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MAHLE avança a toda velocidade com a descarbonização  

A diversidade tecnológica é e continuará sendo a abordagem estratégica da MAHLE


A incorporação de novas tecnologias sustentáveis de sistemas de propulsão por meio da eletromobilidade acelera a proteção do meio ambiente

A MAHLE defende a revisão da legislação de CO2 na Europa, para que motores de combustão interna e combustíveis sustentáveis também sejam incluídos

Durante o IAA Mobility, a MAHLE apresentará tecnologias que aceleram a eletrificação e reduzem as emissões de CO2 no tráfego rodoviário

Melhorias na eficiência não apenas em relação aos produtos, mas também aos processos de negócios, com o objetivo de aumentar a competitividade e a resiliência

A diversidade tecnológica é e continuará sendo a abordagem estratégica da MAHLE, além de representar o caminho mais promissor para reduzir rapidamente e de forma eficaz as emissões de gases de efeito estufa. Diante do avanço ainda lento da eletromobilidade, a MAHLE considera essencial oferecer outras formas de eletrificação, como veículos híbridos e com range extenders, além dos veículos puramente elétricos a bateria. A empresa defende que os formuladores de políticas públicas viabilizem essas alternativas.

Durante a coletiva de imprensa da MAHLE, em 23 de julho, em Stuttgart, na Alemanha, o CEO da marca, Arnd Franz, fez um apelo pela rápida revisão da legislação europeia sobre as emissões de CO2, de modo a incluir os motores de combustão interna sustentáveis e os combustíveis climaticamente neutros. “Como fornecedora, precisamos de neutralidade tecnológica nas legislações para que possamos avançar rapidamente na proteção ao clima e na expertise e força inovadora da indústria automotiva europeia para que continuem prosperando, para que a economia europeia recupere sua antiga força e os empregos sejam mantidos na Europa”, afirmou Franz.

Em um cenário de negócios volátil e extremamente desafiador, a MAHLE tem intensificado seus esforços para melhorar a eficiência, não apenas em seus produtos, mas também em seus processos internos com o objetivo de reforçar, ainda mais, sua competitividade e resiliência. No IAA Mobility, que será realizada de 9 a 14 de setembro, em Munique, na Alemanha, a MAHLE apresentará tecnologias voltadas à aceleração da eletrificação e à redução das emissões de CO2 no trânsito rodoviário.

Neutralidade tecnológica para reduzir as emissões de CO2 e impulsionar a economia

“Temos um compromisso claro com a proteção do clima e com a eletromobilidade. Estamos prontos”, afirmou Franz a um público de jornalistas internacionais na coletiva de imprensa.  Além de desenvolver soluções para veículos 100% elétricos, a MAHLE também está concentrando esforços em veículos híbridos e Range Extenders Electric Vehicles (REEV) – em português Veículos Elétricos de Autonomia Estendida. A empresa tem avançado significativamente em tecnologias que ampliam a autonomia dos veículos elétricos e facilitam a transição de modelos a combustão para alternativas eletrificadas. A China, em especial, tem registrado um forte crescimento nesse tipo de propulsão elétrica. A expectativa é que a participação dos veículos eletrificados com range extenders na produção global de automóveis de passeio e comerciais leves cresça 15% ao ano até 2030. A MAHLE pretende acompanhar esse crescimento.

O CEO também destacou o grande potencial de descarbonização dos combustíveis renováveis, ainda pouco explorado. “Qualquer plano sério de proteção rápida e eficaz do clima no setor de transporte rodoviário é incompleto sem os combustíveis renováveis. Além do hidrogênio, especialmente no setor de transportes, os biocombustíveis podem contribuir de forma efetiva para a mobilidade individual”, enfatizou Franz. Segundo ele, o uso desses combustíveis pode acelerar o progresso, especialmente na renovação da frota circulante. Para que as metas climáticas sejam atingidas, a participação de combustíveis renováveis como biocombustíveis e combustíveis sintéticos no transporte rodoviário precisariam atingir 30% até 2030.

“As tecnologias da MAHLE já permitem o uso direto desses combustíveis, sem qualquer comprometimento de desempenho”. Franz alertou ainda que a Europa enfrenta uma decisão crucial sobre o futuro da regulamentação de emissões de CO2. “A revisão da legislação europeia sobre CO2 não pode ser adiada. Motores de combustão interna que operam com combustíveis climaticamente neutros devem ser reconhecidos como parte da solução”. Diante do atual cenário regulatório, o executivo afirmou que a MAHLE pode ser forçada a interromper todos os investimentos voltados à expansão e modernização de capacidades produtivas para motores de combustão sustentáveis na Europa. Caso a União Europeia mantenha a proibição de veículos com motores a combustão interna, essa interrupção será a consequência lógica.

