Voith está expandindo seu ecossistema MillOne e impulsionando a transformação digital da fabricação de papel
LVBA Comunicação – Voith -
Soluções para otimizar a desagregação, depuração fina e limpeza de alta densidade com integração perfeita ao ecossistema MillOne
Com a introdução de três soluções de automação - OnControl.SmartProtect, OnControl.FineScreening e OnControl.Pulping Detrashing - a Voith está expandindo seu ecossistema MillOne e impulsionando a transformação digital da fabricação de papel. Projetadas para resolver os desafios diários dos operadores na desagregação, depuração fina e na limpeza de alta densidade, as soluções consolidam grandes volumes de dados, processos complexos de tomada de decisão e intervenções manuais ineficientes, por meio de medições em tempo real, análise de dados e ajustes ou recomendações automatizadas. Empresas como a fabricante de papel alemã Schoellershammer já estão se beneficiando ao otimizar significativamente o rendimento de sua produção e a utilização de recursos.
Purgadores auto-otimizáveis para rejeitos pesados com o OnControl.SmartProtect
O OnControl.SmartProtect melhora o desempenho da limpeza de alta densidade ao monitorar continuamente o nível de rejeitos na câmara de alta densidade, ajustando automaticamente a quantidade de água de lavagem de acordo e adaptando em tempo real o processo de descarga às quantidades atuais de rejeitos. Isso garante que os rejeitos sejam enxaguados da forma mais completa possível, com ciclos otimizados para economizar fibras, reduzir custos de energia e aumentar a vida útil das peças de desgaste.
A Schoellershammer já utiliza a solução em sua unidade alemã em Düren e observa reduções nos custos operacionais:
“Desde a instalação do OnControl.SmartProtect, registramos menores perdas de fibra e menor desgaste nas válvulas de gaveta, pois elas precisam ser acionadas com menos frequência. Com a nova solução de digitalização, conseguimos reduzir significativamente o desperdício na depuração por peneiramento. A instalação já provou ser altamente rentável.”, conclui Armin Vetter, Diretor Geral da Schoellershammer.
OnControl.FineScreening alerta sobre picos de impurezas em tempo real
O OnControl.FineScreening controla o fluxo de rejeitos com base em informações em tempo real sobre a qualidade da massa. Dependendo da qualidade de aceitos na depuração fina, os parâmetros de processo são ajustados automaticamente para manter as perdas de fibras no mínimo possível, resultando na otimização do uso de recursos e redução de custos.
“Dependendo da qualidade da fibra, nossos clientes conseguiram economizar até quatro toneladas de matéria-prima por dia durante a instalação piloto. Com a nova solução de digitalização, conseguimos reduzir significativamente o desperdício na depuração por peneiramento. A instalação já provou ser altamente rentável.”, afirma Flavio Granito, Gerente Global de Produtos da Papermaking 4.0 na Voith Paper
OnControl.Pulping Detrashing para maior controle e otimização do desempenho no sistema de rejeitos do pulper
A ferramenta é aplicada no módulo de desagregação e remoção de rejeitos (detrashing) da preparação de massa, onde a qualidade da matéria-prima é frequentemente variável, apresenta desafios aos fabricantes de papel. Para otimizar a operação da planta, o OnControl.Pulping Detrashing monitora os parâmetros influenciados pela composição do papel recuperado alimentado no pulper e ajusta automaticamente os parâmetros do processo em tempo real com base nessa análise.
“O sistema de controle calcula os ciclos de detrashing individualmente e reage muito bem às variações nas quantidades de rejeitos. Como resultado, o OnControl.Pulping Detrashing aumentou consideravelmente nossa confiabilidade operacional. Interrupções causadas por bloqueios e paradas devido a sobrecorrente nos motores não ocorrem mais quando o sistema de controle está ligado. Os rejeitos descartados apresentam menor contaminação por fibras, o que, por sua vez, aumenta o rendimento da fibra. Em geral, o OnControl.Pulping Detrashing comprova ser um sistema de controle moderno que faz pleno uso das possibilidades técnicas.”, avalia Karl Tessler, Gerente Sênior da Planta na Schoellershammer.
Três ferramentas, um sistema
As três ferramentas podem ser integradas perfeitamente ao ecossistema MillOne da Voith, que reúne todos os dados da fábrica em um único sistema. Sua comunicação direta com módulos individuais permite monitorar máquinas e processos de forma mais eficiente, pois os conjuntos de dados individuais são consolidados e analisados holisticamente em tempo real. Isso favorece a detecção precoce de potenciais problemas e permite a intervenção automática ou manual imediata, quando necessário. Como resultado, a complexidade é reduzida e os operadores ganham tempo. As novas soluções são mais um grande passo rumo à preparação autônoma de massa e, por fim, rumo à fábrica de papel autônoma.
A Schoellershammer, por sua vez, produz tipos de papel de alto desempenho, incluindo as marcas próprias de papéis para embalagem Hammerliner e Hammerflute. Sua marca premium Twinhammer é adequada tanto para testliner quanto para fluting, simplificando a aquisição e o armazenamento de matérias-primas para seus clientes e possibilitando embalagens mais sustentáveis e leves.
Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>