ZF acelera esforços de reestruturação
Comunicação -
A ZF está no meio do programa de reestruturação mais abrangente de sua história
- Grupo de tecnologia relata vendas de 19,7 bilhões de euros no primeiro semestre de 2025 (2024: 22 bilhões de euros)
- A margem EBIT ajustada aumenta para 4,4% (2024: 3,5%)
- Fluxo de caixa e rentabilidade mostram melhoras, assim como competitividade geral, com programas de desempenho começando a surtir efeito
- Realinhamento estratégico ganha velocidade
Em resposta à situação cada vez mais desafiadora nos mercados automotivos, o grupo de tecnologia ZF Friedrichshafen AG está acelerando seu programa de reestruturação e realinhamento estratégico. Também está ajustando suas capacidades de produção às necessidades do mercado. Ao mesmo tempo, os primeiros resultados do programa de desempenho são evidentes. No primeiro semestre de 2025, o EBIT ajustado aumentou para 874 milhões de euros (2024: 780 milhões de euros), equivalente a uma margem EBIT ajustada significativamente maior de 4,4% (2024: 3,5%). A receita de vendas, de 19,7 bilhões de euros, foi significativamente menor do que a do ano anterior (2024: 22 bilhões de euros). O declínio acentuado é principalmente o resultado de um efeito pontual: a transferência da unidade de negócios de montagem de eixos para a joint venture ZF Foxconn Chassis Modules GmbH, que resultou em uma queda orgânica nas vendas de cerca de 2%.
“A ZF está no meio do programa de reestruturação mais abrangente de sua história. Estamos priorizando totalmente a lucratividade, a competitividade e nos posicionando para enfrentar os desafios do futuro”, disse o CEO da ZF, Dr. Holger Klein, durante a apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2025 em Friedrichshafen, na última quinta-feira. “Entendemos que estamos exigindo muito de nossas equipes. Estamos agindo com senso de dever e da forma mais responsável possível. No entanto, também está claro que nosso setor está em uma posição historicamente desafiadora, o que torna o turnaround ainda mais difícil. Mas nossas medidas de melhoria de desempenho e reestruturação da empresa estão surtindo efeito. Alcançamos maiores lucros, apesar da queda nas receitas de vendas. A estagnação da produção global de veículos, a lenta expansão da eletromobilidade e as incertezas decorrente das tarifas dos EUA resultam em menor volume de vendas e aumento de custos. Estamos enfrentando essas questões e acelerando nosso programa de reestruturação. Este é um caminho difícil, mas é o certo para a ZF”.
Klein destacou que a ZF já adotou medidas importantes alinhadas à sua estratégia: “Fortalecer nossos Pontos Fortes”, lançada em 2023. A empresa está fortalecendo áreas com perspectivas positivas de longo prazo, como a Divisão de Soluções para Chassis, a Divisão de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, bem como os negócios de serviços. Por outro lado, tecnologias como os shuttles autônomos não serão mais desenvolvidas. Para aumentar a eficiência em todas as áreas, os programas de melhoria de desempenho existentes para carros de passeio e veículos comerciais serão combinados, transformados em uma estrutura de desempenho permanente e estendidos à toda a empresa. As estruturas corporativas também serão revisadas e ajustadas. Além disso, cada grupo de produtos está sendo avaliado quanto à sua capacidade de gerar retorno sobre o capital investido, o que levará a novos ajustes no portfólio de produtos.
Adaptações estruturais continuarão
Como parte das mudanças estruturais da empresa, a ZF está avaliando opções para criar novas oportunidades para a Divisão de Eletrônicos e Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) por meio de relações de cooperação ou parcerias. A Divisão de Tecnologia de Powertrain Eletrificado precisa de um programa específico de reestruturação para voltar a ser bem-sucedido, garantindo nossa competitividade no longo prazo e prontidão para os desafios futuros”, afirmou Holger Klein. “Isso incluirá um realinhamento claro da força de trabalho com as necessidades futuras, incluindo a avaliação de quais produtos podem ser fabricados com eficiência em quais localidades, além da decisão sobre quais produtos a empresa continuará produzindo internamente e quais passará a adquirir de fornecedores externos. “Estamos cientes de que isso, mais uma vez, envolverá decisões difíceis. Estamos conduzindo esse processo com um forte senso de responsabilidade para encontrar as melhores soluções possíveis para todos os envolvidos”.
Enquanto isso, o desmembramento operacional da ZF LIFETEC, (anteriormente a divisão de Sistemas de Segurança Passiva), foi concluído. Ela agora opera com sucesso como uma marca independente no mercado. No entanto, com as condições não ideais para um IPO ou uma parceria estratégica no cenário econômico atual, a ZF segue avaliando todas as opções estratégicas para o melhor desenvolvimento possível da empresa e de seus colaboradores.
