Multinacional farmacêutica Boehringer Ingelheim conquista o Selo Verde
Ideal Axicom -
Certificação reconhece práticas ambientais e o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais na cidade
A fábrica de saúde animal da multinacional farmacêutica Boehringer Ingelheim, situada em Paulínia (SP), conquistou o Selo Verde concedido pela Câmara Municipal da cidade. A iniciativa, criada a partir de projeto de lei do vereador Douglas Guarita (DC), tem como objetivo incentivar boas práticas ambientais e estimular empresas a contribuírem para a preservação do meio ambiente no município. Até o momento, a empresa é a única em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC) a receber o reconhecimento, que reforça o seu papel de referência em sustentabilidade e inovação ambiental.
“Essa conquista é fruto do engajamento diário dos nossos colaboradores e do compromisso da Boehringer Ingelheim em reduzir impactos ambientais, promover a economia circular e adotar soluções cada vez mais limpas e eficientes. É um orgulho para todos nós sermos pioneiros nesse reconhecimento em Paulínia”, comenta Pablo Belmont, diretor da Fábrica de Paulínia.
Para receber o Selo Verde, a unidade atendeu a todos os requisitos estabelecidos pela legislação municipal, com destaque para ações de redução de emissão de poluentes, como a substituição de empilhadeiras a combustão por modelos elétricos, a utilização de frota operacional movida majoritariamente a biocombustível, a aquisição do primeiro carro operacional 100% elétrico e a atualização de sistemas de refrigeração para modelos mais eficientes. Desde 2023, a planta também possui certificação de neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 pela TÜV SÜD.
Na gestão de resíduos, 100% do material gerado nas operações recebe destinação adequada, sem envio direto para aterros sanitários. Os resíduos orgânicos do restaurante e de jardinagem são destinados à compostagem, os recicláveis seguem para reciclagem e os não recicláveis são encaminhados para recuperação energética.
A unidade também investe no uso de tecnologias limpas, como auditoria energética para otimização de processos, instalação de brises metálicos para reduzir o consumo de refrigeração e implantação de sistema de captação de água de chuva para uso não potável. Desde 2021, 100% da energia elétrica consumida na planta é proveniente de fontes renováveis, com certificação I-REC.
Além das ações operacionais, a fábrica da Boehringer Ingelheim em Paulínia promove treinamentos, campanhas internas e eventos de conscientização ambiental, como atividades no Dia Mundial do Meio Ambiente e capacitação de fornecedores para práticas sustentáveis.
Sobre o Selo Verde
O Selo Verde é uma certificação municipal que reconhece empresas comprometidas com a preservação ambiental, incentivando práticas que reduzam a poluição e promovam o cuidado com áreas verdes. Em Paulínia, cidade que enfrenta desafios relacionados à qualidade do ar, a iniciativa busca estimular o setor produtivo a adotar medidas concretas de sustentabilidade. O selo da Boehringer Ingelheim será entregue a farmacêutica no dia 17 de setembro de 2025, durante um evento promovido pela Câmara Municipal de Paulínia, e será concedido em caráter vitalício.
Ideal Axicom <breno.beham@ideal-axicom.com>