KATZEN International foi escolhida pela Be8 para fornecer tecnologia de processo e projeto
Analítica Comunicação -
Para a segunda fase da principal unidade de etanol à base de trigo da Be8 em Passo Fundo
A empresa americana KATZEN International foi escolhida pela Be8 para fornecer tecnologia de processo e projeto para a segunda fase da principal unidade de etanol à base de trigo da Be8 em Passo Fundo (RS). Com lançamento previsto para o final de 2026, a planta integrará a produção de glúten vital de trigo de alto valor, além de etanol e DDGs (Distiller’s Dried Grains with Solubles, ou Grãos Secos de Destilaria com Solúveis).
A unidade processará 525.000 toneladas de cereais de inverno anualmente, incluindo trigo, triticale e milho, para produzir 210 milhões de litros de etanol, 153.000 toneladas de farelo - conhecido como DDGS - e 27.000 toneladas de glúten vital. O projeto utiliza a tecnologia de processo proprietária da KATZEN por meio de sua subsidiária, a KATZEN Brasil, que fornece serviços de projeto de engenharia, ligação com a construção e startup.
Com a demanda por etanol atualmente suprida inteiramente por importações de outros estados do país, esta planta representa um passo importante na redução da dependência do Rio Grande do Sul de fontes externas de combustível. Além disso, de acordo com o Abritrigo o Brasil gasta cerca de US$ 40 milhões anualmente importando glúten vital, principalmente da Europa. A produção da planta Be8 tem condição de atender a demanda interna e contará com excedente com potencial para exportação, fortalecendo a posição do Brasil neste segmento.
A expectativa é que o projeto crie mais de 1.000 empregos diretos e indiretos durante a construção e 175 empregos diretos permanentes após a conclusão, proporcionando um impulso significativo à economia regional.
A iniciativa também representará um aumento na oferta de DDGS para as cadeias produtivas de proteína animal, além de promover o investimento no desenvolvimento de tecnologia genética para a produção de trigo específico para a produção de etanol e ser uma oportunidade viável de renda para agricultores com culturas de cereais de inverno.
“Esta parceria demonstra nosso compromisso contínuo com soluções inovadoras e de alto desempenho para biocombustíveis à base de grãos para o mercado brasileiro e mundial”, disse Dave Lococo, CEO da KATZEN. “É uma honra para nós apoiar a visão da Be8 com a tecnologia KATZEN, que não apenas aumenta a eficiência, mas também promove a sustentabilidade econômica e ambiental.”
“Estamos avançando com o projeto da planta de etanol reunindo parceiros tecnológicos que nos permitirão atingir nossas metas de desenvolvimento e inovação, com operação prevista para 2026”, destacou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8. “Temos o prazer de avançar neste projeto com a parceria da KATZEN”, concluiu.
A tecnologia de processo e a engenharia da KATZEN atualmente suportam 60% da capacidade de etanol de grãos do Brasil e 50% da produção comercial de etanol da Europa, incluindo projetos históricos baseados em trigo, como uma planta de 400 milhões de litros no Reino Unido e uma planta de etanol e glúten vital com capacidade de 200 milhões de litros por ano na Áustria. O projeto Be8 representa um avanço ousado nos esforços do Brasil para diversificar as matérias-primas para biocombustíveis além da cana-de-açúcar, transformando culturas subutilizadas em ativos nacionais estratégicos.
Isabela Miranda <isabela.miranda@analitica.inf.br>