar. E espero transcrevê-las num livro a ser escrito no futuro. Também, quero, daqui a um tempo, passar mais tempo com a família e viajar”, conclui o engenheiro, que atuou em praticamente todos os negócios – planejamento, projetos, construção, operação e manutenção nas atividades de geração, transmissão e distribuição de energia, tendo construído inclusive sedes administrativas em algumas unidades e liderado construção de muitos quilômetros de redes e linhas de distribuição e transmissão, além subestações e usinas hidrelétricas, eólicas, de biomassa e fotovoltaica do grupo – ao longo desses 47 anos de trabalho no grupo.

Como diretor-presidente da Energisa Minas Rio, cargo que ocupa há 10 anos, Mantovani elevou a empresa ao patamar de melhor distribuidora do país no Prêmio Abradee nos anos 2018 e 2022, além de conquistar em 2019 o primeiro lugar na Categoria Qualidade da Gestão também na premiação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. O executivo, que liderou o agrupamento das distribuidoras Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo, dando lugar à atual Energisa Minas Rio, também foi fundamental para a conquista da terceira posição de melhor empresa para trabalhar em Minas Gerais em 2025 e a 19ª no Brasil em 2024.

Andrea Freitas <andrea.freitas@fsb.com.br>

Publicidade