Seminário Competitividade 2025 trará reflexões sobre as perspectivas de crescimento para a indústria brasileira
GBR Comunicação -
Evento promovido por ABIPLAST, SINDIPLAST-SP e Plásticos em Revista debaterá principais desafios e oportunidades da cadeia produtiva
O Seminário Competitividade 2025, promovido pela ABIPLAST e pelo SINDIPLAST-SP, em parceria com a Plásticos em Revista, trará reflexões sobre os impactos da inteligência artificial (IA), a escassez de mão de obra qualificada, os riscos do ambiente econômico global e as perspectivas de crescimento para a indústria brasileira.
A primeira sessão contará com Joaquim Alves Junior, gerente de inovação e transformação digital da Unipac, que abordará o tema “O futuro da transformação diante da Inteligência Artificial (IA)” na gestão, desenvolvimentos e produção.
Na sequência, Rodrigo Fabian Galvez, CEO da Balq, trará a palestra Posicionamento diante da inovação e a tecnologia disruptiva da IA. Os dois especialistas participarão de um debate mediado por Ricardo Prado, CEO da Piovan América do Sul, trazendo à mesa um dos assuntos mais estratégicos da atualidade e já presente em diferentes setores industriais.
O segundo painel será conduzido por Stephano Dedini, Diretor-executivo da Michael Page, que discutirá a “Carência e custos de mão de obra qualificada para transformação (em particular para operar com IA)”. O tema reflete um dos gargalos mais relevantes para a indústria, que precisa formar e reter profissionais capazes de lidar com tecnologias emergentes. O debate tem a participação de Marcello Luiz de Souza Junior, gerente de Relações com o Mercado do SENAI, e de Albano Schmitt, Diretor-presidente da Termotécnica, que também atuará como mediador.
Já a terceira sessão trará o tema Potencial de crescimento e risco Brasil na industrialização, com Leo de Castro, CEO da Fibrasa. Em contraponto, Lirio Albino Parisotto, Fundador e presidente da Videolar-Innova, levantará a provocação "Por que investir na indústria se o retorno do rentismo é maior, mais rápido e mais seguro?”. O debate será mediado por José Ricardo Roriz Coelho, presidente dos Conselhos da ABIPLAST e do SINDIPLAST-SP, ao lado de Carlos Fadigas, fundador da CF Partners.
No encerramento do evento, o economista Gesner Oliveira, fundador da GO Associados, apresentará a palestra “Nova Ordem Mundial: impactos na indústria brasileira causados pelo protecionismo e incertezas na economia internacional”, trazendo uma análise sobre como as mudanças no comércio global influenciam diretamente a competitividade da indústria nacional.
Para José Ricardo Roriz Coelho, o Seminário Competitividade é um espaço essencial para a troca de experiências e alinhamento de estratégias. “Vivemos um momento em que a indústria brasileira enfrenta entraves e, ao mesmo tempo, oportunidades trazidas por inovações tecnológicas, mudanças regulatórias e transformações no cenário global. Reunir líderes e especialistas para discutir esses temas é fundamental para que toda a cadeia produtiva do plástico e setores industriais correlatos possam se preparar e se posicionar diante dos desafios e avanços que impactam o futuro da competitividade”, afirma.
SERVIÇO
Data: 18 de setembro
Horário: das 8h às 13h
Local: Hotel Meliá
Endereço: Avenida Paulista, 2.181 – São Paulo
Inscrição: Link
Bruna Pedroso de Moraes <bruna.moraes@gbr.com.br>