As capacidades de recursos humanos serão gradualmente reduzidas
Em julho do ano passado, a ZF anunciou planos para reorganizar suas unidades na Alemanha e ajustar sua força de trabalho em resposta à esperada desaceleração da demanda de mercado. Em 30 de junho de 2025, a ZF empregava 157.845 pessoas em todo o mundo, uma redução de mais de 2% em relação ao final de 2024 (161.631). Na Alemanha, o número de colaboradores também diminuiu 2,6% no mesmo período, totalizando 50.683 empregados (final de 2024: 52.027).
Em termos de equivalentes em tempo integral (FTEs), a ZF reduziu sua força de trabalho global em 11.200 FTEs desde o início de 2024, incluindo 5.700 FTEs na Alemanha. Além disso, outros 4.700 FTEs assinaram acordos de aposentadoria parcial ou entrarão em aposentadoria regular. “Estamos progredindo e continuaremos a atuar com a maior responsabilidade possível neste processo de redução”, afirma o CEO Klein. Dadas as condições de mercado altamente dinâmicas em algumas unidades ou divisões, no entanto, a possibilidade de demissões não pode ser descartada.
Melhorias em alguns indicadores de desempenho
De janeiro a junho de 2025, a ZF gerou vendas de 19,7 bilhões de euros (2024: 22 bilhões de euros), representando uma queda de 10,3%. Ajustadas pelos efeitos cambiais e de M&A (fusões e aquisições), as vendas orgânicas foram 1,7% menores em comparação ao primeiro semestre de 2024. O EBIT ajustado foi de 874 milhões de euros (2024: 780 milhões de euros), equivalente a uma margem EBIT ajustada de 4,4% (2024: 3,5%). O fluxo de caixa livre ajustado é de 465 milhões de euros (2024: menos 494 milhões de euros). “Obtivemos uma melhora substancial no fluxo de caixa livre de cerca de 1 bilhão de euros em comparação com o mesmo período do ano passado, graças à otimização de desempenho e aos investimentos altamente focados. Isso gera flexibilidade adicional para nossa empresa”, afirma o CFO Michael Frick.
A dívida líquida totalizava cerca de 10,5 bilhões de euros em 30 de junho de 2025. O índice de alavancagem era de 3,21 vezes e a margem de liquidez da empresa na data do balanço era de aproximadamente 8 bilhões de euros. Isso inclui a linha de crédito rotativa (RCF) não utilizada de 3,5 bilhões de euros com vencimento até 2029.
Atividades de financiamento fortalecem a segurança
No primeiro semestre de 2025, a ZF emitiu com sucesso um título (bond) no valor total de 1,25 bilhão de euros e vencimento em cinco anos. “A emissão do título encontrou forte demanda no mercado, demonstrando que os investidores continuam acreditando na ZF”, afirma o CFO Frick. “Esse novo título nos dá mais segurança de planejamento para os próximos anos e mais tempo para a reestruturação estratégica da empresa”.
Perspectivas: ZF na IAA Mobility em Munique
Em sua apresentação, o CEO Klein também destacou a presença da ZF na IAA Mobility, que ocorrerá em Munique de 9 a 12 de setembro (Pavilhão A1, Estande D30). Dentre os destaques do estande da ZF estará o conceito de Chassis 2.0. Trata-se de uma abordagem tecnológica que utiliza atuadores inteligentes e conectados em rede para viabilizar novas funções de chassi baseadas em software. Essas funções dependem fortemente das soluções by-wire (por cabos) da ZF, em que os sistemas de freio e direção não utilizam mais conexões mecânicas entre volante e caixa de direção ou entre pedal de freio e freios.
No segmento de tecnologia de acionamento híbrido e totalmente elétrico, a ZF apresentará a nova plataforma SELECT e-drive, que permite às montadoras escolherem entre uma ampla variedade de soluções de sistemas e componentes. Outros destaques incluem os novos sistemas de extensão de autonomia elétrica, que podem ajudar a superar a autonomia esperada pelos motoristas de veículos elétricos, e um conceito da consagrada transmissão automática de oito velocidades da ZF, com maior eficiência e mais flexibilidade para diversas plataformas híbridas.
ZF
Fernanda Giacon - fernanda.giacon@zf.com
MM Editorial
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Sobre a ZF
A ZF é uma empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas avançados de mobilidade para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial. Sua ampla gama de produtos é voltada principalmente para montadoras de veículos, provedores de mobilidade e start-ups nas áreas de transporte e mobilidade. A ZF eletrifica uma ampla gama de tipos de veículos. Com seus produtos, a empresa contribui para reduzir as emissões, proteger o clima e melhorar a mobilidade segura. Juntamente com o setor automotivo – carros de passeio e veículos comerciais – a ZF também atende segmentos de mercado como máquinas de construção e agrícolas, energia eólica, propulsão marítima, acionamentos ferroviários e sistemas de teste.
Com cerca de 161.600 colaboradores em todo o mundo, a ZF registrou vendas de 41,4 bilhões de euros no ano fiscal de 2024. A empresa opera 161 locais de produção em 30 países.
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