Publicidade

Ball Corporation anuncia a conquista da recertificação Aluminium Stewardship Initiative

Empresa mantém selo de responsabilidade global nas categorias de Performance Standard (2017) e Cadeia de Custódia ao alcançar nova etapa no ciclo


A Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, anuncia a conquista da recertificação Aluminium Stewardship Initiative (ASI), nas categorias de Performance Standard (2017) e Cadeia de Custódia, para suas 13 fábricas de embalagens para bebidas na América do Sul e Escritório Regional. A recertificação, que possui validade de três anos, reafirma a gestão responsável e rastreável da cadeia do alumínio em toda a operação regional da companhia, além de promover um mundo livre de resíduos. 

O selo ASI abrange as atividades de gestão regional realizadas no escritório da Ball em São José dos Campos (SP), assim como a produção de latas de alumínio nas unidades em Águas Claras (RS), Brasília (DF), Extrema (MG), Frutal (MG), Jacareí (SP), Manaus (AM), Pouso Alegre (MG), Recife (PE), Santa Cruz (RN) e Três Rios (RJ), e também as operações da Ball na Argentina, Chile e no Paraguai.   

A recertificação da Cadeia de Custódia assegura que todas as etapas da produção da lata de alumínio, desde a extração da matéria-prima até o envase do produto final, sejam realizadas sob padrões internacionais reconhecidos de sustentabilidade. Já o Performance Standard (2017) avalia aspectos ESG nas unidades da Ball como reciclagem, emissões de gases de efeito estufa, gestão de recursos e impactos sociais nas comunidades locais.  

A atuação colaborativa com fornecedores e clientes também se fortaleceu a partir das certificações. Em 2023, a Ball foi responsável por marcos inéditos no setor, e produziu a primeira lata do mundo com o selo ASI impresso na embalagem, em parceria com a Cervejaria Masterpiece, cliente também certificado. A Ball também desenvolveu, em 2025, a primeira lata de aerossol do mundo com o selo ASI, utilizada pela marca Soffie. Além disso, a Ball é parceira de outros clientes que já adotaram a certificação ASI para suas operações como Poty Cia. de Bebidas, Açaí Motion, a Cervepar (cervejaria no Paraguai) e a LOA (cervejaria chilena), ampliando o impacto positivo da iniciativa na cadeia regional de alumínio. 

A ASI (Aluminium Stewardship Initiative) é uma organização global sem fins lucrativos que define padrões rigorosos para assegurar a produção e gestão responsáveis do alumínio, cobrindo todas as etapas da cadeia de valor, da mineração da bauxita ao produto final. Reconhecida internacionalmente como referência em boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a certificação ASI garante que as empresas atendam a critérios de rastreabilidade, gestão de impactos, direitos humanos e transparência. O selo é dividido em dois padrões complementares: o de Desempenho, que avalia práticas operacionais sob a ótica ESG, e o de Cadeia de Custódia, que assegura a rastreabilidade do alumínio certificado ao longo de todo o processo produtivo.  

“A recertificação ASI reafirma o compromisso da Ball com práticas sustentáveis, rastreáveis e de impacto positivo para toda a nossa cadeia de valor. Seguimos impulsionando a indústria e nossos parceiros rumo a uma economia mais circular e transparente”, afirma Tamires Silvestre, Diretora de Sustentabilidade da Ball para a América do Sul.  

O alumínio é, hoje, o material de embalagem mais reciclado no mundo, com uma taxa global média de 71%, índice que, no Brasil, supera os 95% há mais de 15 anos. A Ball trabalha com metas para ampliar a circularidade: quer atingir 90% de taxa de reciclagem global e 85% de conteúdo reciclado até 2030. Além disso, a Ball segue comprometida com metas de sustentabilidade, incluindo a utilização de 100% de energia elétrica renovável até 2030, a redução de 55% das emissões totais até 2030 e o alcance de 100% de aquisição de alumínio proveniente de fontes sustentáveis certificadas.  

Daniela Martins <daniela.martins@edelman.com>

 

Publicidade