Com sua estratégia MAHLE 2030+, a MAHLE, como fornecedora globalmente ativa do setor automotivo, abrange todos os tipos de sistemas de propulsão, que podem contribuir de forma decisiva para a proteção do clima, como a eletrificação e motores de combustão interna sustentáveis - além da gestão térmica para aumentar a eficiência e o desempenho dessas duas tecnologias.

Eficiência impulsiona a transformação

Em um ambiente de negócios desafiador, marcado por incertezas nas relações comerciais globais, a MAHLE está cada vez mais comprometida com a eficiência como parte essencial do processo de transição em curso. Esse foco também se aplica aos processos internos da empresa, com o objetivo de aumentar sua competitividade e torná-la mais resiliente diante de crises. Um exemplo concreto das medidas bem-sucedidas de eficiência é a nova estrutura organizacional global da MAHLE, implementada com recursos próprios em apenas 200 dias. A reestruturação incluiu a redefinição das diretrizes de compras e o fortalecimento das responsabilidades regionais, permitindo uma resposta mais ágil às necessidades locais dos clientes.

O programa interno de rentabilidade e controle de custos “Back on Track 2025”, segue em ritmo acelerado. As unidades fabris também estão empenhadas na busca contínua por ganhos de eficiência, por meio de iniciativas que incluem a redução do consumo de energia, como o gerenciamento de desligamento de equipamentos de produção e a instalação de sistemas térmicos fotovoltaicos.

A MAHLE também está ampliando o uso da inteligência artificial (IA) em suas operações. O aprendizado de máquina já está sendo aplicado em áreas selecionadas para otimizar tanto a produção direta quanto processos indiretos. Além disso, a IA generativa vem sendo usada com sucesso no desenvolvimento de produtos, permitindo economizar tempo e recursos na criação de inovações voltadas para o futuro. Um exemplo recente dessa aplicação é o blower com design biônico, utilizado em sistemas de ar-condicionado e inspirado nas nadadeiras dos pinguins, tecnologia que será apresentada pela MAHLE no IAA Mobility.

MAHLE no IAA Mobility 2025

Sob o lema “Efficiency”, a MAHLE apresenta inovações em três frentes estratégicas durante o IAA Mobility 2025, que será realizado em Munique. A empresa vai destacar seus mais recentes avanços em três áreas: range extender para ampliar a autonomia dos veículos elétricos, módulo compacto de gerenciamento térmico com bomba de calor integrada e componentes de motor compatíveis com etanol. Todos esses desenvolvimentos contribuem significativamente para a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 em motores a combustão interna.

“Na MAHLE, não definimos eficiência apenas como a melhor relação entre esforço e resultado, colocamos esse princípio em prática com soluções inovadoras que preservam recursos, economizam energia e impulsionam a transição para uma mobilidade sustentável”, afirma o Dr. Marco Warth, Vice-presidente de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada da MAHLE.

Range extender impulsiona a eletromobilidade

Embora muitos motoristas já estejam abertos à eletromobilidade, é evidente o desejo de combinar os benefícios dos veículos elétricos com a segurança de uma autonomia ampliada. Veículos elétricos com range extender ajudam a superar a chamada "ansiedade de autonomia", fornecendo energia ao motor elétrico quando a bateria se esgota. Apresentado pela primeira vez no IAA Mobility, o novo range extender promete aumentar a aceitação global dos veículos elétricos, permitindo o “dimensionamento ideal” das baterias de forma econômica e sustentável, sem comprometer a experiência do usuário em viagens longas.

Com potência contínua de 85 kw, o sistema é composto por um gerador de alta voltagem extremamente eficiente, movido por um motor a combustão interna compacto. Com sistema de resfriamento totalmente integrado, o gerador oferece eficiência superior a 97% e alta densidade de potência (mais de 50 Kw por litro), reduzindo o uso de materiais e o espaço necessário. Um dos diferenciais do projeto é o resfriamento direto de alta performance do rotor, que contribui para a redução do uso de terras raras. O motor a combustão incorpora tecnologias avançadas, como ignição por jato (MAHLE Jet Ignition), injeção direta, turboalimentação e comando de válvulas do tipo Miller, atingindo mais de 42% de eficiência com baixos níveis de ruído.

“Compacto, leve, de fácil integração e eficiente no uso de recursos, o range extender da MAHLE é uma solução robusta e inteligente para sistemas de propulsão”, destaca Warth. No ciclo WLTP, o sistema pode alcançar autonomias de até 1.350 km, dependendo do modelo do veículo e do tamanho da bateria.

