STADLER conclui nova instalação de triagem de papel e papelão de alto desempenho
Alarcon & Harris -
A nova planta é a primeira na Itália capaz de separar seis tipos diferentes de papel e papelão
A STADLER, empresa alemã com atuação global especializada no planejamento, produção e montagem de plantas de triagem completas, concluiu uma nova instalação de triagem de papel e papelão de alto desempenho para a empresa italiana de serviços públicos Iren em Collegno, na região de Turim. Construída em parceria com a Pellenc ST, líder em equipamentos de triagem inteligente, a instalação representa um grande avanço na infraestrutura da economia circular de Turim.
A planta, com capacidade para 8 toneladas por hora, é a primeira do gênero capaz de separar seis tipos diferentes de produtos de papel, incluindo materiais multicamadas. Seu layout inovador, design compacto e automação avançada atendem às demandas da Iren por flexibilidade operacional, capacidade, confiabilidade e qualidade de produção, oferecendo uma solução adaptada às necessidades atuais e futuras.
“Estamos orgulhosos de continuar nossa parceria de longa data com a Iren por meio deste novo projeto em Collegno”, afirma Paolo Cravedi, Gerente Sênior de Projetos da STADLER. “Esta planta é o resultado de uma estreita colaboração e compromisso comum com a sustentabilidade, inovação técnica e desempenho.”
Uma nova referência na triagem de papel: seis fluxos de saída e desempenho impulsionado por IA
A planta de Collegno destaca-se como um marco tecnológico na reciclagem de papel e papelão. É a primeira instalação capaz de separar seis tipos diferentes de materiais de saída à base de papel em uma única linha de triagem: papelão grande, papel destintado, papel branco, papel fino, material multicamadas com alumínio e multicamadas sem alumínio.
O processo começa com a dosagem e a separação mecânica usando os separadores balísticos PPK2000 e STT2000 de dois andares da STADLER, que separam papelão grande e material fino, respectivamente. O material de tamanho médio, contendo vários tipos de papel, passa então para seis separadores óticos Pellenc ST COMPACT+™ que utilizam espectroscopia de infravermelho próximo (NIR) e visível e estão equipados com o CNS BRAIN™, o mais recente software integrado de IA da empresa, para identificar os diferentes tipos de papel.
“O CNS BRAIN™ nos permite lidar com novos casos de uso na classificação de materiais fibrosos, particularmente na distinção entre papel branco e papelão branco, que são visualmente semelhantes, mas diferem em valor”, explica Matteo Loiacono, Gerente de Vendas da Pellenc ST na Itália. “Este sistema alimentado por IA se conecta diretamente aos nossos classificadores óticos sem infraestrutura adicional ou consumo extra de energia, oferecendo uma solução poderosa, robusta e eficiente.”
Cada fração passa por um controle de qualidade manual e uma análise automática da composição antes de ser enfardada e armazenada. O sistema também inclui bypasses diretos e opções de alimentação flexíveis para acomodar variações na entrada e na demanda, alinhando o projeto da planta com a dinâmica em evolução do mercado de papel recuperado.
Design inteligente e execução precisa em um espaço compacto
Um dos principais desafios do projeto Collegno foi construir a nova planta dentro dos limites de um edifício existente. A STADLER concluiu a desmontagem das antigas instalações em apenas três semanas, seguida por uma montagem mecânica de três meses, instalação elétrica de dois meses e comissionamento de um mês – tudo entregue dentro do prazo.
“Adaptar a nova planta ao layout do edifício pré-existente e à infraestrutura elétrica foi um desafio significativo”, explica Paolo Cravedi. “Tivemos que refazer o layout, particularmente na área de alimentação e no posicionamento da enfardadeira, para otimizar o uso do espaço e garantir o manuseio eficiente do material. O resultado final é uma planta flexível, compacta e eficiente que atende aos requisitos atuais e está pronta para os desafios do futuro.”
Damiano Giovanardi, Gerente de Projetos da Iren, acrescenta: “Durante a fase de projeto, tornou-se necessário aumentar a capacidade de separação da linha. A STADLER e a Pellenc ST foram extremamente ágeis e atenderam a todas as nossas solicitações, adaptando o layout para garantir o melhor desempenho de triagem.”
A Iren elogiou o desempenho da STADLER não apenas por sua engenharia, mas também por seu profissionalismo durante as obras no local: “Desde a desmontagem até o comissionamento, a STADLER seguiu protocolos de segurança rigorosos e manteve o local limpo e bem-organizado”, diz Damiano Giovanardi. “Eles foram precisos e pontuais, cumprindo todos os prazos do cronograma acordado e concluindo o início das operações da planta e os testes de desempenho em apenas quatro semanas. Durante o mesmo período, eles também forneceram treinamento completo para que nossos operadores pudessem assumir imediatamente a planta após o comissionamento.”
Um sucesso colaborativo, combinando a engenharia da STADLER com a triagem ótica avançada da Pellenc ST para resultados ideais
O sucesso do projeto de Collegno é o resultado mais recente de uma sólida colaboração entre a Iren, a STADLER e a Pellenc ST. Para a Iren, ele se soma a uma longa série de parcerias com a STADLER, que começou em 2020 e inclui instalações em Piacenza, Volpiano, Pianezza, Parma, Asti e a marcante planta Circular Plastic em Borgaro – a instalação de triagem de plásticos mais avançada da Itália.
“A Pellenc ST trabalha com a STADLER há muitos anos em todo o mundo”, observa Matteo Loiacono. “Isso nos permitiu estabelecer um relacionamento sólido baseado na confiança e no entendimento mútuo, resultando em tempos de comissionamento mais curtos. Em Collegno, a STADLER otimizou com sucesso a integração de periféricos e o sistema de dinâmica de fluxo de ar. Combinada com nossos separadores óticos, essa parceria alcançou o melhor desempenho de triagem do mercado, mantendo altos rendimentos e superando as metas iniciais do cliente.”
Avançando na economia circular
A nova instalação de triagem de Collegno é um ativo estratégico na gestão de resíduos da área metropolitana de Turim. “Esta planta completa o esquema de tratamento de coleta seletiva de resíduos de Turim”, diz Damiano Giovanardi. “Depois da instalação de Pianezza, que funciona como um centro distrital para plásticos, e da planta de Borgaro, um centro secundário de classificação de plásticos, agora temos uma planta de papel e papelão de alto desempenho que preenche a lacuna final deixada pela planta anterior.”
A nova planta garante o tratamento eficiente de um fluxo crescente de papel e papelão, tornado mais complexo por mudanças no comportamento do consumidor, como o aumento das embalagens de comércio eletrônico e o declínio da mídia impressa.
“O volume de papelão marrom aumentou consideravelmente, enquanto a tonelagem de jornais e revistas está caindo”, explica Matteo Loiacono. “Isso significa que o desafio é maximizar o rendimento de frações de maior valor, como papel de escritório, e não as confundir com papelão branco. Nossos separadores óticos com inteligência artificial são capazes de lidar com as tarefas de triagem mais complexas, como separar papelão branco de papel branco.”
Ao separar seis frações distintas, a planta permite uma melhor comercialização dos materiais e preços diferenciados, o que apoia a sustentabilidade econômica dos esforços locais de reciclagem.
“A característica marcante da planta é sua flexibilidade, que garante que possamos nos adaptar às demandas do mercado e às necessidades futuras”, conclui Damiano Giovanardi. “Juntamente com a alta confiabilidade e disponibilidade da linha, isso garante excelentes resultados de produção a longo prazo.”
Tomás Tim-Tim <ttimtim@alarconyharris.com>