Publicidade

ABB firma um contrato de longo prazo com a mineradora estatal chilena Codelco

Contrato de longo inclui treinamento de equipes e monitoramento remoto para quatro equipamentos da mineradora no Chile


A ABB firmou um contrato de longo prazo com a mineradora estatal chilena Codelco para realizar a manutenção dos acionamentos de moinhos sem engrenagens (GMDs) da empresa.

O acordo abrange a gestão do ciclo de vida de quatro equipamentos: três em operação na mina de cobre Ministro Hales, próxima à cidade de Antofagasta, e um quarto na unidade Andina, também de cobre, localizada na região de Valparaíso.

Esses GMDs, em minas que ficam a 1.500 km de distância uma da outra, serão integrados à plataforma digital GMD Connect, da ABB, que fornece informações em tempo real sobre o estado dos equipamentos e ajuda a identificar falhas antes que causem paradas inesperadas, segundo comunicado da companhia.

O contrato também prevê serviços de manutenção, diagnóstico remoto e treinamento de equipes, com o objetivo de otimizar o desempenho dos quatro GMDs, responsáveis por apoiar a produção de 400 mil toneladas anuais de minério de cobre.

“Tanto a ABB quanto a Codelco estão comprometidas com a adoção de soluções inovadoras na mineração chilena”, afirmou em comunicado Francisco Herrera, gerente de serviços da ABB Indústrias de Processos para o Chile.

Os GMDs funcionam como grandes motores elétricos que movimentam tambores de moinhos de minério apenas com campo magnético, sem transmissão mecânica, o que permite moer rochas com menor consumo de energia e menos emissões.

Na extração de cobre, em muitos casos, podem aumentar a taxa de metal recuperável e prolongar a vida útil de extrações.

###
Informações à imprensa | ABB Divisão PAPI
Daniel Medeiros | danielmedeiros@a4eholofote.com.br  

Publicidade