Publicidade

Schneider Electric lança novo curso gratuito para capacitação em eletricidade

Conteúdo online abrange desde fundamentos de eletricidade e normas de segurança até instalações e gerenciamento de sistemas elétricos


A Schneider Electric, líder em transformação digital da energia e automação, lança – por meio de sua Fundação - o curso Conceitos Básicos para Introduzir Eletricidade na Schneider Electric University, sua plataforma digital de aprendizagem. O conteúdo gratuito simula a configuração elétrica de uma casa de pequeno porte, abordando desde conceitos fundamentais de eletricidade e normas de segurança até atividades aplicadas, como instalação de tomadas, planejamento de cabos e implementação de poço de aterramento.

Disponíveis em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, indonésio e chinês), as aulas são organizadas em módulos de 30 a 75 minutos que combinam conceitos teóricos básicos - como tensão, corrente, resistência e circuitos - com práticas primordiais para preparar os alunos para atuar de maneira segura e eficiente na instalação e conexão de sistemas elétricos. Essa metodologia possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades técnicas sólidas, aplicando diretamente o conhecimento em situações reais do dia a dia, bem como garantindo a qualidade e a segurança dos trabalhos realizados. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado oficial da companhia. 

Urgência global por profissionais capacitados

A transição para uma economia de baixo carbono tem ampliado a demanda por profissionais qualificados em áreas como automação, eficiência energética e sustentabilidade. Instalar sistemas elétricos de forma segura e eficiente em residências, indústrias e infraestruturas críticas se faz necessário para viabilizar essa transformação. No entanto, o mundo enfrenta uma escassez crescente de mão de obra técnica. Segundo a McKinsey & Company, há um déficit global de mais de 2,8 milhões de eletricistas - e o Brasil não está imune à essa realidade.

Diante desse cenário, a Schneider Electric mantém um compromisso global de treinar 1 milhão de pessoas em gestão de energia até o final de 2025, sendo que 928 mil pessoas já foram beneficiadas. “Descarbonizar não pode ser uma ação isolada - é preciso associar esse propósito ao desenvolvimento de habilidades, por isso queremos ampliar o acesso à qualificação técnica e fortalecer a inclusão digital. Investir na formação das pessoas é o melhor caminho para alcançar esse objetivo, conectando educação, inovação e desenvolvimento sustentável”, afirma Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul e chair do grupo de trabalho Empregos e habilidades verdes da iniciativa Sustainable Business COP30.

Formação acessível e adaptada para o mercado do futuro

A Schneider Electric University oferece mais de 300 cursos em 15 idiomas - incluindo o português do Brasil - de temas como eficiência energética, instalações elétricas, automação, data centers e sustentabilidade. Os módulos são dinâmicos, gratuitos e 100% online, ficam disponíveis 24 horas por dia, permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo por meio de qualquer dispositivo. Outros cursos estão em desenvolvimento, como sobre a transição energética e instalação solar. A plataforma da Schneider Electric University pode ser acessada aqui.

Gustavo Fritz <gustavo.fritz@rpmacomunicacao.com.br>

Publicidade