Projeto desenvolvido por estudantes pretende reduzir tempo de degradação de plásticos
Comunicação CPS -
Batizado de ‘Lavoisier’, em homenagem ao químico francês
Lavoisier é o nome da composteira otimizada desenvolvida por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Padre Carlos Leôncio da Silva, de Lorena, em homenagem ao químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), que teria cunhado a frase “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
“Nossa ideia é transformar o que foi tomado da natureza, e devolver com qualidade e agilidade. Por isso, a homenagem”, explica o professor Fábio Moreira de Jesus, um dos idealizadores do projeto. Responsável pelas aulas de química na unidade, o educador identificou a grande sobra de plásticos gerada pela popularização das impressoras 3D ao reunir-se com o colega João Lourenço, que atua na área de tecnologia da informação.
“Ainda que seja usado o PLA, um plástico biodegradável, o processo de decomposição normalmente demora seis meses, o que gera um grande acúmulo de resíduos”, conta. “Nossa proposta é otimizar variáveis, como temperatura, concentração de oxigênio, pH e tipo de adubo, para acelerar o processo.”
Trabalho multidisciplinar
Identificados os interesses pelo tema, três alunos uniram-se ao projeto: Sofia Louise de Abreu e Ana Luiza Granato Lima, alunas da segunda série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Serviços Jurídicos, e Miguel Augusto Ferreira Gonzaga, da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Marketing. O projeto foi um dos finalistas da 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março, no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP).
“Nos vários testes que já fizemos é possível perceber que a alteração de pH e temperatura geram uma aceleração do processo. Como adubo, estamos usando esterco de galinha, no lugar do tradicional, de vaca”, explicam os estudantes. “Na escola, existe uma composteira tradicional. A nossa é otimizada e estamos rodando os testes para comparar os solos e verificar o real impacto da proposta.”
Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
Tel: (11) 3324-3385 / 3324-3362 / 3324-3363
Plantão
imprensa@cps.sp.gov.br - www.cps.sp.gov.br