Publicidade

Voith está lançando um conceito inovador de reciclagem para feltros de prensa em parceria com a Aquafil

Os feltros de prensa Infinity +Green, desenvolvidos para reciclagem e produzidos de forma sustentável, reduzem a pegada de carbono do produto em 15%;


A Voith, fornecedora completa de soluções para a indústria de papel, está lançando um conceito inovador de reciclagem para feltros de prensa em parceria com a Aquafil, permitindo que os fabricantes de papel reduzam drasticamente sua pegada de carbono específica. Os novos feltros de prensa Infinity +Green e o ciclo fechado de reciclagem reduzem as emissões de Escopo 3 em até 31%.

“A maior parte das emissões de CO2 na produção de feltros de prensa está relacionada à obtenção de matérias-primas”, explica Anne Klaschka, Gerente Global de Produto para Feltros de Prensa da Voith Paper. “Além disso, cerca de 20% são causados pelo descarte no fim da vida útil. O foco em soluções de reciclagem é uma consequência lógica e apoia os fabricantes de papel em seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade. Nos propusemos a tarefa de desenvolver um conceito inovador que atenda tanto aos requisitos da indústria quanto aos objetivos ambientais”, afirma Klaschka

Conceito “Design para Reciclagem”

Os feltros de prensa Infinity +Green foram especialmente desenvolvidos para reciclagem, com atenção especial à homogeneidade do produto. Graças à aplicação do conceito “Design para Reciclagem”, apenas um tipo de poliamida é utilizado na produção. Para atender aos altos padrões de qualidade exigidos para as vestimentas de máquinas de papel, a Voith utiliza reciclagem química por despolimerização, em parceria com a Aquafil, pioneira na reciclagem de PA 6. Nesse processo, o PA 6 usado é convertido em caprolactama, purificado e repolimerizado em grânulos de PA 6 de alta qualidade sob a marca ECONYL.

A despolimerização demonstrou ser menos intensiva em energia do que outros métodos de reciclagem química. Além disso, esse processo preserva a qualidade original do material, pois, ao contrário da reciclagem mecânica, não há perda de qualidade devido à degradação do material (downcycling).

Reutilização de recursos com baixa emissão

A Voith utiliza grânulos reciclados ECONYL da Aquafil para produzir novo material para feltros de prensa em sua própria unidade, com exatamente o mesmo desempenho de materiais novos. A produção utiliza apenas eletricidade verde, parcialmente gerada por sua própria usina hidrelétrica. Com esse design inovador e métodos sustentáveis, os fabricantes de papel que usam Infinity +Green reduzem as emissões de Escopo 3 em 15% em comparação com feltros convencionais.

Ciclo fechado garante mais 16% de redução

O conceito de reciclagem em ciclo fechado reduz a pegada de carbono do produto em mais 16%. “Na Voith, enviamos nossos próprios resíduos de produção para a Aquafil”, afirma Klaschka. “Além disso, estamos estabelecendo uma cadeia de reciclagem para nossos clientes na região EMEA.” Assim, feltros usados e resíduos inevitáveis são transformados em novos feltros de alto desempenho. “Combinando os feltros Infinity +Green com a reciclagem de feltros usados, já é possível alcançar uma economia de até 31% na pegada de CO2”, destaca Klaschka.

Os novos feltros são compatíveis com qualquer configuração de máquina e já estão disponíveis na região EMEA, com planos de expansão global. Com os feltros de prensa Infinity +Green, a Voith alcançou um avanço no processo de reciclagem de produto para produto. Os avanços mais recentes reforçam o compromisso do fornecedor completo líder com um futuro sustentável e sua missão de apoiar os fabricantes de papel na conquista de suas ambiciosas metas de sustentabilidade. 

Marcus Vinícius <marcus.vinicius@lvba.com.br>

Publicidade