Módulo de gerenciamento térmico eleva eficiência e autonomia

Como estreia mundial, a MAHLE apresenta também seu novo módulo de gerenciamento térmico, que aumenta a eficiência dos sistemas e, consequentemente, a autonomia dos veículos elétricos. O módulo atua como interface central de todo o ciclo de refrigeração do veículo, garantindo que todos os componentes — desde o trem de força até o sistema de armazenamento de energia — operem na temperatura ideal, sob quaisquer condições climáticas, ao mesmo tempo em que proporciona conforto térmico aos ocupantes.

No inverno, o aquecimento do habitáculo é um dos grandes desafios dos veículos elétricos, já que esses sistemas produzem muito menos calor que os motores a combustão. Com uma bomba de calor de alta eficiência integrada ao módulo, a MAHLE reduz a demanda energética para aquecimento, o que pode ampliar em até 20% a autonomia do veículo em comparação a sistemas convencionais com resistências elétricas. O módulo integra compressor, trocadores de calor, bombas de fluido refrigerante, sensores e válvulas em uma única unidade, reduzindo espaço, custos e tempo de desenvolvimento. Ele já é compatível com o gás refrigerante atual (R1234yf) e pode ser adaptado ao R290 (propano), garantindo flexibilidade para o futuro sem grandes alterações de projeto. A produção em série está prevista para começar em até dois anos.

“A grande vantagem competitiva da MAHLE é sua expertise em componentes e sistemas, desenvolvidos internamente. Isso nos permite oferecer soluções integradas e perfeitamente harmonizadas”, afirma Warth. O módulo foi projetado para o R1234yf, o fluido refrigerante atualmente utilizado, mas também pode ser operado com o fluido alternativo do futuro, o R290 (propano), com pequenas modificações. “Isso oferece segurança aos fabricantes de veículos ao integrar o sistema nas plataformas atuais, já que não serão necessárias modificações extensas de design para a adaptação ao novo fluido”, explicou Warth. Graças ao design modular e compacto do sistema, apenas três bombas de fluido refrigerante em vez de quatro por veículo serão necessárias. O sistema está atualmente em desenvolvimento e a produção em série terá início nos próximos dois anos.

Blower com design biônico: a natureza inspira a eficiência

Como estreia europeia, a MAHLE vai apresentar um blower inovador para sistemas de ar-condicionado veiculares com design inspirado nas nadadeiras de pinguins. Esses animais são reconhecidos pela eficiência no deslocamento na água e o componente é até 4 decibéis (60%) mais silencioso e 15% mais eficiente que os modelos convencionais. Desenvolvido para veículos com restrições de espaço, o soprador pode ser aplicado em automóveis de passeio e veículos comerciais leves e pesados. Seu desenvolvimento foi acelerado com o uso de inteligência artificial generativa, que criou mais de 30 milhões de simulações virtuais em tempo recorde, processo que os engenheiros da MAHLE chamam de “engenharia sobre-humana”.

Motor a etanol: MAHLE pronta para os combustíveis sustentáveis

Para reforçar sua aposta na diversidade tecnológica, a MAHLE também apresenta componentes para motores a combustão interna compatíveis com combustíveis renováveis, como o etanol. Estudos de ciclo de vida mostram que o uso de etanol puro (E100) pode reduzir as emissões de CO2 em até 70%. A nova solução da MAHLE, composta por pistões, anéis, pinos, válvulas e o conjunto chamado “power cell unit”, foi projetada especificamente para atender às exigências técnicas do etanol.

Os componentes otimizados oferecem menor consumo de óleo lubrificante, alta resistência ao desgaste, à corrosão e ao calor. Além disso, permitem uma economia de até 1,5% no consumo de combustível. Isso comprova que, mesmo após mais de um século de evolução dos motores, ainda há espaço para melhorias significativas e redução de emissões.

Sobre a MAHLE

A MAHLE é uma parceira internacional de desenvolvimento e fornecedora para a indústria automotiva, com clientes nos setores de automóveis de passeio e veículos comerciais. Fundada em 1920, o grupo de tecnologia está empenhado na mobilidade neutra em termos climáticos do amanhã, com foco nas áreas estratégicas de eletrificação e gerenciamento térmico, bem como em novas tecnologias para reduzir as emissões de carbono do motor a combustão, tais como células de combustível ou motores de combustão limpa e altamente eficientes com combustíveis alternativos e hidrogênio. Atualmente, um em cada dois veículos no mundo é equipado com componentes MAHLE.

Globalmente, a MAHLE gerou vendas de € 11,7 bilhões em 2024. Empregando aproximadamente 68.000 pessoas em 135 unidades de produção e 11 centros de tecnologia, a empresa está representada em 28 países. (em 31/12/2024)

#weshapefuturemobility

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