Julho Sem Plástico: empresas estão estruturando cadeias circulares para transformar resíduos em novas soluções
InPress Porter Novelli -
Movimento global reforça a urgência da economia circular e destaca iniciativas que dão escala à reciclagem de plásticos no país
Neste mês, o mundo volta sua atenção para um dos maiores desafios ambientais da atualidade: a poluição plástica. Criado em 2011, na Austrália, o movimento Julho Sem Plástico (Plastic Free July) tem mobilizado governos, empresas e consumidores em mais de 170 países, promovendo a redução do uso de plásticos descartáveis e o fortalecimento de soluções sustentáveis.
No Brasil, o debate ganha força com o avanço de iniciativas voltadas à estruturação da economia circular, com destaque para o papel das entidades gestoras e de parcerias inovadoras na cadeia da reciclagem e logística reversa. Nesse contexto, como forma de oferecer diretrizes e alicerces jurídicos aos processos de logística reversa e ao setor da reciclagem — especialmente catadores e associações —, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) colaboraram na redação de um novo decreto direcionado à categoria, que ainda está em tramitação no Congresso. A medida determina que as indústrias do setor plástico passem a utilizar um percentual mínimo de insumo reciclado na produção.
A eureciclo, uma das pioneiras na compensação ambiental e estruturação da cadeia de logística reversa no Brasil, tem atuado como elo entre empresas, centrais de triagem e recicladoras, para ampliar a reciclagem de plásticos, com destaque para tipos de plástico menos trabalhados e com dificuldade de estruturação dentro da cadeia de reciclagem, como os plásticos flexíveis.
De acordo com projeção da eureciclo, se apenas 10% do mercado brasileiro adotasse o uso de PCR (Plástico Pós-Consumo Reciclado), seria possível evitar o descarte de cerca de 3180 mil toneladas de plástico por ano, além de reduzir cerca de 6.767 mil toneladas de emissões de CO2 anuais.
A eureciclo já viabilizou a destinação de mais de 411 mil toneladas de plástico reciclado desde 2018. Esse resultado é fruto de investimentos via crédito de reciclagem a catadores e operadores de triagem para incentivo ao material,e do engajamento de empresas comprometidas com a reinserção de materiais na cadeia produtiva, como PepsiCo, Qualy e Packseven, que em parceria com a eureciclo estruturaram projetos inovadores para transformar a relação da cadeia com os materiais específicos de suas produções.
Case PepsiCo: estruturando a cadeia de reciclagem do BOPP
A parceria entre eureciclo e PepsiCo nasceu em 2022 para enfrentar um dos maiores desafios da cadeia: o BOPP (polipropileno biorientado), plástico flexível usado em embalagens de salgadinhos, biscoitos e outros alimentos. Por ser um material flexível e laminado, ele é difícil de reciclar e, até então, tinha baixa valorização no mercado.
O projeto já compensou mais de 23 mil toneladas desde seu início, impactou 15 cooperativas e operadores em 6 estados (AM, GO, MS, PE, SP e PB) e foi reconhecido com o Prêmio Plástico Sul 2024, categoria ouro em Logística Reversa.
Case Qualy: embalagem reciclada com PCR e logística reversa garantida
A marca Qualy, da BRF, tem se destacado no mercado por unir inovação e sustentabilidade em suas embalagens. Com apoio da eureciclo, as margarinas Qualy compensam 100% das embalagens colocadas no mercado, garantindo a logística reversa e a reinserção desses materiais na cadeia produtiva, investindo em uma cadeia pouco estruturada do plástico PP.
O projeto beneficiou 123 centrais de triagem e impactou diretamente mais de 3.690 famílias. Até o momento, 26.554,92 toneladas de plástico foram reinseridas no ciclo produtivo — o que representa o equivalente a 1 bilhão e 328 milhões de potes de margarina Qualy que deixaram de ir para os aterros e ganharam nova vida como matéria-prima reciclada.
Case Packseven: inovação e circularidade no plástico flexível
A Packseven, referência nacional na produção de filmes flexíveis de polietileno, vem transformando o setor de embalagens por meio de sua parceria com a eureciclo. A colaboração conecta diretamente marcas, recicladores certificados e fabricantes de embalagens, criando um ecossistema robusto com rastreabilidade, qualidade do PCR e conformidade ambiental.
A plataforma viabilizada pela parceria oferece uma solução escalável para um dos principais gargalos do setor: o acesso ao plástico reciclado de forma confiável e em larga escala. Além do impacto, a parceria fortalece o posicionamento sustentável das marcas e fomenta a educação ambiental.
Consumo consciente e responsabilidade compartilhada
O avanço da reciclagem no Brasil depende de uma mudança sistêmica que passa tanto por ações concretas das empresas quanto por conscientização dos consumidores. Relatórios da Ellen MacArthur Foundation revelam que o uso de materiais reciclados é um dos principais alicerces para atingir as metas de circularidade estabelecidas até 2030, de acordo com os parâmetros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para atingir tais patamares, educação e letramento ambiental da população são essenciais, com a disseminação didática de informações para que haja tratamento adequado. No Brasil apenas 11,7% do plástico consumido é de origem reciclável, o qual tem produção concentrada no Sudeste. A produção de PCR representou apenas 11,7% do total de plástico consumido.
A eureciclo defende que toda essa transformação só será possível com educação ambiental, políticas públicas eficazes e investimentos em infraestrutura e rastreabilidade. “A construção de cadeias sustentáveis exige um olhar coletivo e de longo prazo. Estamos vendo o impacto positivo surgir quando unimos inovação, responsabilidade e compromisso entre marcas e consumidores com o meio ambiente”, destaca Tânia Sassioto, Diretora de Inovação e Projetos Especiais da eureciclo.
Sobre a eureciclo
A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.
Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 500 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.
Desde o começo de sua história, em 2016, como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos destinados corretamente, sem que deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, com um aumento de 67% na capacidade de triagem dos operadores, além de distribuir mais de R$92 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros, além de 957 mil toneladas de CO2 deixadas de serem emitidas na atmosfera.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.
Para saber mais, acompanhe as redes:
seloeureciclo
www.eureciclo.com.br
ana.arvati@nhecotech.com
InPress Porter Novelli: eureciclo@inpresspni.com.br
Rodrigo Cerqueira / Deise Ramos / Karoliny Gouveia / Roberta Gelio