Omnigen Energy dá novo importante passo na estratégia de negócios no Brasil com a entrega dos parques solares
Weber Shandwick -
Entrega dos parques solares Igarapé 02 e 04 têm potencial de geração anual de 12,48 GWh juntos;
A Omnigen Energy, subsidiária da Appian Capital Advisory para o mercado global de energia, dá novo importante passo na estratégia de negócios no Brasil com a entrega dos parques solares de Igarapé 02 e 04, em Minas Gerais. Os novos projetos fotovoltaicos recém implantados pelo fundo britânico na cidade mineira de mesmo nome, acabaram de receber a autorização para conexão de 100% de sua capacidade total à rede elétrica. Com a entrega dos novos projetos fotovoltaicos, que, juntos, têm capacidade de geração projetada de 12,48GWh de energia por ano, a Omnigen Energy / Appian contribui para o avanço de uma matriz energética limpa no estado e reforça a presença no mercado de Geração Distribuída.
Os novos parques têm potencial de geração de energia suficiente para abastecer uma cidade com 19.050 habitantes, com capacidade total de produção de 1039,8 MWh/mês. "Este é mais um avanço significativo para a consolidação dos parques solares da Omnigen Energy, reforçando nosso compromisso com a diversificação da matriz energética e a oferta de soluções renováveis para um planeta mais sustentável. Temos orgulho do trabalho realizado e acreditamos que nossos projetos de energia limpa são fundamentais para ampliar o acesso democrático a fontes de energia renovável", comemora Milson Mundim, Country Manager da Appian Capital Brazil.
Até o final do ano de 2025, a Omnigen Energy prevê a inauguração de mais 12 parques solares totalizando 20 usinas com capacidade total de 62,4 MWp. Ao todo, a subsidiária de energia da Appian Capital Advisory, investiu R$ 387 milhões.
Conexão com distribuidoras no estado
Em menos de um ano e com oito parques entregues, a Appian/Ominigen Energy já tem acordo firmado com a CMU Energia e ECOM Energia Renováveis para a distribuição da energia gerada em 14 dos 20 parques solares. Os acordos abrangerão a entrega de 114,88 GWh por ano, suficiente para atender à demanda energética de 62.900 residências, oferecida no formato de Geração Distribuída (GD). Neste primeiro momento, o objetivo da Omnigen é atender ao mercado regulado, abastecendo o consumidor residencial. Este tipo de negócio possibilita que o consumidor tenha um desconto expressivo na fatura de energia, garantindo que a energia consumida seja compensada por uma fonte de geração limpa.
Omnigen Energy: Subsidiária da Appian Capital Advisory
Em junho de 2023, o grupo Appian Capital Advisory passou por um momento histórico com a criação desta subsidiária focada em energia fotovoltaica. Se antes o grupo era conhecida como um fundo de investimento privado especializado em mineração, ingressa-se ao portfólio brasileiro a atuação no setor de energias renováveis. Com a Omnigen Energy, todos os ativos de energia renovável serão geridos por uma única organização, que possui uma identidade própria, tornando-a, então, uma nova empresa no portfólio do grupo.
Leticia Bueno Nascimento <lbueno@webershandwick.com.br>