Brasilata avança na adoção de políticas e boas práticas para a construção de um negócio sustentável
Máquina Cohn Wolfe -
Relatório de Sustentabilidade 2024 mostra evolução medida em números nas frentes ambientais, sociais e de governança corporativa da renomada fabricante
A Brasilata, empresa que é referência na fabricação de embalagens inovadoras e sustentáveis, avançou na adoção de políticas e boas práticas para a construção de um negócio sustentável, socialmente consciente e corretamente gerenciado. É o que indica o Relatório de Sustentabilidade 2024, documento produzido dentro do padrão de referência internacional GRI (Global Reporting Initiative) e publicado pela companhia que revela o comprometimento da marca, medido em números, com os três pilares da agenda ESG.
Com mais de 100 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em andamento, sendo 21 focados exclusivamente em sustentabilidade, a empresa assume, neste momento, a dianteira na jornada ESG no setor de embalagens, colocando essa agenda no centro de sua estratégia de negócios. “Nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 está no topo de nossa agenda de prioridades. A Brasilata segue firme em seu propósito, contido no cromossomo de inovação da marca, de promover a transformação e a sustentabilidade do setor industrial” afirma Tiago Forte, CEO da Brasilata.
Entre os principais indicadores ambientais, o relatório aponta que 89% da energia consumida em 2024 teve origem renovável, evitando a emissão de 1.200 toneladas de CO2e, certificado pela Comerc Energia. Além disso, 80% dos resíduos gerados foram reciclados ou revalorizados, dado bastante representativo frente aos desafios enfrentados no setor de produção.
Outro destaque é o inventário completo de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com cobertura dos escopos 1, 2 e 3, seguindo a metodologia do GHG Protocol e utilizando a ferramenta Deep ESG. Com essa iniciativa, a Brasilata aprimorou sua gestão de dados ao mapear os principais focos de emissão ao longo da cadeia produtiva de embalagens e mensurar o impacto para orientar a adoção de medidas de redução da pegada de carbono.
Na área de produtos, a inovação sustentável ganha forma com soluções como Hibra, embalagem produzida com plástico reciclado pós-consumo — vencedora do prêmio Paint & Pintura de Inovação e Sustentabilidade (1º lugar). “Hibra é um marco na economia circular e no desenvolvimento de embalagens que aliam segurança, eficiência e menor impacto ambiental, sendo um dos maiores ativos sustentáveis da Brasilata. Ele se soma à já consagrada embalagem de aço, material 100% reciclável que é o maior diferencial competitivo da marca”, diz o CEO da Brasilata.
Responsabilidade social e profissional
O compromisso social também se fortaleceu em 2024, com ações como a doação de 23 mil latas para envase de tintas e repelentes destinadas a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, além de apoio direto a mais de 400 famílias impactadas.
No âmbito interno, a empresa avançou em sua jornada de D&I (Diversidade e Inclusão), com o lançamento do programa Talento 40+, de inclusão etária, e adesão ao movimento Elas Lideram 2030, da ONU, em que a empresa se compromete a alcançar 40% da participação feminina até 2030 para a promoção da igualdade de gênero dentro da organização. Segundo informações do relatório, em 2023, o percentual de participação feminina na empresa era de 23%, e, em 2024, chegou a 29%. Uma das ações de destaque no período foi o programa de estágio com vagas afirmativas para mulheres.
Reconhecida como um dos Lugares Incríveis para Trabalhar pelo quarto ano consecutivo, a Brasilata mantém iniciativas de valorização dos seus mais de mil colaboradores, como o projeto Simplificação, que já recebeu mais de dois milhões de ideias desde sua criação — sendo 38 mil apenas no último ano. “Na Brasilata, todos são chamados de inventores. A cultura de escuta ativa e melhoria contínua é um dos nossos maiores ativos”, comenta o CEO.
A governança também se fortaleceu com a atuação de comitês estratégicos, diversidade crescente no conselho e 100% dos colaboradores treinados em compliance. A empresa encerrou 2024 com R$ 1,24 bilhão em receita bruta e R$ 87 milhões de EBITDA ajustado.
“Nesses 70 anos de atuação em nosso mercado, construímos uma reputação baseada em ética, inovação e compromisso com as próximas gerações. Seguiremos evoluindo com responsabilidade, transparência e com a certeza de que o futuro se constrói agora”, finaliza Tiago Forte.
Reconhecimento internacional
Mais recentemente, a Brasilata foi reconhecida com a medalha de Bronze EcoVadis, ranking socioambiental de referência global, tendo sido incluída na fatia de 35% das empresas mais bem avaliadas do mundo nos últimos 12 meses em critérios ESG. A EcoVadis atesta a qualidade de um sistema de gestão nos pilares Meio Ambiente, Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, Compras Sustentáveis e Ética.
A fabricante de embalagens alcançou novamente sua melhor nota histórica, com aumento de 5 pontos em relação ao ano anterior (7% de crescimento YoY), evoluindo em todas as dimensões analisadas. A implementação de novas políticas de sustentabilidade e a publicação do Relatório de Sustentabilidade 2024 foram determinantes para esse avanço, consolidando a Brasilata como referência internacional em inovação e responsabilidade corporativa.
Brasilata
A Brasilata é uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens que, por meio de um entendimento profundo das necessidades dos clientes, é responsável pelo fornecimento de soluções inovadoras e sustentáveis para diversas aplicações como tintas, químicos e indústria alimentícia. Possui plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Recife e Rio Grande do Sul e atua desde 1955. É responsável pela produção de mais de 50 mil toneladas de embalagens ao ano e reconhecida em grandes prêmios por sua cultura inovadora, gestão de pessoas, sustentabilidade e governança.
Assessoria de imprensa Brasilata
brasilata@maquinacohnwolfe.com
jackson viapiana | account executive
MÁQUINA
www.maquinacw.com