Publicidade

Hengst apresenta soluções de filtragem para impulsionar a mobilidade com hidrogênio  

Reunindo cerca de 70 participantes, entre representantes da indústria, setor acadêmico e setor público


A Hengst Filtration promoveu, em sua sede na cidade de Münster, na Alemanha, a 5ª edição do cH2ance Innovation Roundtable on Hydrogen Mobility. O evento vem transformando a Hengst Academy em um dos principais pontos de encontro para especialistas em tecnologias de propulsão.

Reunindo cerca de 70 participantes, entre representantes da indústria, setor acadêmico e setor público, o encontro teve como foco discutir as oportunidades e desafios da mobilidade com hidrogênio — desde a geração de energia e regulamentações até as aplicações práticas em veículos e equipamentos.

Organizado em parceria com o Center for Fuel Cell Technology (ZBT) e a rede automotiva automotivelandNRW, o evento contou com uma programação diversificada de apresentações técnicas. Um dos destaques foi a palestra do Dr. Andreas Dworog, do departamento de desenvolvimento avançado da Hengst Filtration, abordando “Soluções de filtragem no panorama do hidrogênio”.

Durante a apresentação, foram demonstradas na prática as vantagens dos sistemas de filtragem especializados ao longo de toda a cadeia produtiva do hidrogênio, mostrando impactos diretos no desempenho, segurança e durabilidade dos sistemas — tanto na infraestrutura quanto nos veículos.

Embora nem sempre reconhecidos, os filtros desempenham papel essencial no avanço dos sistemas de propulsão alternativos. Com uma sólida experiência acumulada, a Hengst desenvolve soluções inovadoras adaptadas às necessidades específicas de motores a hidrogênio, células de combustível, metanol e combustíveis sintéticos. As demandas são variadas: na distribuição do hidrogênio, por exemplo, os filtros de odorante removem impurezas sem comprometer sensores; já na eletrólise, a pureza da água é determinante, o que exige sistemas de filtragem modulares.

A Hengst também investe em filtros de alto desempenho para o ar catódico, protegendo as membranas sensíveis nos stacks das células de combustível (conjuntos de células responsáveis pela geração de energia), ao eliminar partículas e poluentes. Outras soluções incluem sistemas de troca iônica para proteger os circuitos de resfriamento contra contaminação iônica ao longo do tempo, sistemas de filtragem específicos para ânodos e separadores de disco que asseguram operação eficiente em ambientes exigentes. Essas soluções atendem tanto veículos pesados quanto aplicações estacionárias, contribuindo também para a produção de hidrogênio verde e moléculas sustentáveis.

O evento foi finalizado com uma visita ao Hengst TechCenter, onde os participantes conheceram as tecnologias mais recentes em filtragem. Um dos pontos altos foi a demonstração do sistema de captura direta de ar, capaz de remover CO2 diretamente da atmosfera — um avanço relevante rumo à neutralidade de carbono.

“O hidrogênio é peça fundamental para a descarbonização dos sistemas de propulsão — mas para que isso aconteça, é necessário o avanço conjunto da infraestrutura, da normalização e da tecnologia”, destacou o painel de discussão. “Este tipo de evento reforça a importância do diálogo e da colaboração para transformar metas em soluções concretas.”

Além da atuação global em mais de 28 países, a Hengst Filtration também fortalece seu compromisso com a sustentabilidade no Brasil. A planta de Joinville (SC) se destaca, por exemplo, pela conquista do certificado de energia limpa em 2025, com a redução de 123,8 toneladas de CO2, pelo selo Carbono Neutro em 2024. Assim, a Hengst segue como referência em inovação tecnológica, eficiência e responsabilidade ambiental.

 

Hengst Indústria de Filtros Ltda.
Rua Dona Francisca, 7337
89219-600 - Joinville (SC)
Brasil

Publicidade