Publicidade

Schneider Electric anuncia o lançamento no mercado brasileiro do Modicon Edge I/O NTS

Solução garante flexibilidade, velocidade e inteligência na coleta e gestão de dados industriais em linha com as demandas da Indústria 4.0


A Schneider Electric líder em transformação digital da energia e automação, anuncia o lançamento no mercado brasileiro do Modicon Edge I/O NTS, uma solução inovadora que redefine o papel dos sistemas de entrada e saída (I/O) em ambientes industriais. Compacto, inteligente e de instalação simplificada, o novo dispositivo vai além da função tradicional de I/O, elevando os padrões de conectividade, desempenho e escalabilidade, e promovendo uma indústria mais ágil, segura e orientada por dados.

O lançamento ocorre em um momento em que a conectividade em tempo real é essencial para a competitividade. Segundo um estudo da Harvard Business Review72% das empresas orientadas por dados relataram melhorias significativas na performance operacional e na tomada de decisões. É nesse contexto que o Edge I/O NTS se destaca: ao levar o processamento de dados para a borda da rede (edge), próximo às máquinas e sensores, ele proporciona respostas mais rápidas, acelera o comissionamento e aumenta a disponibilidade operacional.

Eficiência desde a instalação

Com o menor tamanho da categoria e design modular, o Modicon Edge I/O NTS pode ser montado com apenas dois cliques. Sua interface web integrada, comissionamento simplificado e diagnóstico em tempo real possibilitam colocar novas linhas de produção em operação com até 50% menos tempo, contribuindo diretamente para a redução de custos e aceleração de projetos.

A funcionalidade de troca quente (hot swap) disponível em todos os módulos permite manutenções sem a necessidade de interromper a produção - um diferencial essencial em ambientes que operam de forma contínua e não podem se dar ao luxo de paradas não programadas.

Escalabilidade, segurança e sustentabilidade

Projetado para aplicações exigentes, o Edge I/O NTS suporta até 250 módulos por ilha, com comunicação de alta velocidade e arquitetura distribuída que utiliza apenas um endereço IP. Isso viabiliza que plantas industriais cresçam de forma modular, sem grandes intervenções estruturais.

O sistema também incorpora recursos avançados de cibersegurança, protegendo dados e operações. E, alinhado ao compromisso da Schneider Electric com o meio ambiente, o Edge I/O NTS possui o selo Green Premium, que garante menor impacto ambiental, fabricação responsável e diminuição da pegada de carbono.

Integração com automação universal e inteligência operacional

A integração com o EcoStruxure Automation Expert, plataforma de automação universal da Schneider Electric, faz com que o Modicon Edge I/O NTS se conecte de forma inteligente a sensores, sistemas analíticos e softwares de gestão — inclusive em plantas com infraestrutura existente. Essa combinação potencializa o processamento de dados diretamente na borda da operação, propiciando que as equipes tomem decisões ágeis e embasadas sem depender de sistemas centralizados - o que se traduz em mais autonomia, velocidade e inteligência para a produção. 

“Essa solução representa um avanço importante na construção de fábricas mais inteligentes e resilientes. O Edge I/O NTS entrega o que há de mais moderno em conectividade industrial e está preparado para os desafios da digitalização e da Indústria 4.0. Por isso dizemos que o Edge I/O é mais do que um módulo I/O. Ter essa solução na sua operação significa redução de custos, economia de tempo e decisões mais inteligentes” afirma Carlos Selestrin, diretor da área de Industrial Automation da Schneider Electric no Brasil.

Eduardo Mariano <eduardo.mariano@rpmacomunicacao.com.br>

Publicidade