Publicidade

Iveco Group e o SENAI-MG lançaram uma parceria que já demonstra força logo na largada: o Desafio para Descarbonização

Com quase mil projetos inscritos, a Iniciativa vai premiar as melhores soluções para descarbonização dos transportes em novembro de 2025


Para marcar o ano de COP 30 no Brasil, o Iveco Group e o SENAI-MG lançaram uma parceria inédita que já demonstra força logo na largada: o Desafio para Descarbonização conquistou a adesão de mais de 4 mil alunos e 949 projetos inscritos, um marco de engajamento para a formação de futuros profissionais com foco na sustentabilidade.

A ação visa promover a inovação nessa temática, que é um dos pilares centrais do Iveco Group. “A IVECO foi recentemente eleita a montadora de caminhões mais inovadora do Brasil, um reconhecimento que resulta de muito investimento em pesquisa e desenvolvimento. Inovação e sustentabilidade estão no centro de nossa estratégia. Juntos com o SENAI, que é referência em capacitação técnica, queremos difundir eesses conceitos e promover a integração desses jovens com desafios reais”, afirma Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group.

Para que fossem efetivados, os interessados tiveram que concluir o curso EAD de Introdução à Descarbonização Industrial recém-lançado pela rede SENAI-MG. Em seguida, equipes multidisciplinares criaram, desenvolveram e prototiparam os projetos.

Entre as propostas, constam desde soluções integradas aos caminhões IVECO que alimentam sistemas elétricos periféricos a energia solar até a reengenharia sustentável de peças plásticas. “Quem participa deve apresentar capacidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas, inovar e empreender — habilidades fundamentais para quem quer se destacar na indústria atual, que exige um alinhamento ao campo da sustentabilidade”, ressalta Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do SENAI-MG.

A jornada pela descarbonização

O próximo passo da parceria, que ocorre até 15 de setembro, é a estruturação e aprofundamento das propostas em uma oficina de inovação. As equipes contarão com orientação técnica para consolidar modelos de negócio (Canvas), elaborar pitches e construir protótipos.

Após um criterioso processo seletivo envolvendo especialistas do SENAI-MG e do Iveco Group, os três projetos mais inovadores seguem para a última etapa, que vai de16 de setembro a 20 de outubro. As propostas selecionadas serão aceleradas, garantindo alinhamento com critérios de inovação, aplicabilidade e impacto climático.

Os três projetos serão apresentados durante pitch presencial no SENAI-MG Horto, em Belo Horizonte, em 19 de novembro. Os vencedores vão realizar uma imersão no complexo do Iveco Group em Sete Lagoas e bolsas de estudos, entre outros reconhecimentos que incentivam educação e inovação.

“A jornada de descarbonização simboliza não apenas o compromisso do Iveco Group com a pauta climática. Buscamos uma contribuição concreta para desenvolvimento de pessoas e processos”, ressalta a gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, Lucilene Carvalho.

Mais informações no site: https://plataforma.gpinovacao.senai.br/plataforma/desafio/1994

Mais informações no site: Link

Rede Comunicacao <marcela.cazati@redecomunicacao.com>

Publicidade