Publicidade

Sustentabilidade: indústria têxtil catarinense produz tecido que reduz em até 90% o consumo de água e emissões de CO2

Empresa catarinense opera 100% com energia renovável e projeta ampliar o uso de matérias-primas sustentáveis


Em um setor historicamente associado ao alto consumo de recursos naturais, a indústria têxtil brasileira começa a trilhar um novo caminho e a catarinense Diklatex se posiciona na vanguarda dessa transformação. O Rise Dunkel, artigo têxtil que combina alta funcionalidade e rendimento, é produzido com um processo de baixíssimo impacto ambiental, graças à tecnologia de tingimento sustentável Dope Dyeing.

O Dope Dyeing elimina uma das etapas mais poluentes do tingimento convencional, incorporando os pigmentos diretamente ao polímero na produção do fio. Isso permite uma redução de até 90% no consumo de água, 98% de produtos químicos, 60% nas emissões de CO2 e uma diminuição de 90% na geração de efluentes, resultados que colocam o produto entre os mais sustentáveis do mercado.

Em um setor que consome cerca de 3.000 litros de água por quilo de tecido, ou cerca de 2.700 litros por camiseta e é responsável por até 15% das emissões globais de carbono e 20% da poluição industrial da água, a tecnologia Dope Dyeing da Diklatex representa um marco. Ao eliminar até 90% do consumo hídrico e 98% de produtos químicos, o Rise Dunkel estabelece um novo patamar de performance ambiental e responsabilidade industrial, destaca a empresa.

Para isso, a Diklatex investe na transformação estrutural do seu modelo de negócio. Desde 2023, opera 100% com energia elétrica proveniente de fontes renováveis e rastreáveis. A modernização do parque fabril também permitiu uma redução de até 60% no consumo hídrico por quilo de tecido produzido, graças a máquinas de última geração com baixa relação de banho.

No eixo de economia circular, 21% da produção atual já utiliza matérias-primas recicladas, com uma meta robusta de chegar a 35% até 2028. Paralelamente, a empresa destina 1% do faturamento líquido para pesquisa e desenvolvimento em inovação sustentável, com previsão de ampliar esse percentual para 2,5% nos próximos quatro anos.

“Estamos vivendo uma transição necessária e urgente. Descarbonizar processos, reduzir consumo de água e ampliar o uso de materiais sustentáveis deixou de ser diferencial e se tornou obrigação ética para qualquer indústria comprometida com o futuro do planeta”, afirma André Jativa, CEO da Diklatex.

Ao integrar inovação, responsabilidade ambiental e desenvolvimento de materiais de alta performance, a empresa consolida sua posição como protagonista na construção de uma indústria têxtil mais limpa, circular e regenerativa.

Sobre a Diklatex

Desde 1978 no mercado, instalada em Joinville, SC, a Diklatex atua na busca por soluções técnicas e tecnológicas que gerem valor ao universo têxtil. É uma empresa inovadora, comprometida com a excelência, tecnologia e sustentabilidade e que acredita que o tecido pode ir além e ajudar no bem-estar das pessoas.  Com um olhar voltado para o futuro, investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para o avanço da indústria e para a criação de soluções que impactam positivamente o mercado e a sociedade.

 

Presse Comunicação Empresarial 
Alessandra Meinicke - redacao3@presse.inf.br / 47 3041 2990
Cristiane Soethe - cristiane@presse.inf.br / 47 99943- 2992

Diklatex
Instagram: @diklatex
Site: www.diklatex.com.br

 

 

Publicidade