Alstom anunciou um importante marco na produção dos trens para a Linha 7 do Metrô de Santiago
Imagem Corporativa -
Um total de 37 trens, com cinco carros cada, estão sendo produzidos na fábrica de Taubaté, em São Paulo, Brasil
A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, anunciou um importante marco na produção dos trens para a Linha 7 do Metrô de Santiago. A primeira caixa (bloco estrutural fundamental de um trem) foi concluída na fábrica da Alstom em Taubaté, no estado de São Paulo, Brasil.
Ao todo, 37 trens, cada um com cinco carros, serão produzidos na unidade da Alstom em Taubaté. Esses trens fazem parte de um contrato entre a Alstom e o Metrô de Santiago, que inclui o fornecimento do sistema de sinalização Urbalis CBTC, um contrato de manutenção com duração de 20 anos, 37 trens Metropolis e um sistema completo e inovador de manutenção preditiva para os trens, trilhos e rede aérea do metrô da capital chilena.
“A produção da primeira caixa representa um marco importante entre muitos outros que virão neste processo de fabricação dos trens. Esses trens não apenas irão elevar a qualidade da mobilidade e do transporte no Chile, garantindo deslocamentos confiáveis, seguros e acessíveis, mas também oferecerão à cidade de Santiago uma forma eficiente e ambientalmente amigável de transporte para milhões de passageiros”, afirma Denis Girault, Diretor Geral da Alstom no Chile.
Os trens Metropolis da Alstom são fabricados em aço inoxidável e oferecem alta durabilidade – com vida útil superior a 40 anos – e menor consumo de energia elétrica. Cada trem possui 102 metros de comprimento e capacidade para transportar até 1.250 pessoas. Eles foram projetados para proporcionar uma viagem segura e confortável. Os carros contarão com quatro portas largas de cada lado para facilitar o embarque e desembarque dos usuários, corredores amplos e passagens abertas entre os carros, permitindo a circulação fluida dos passageiros. Os trens Metropolis de Santiago também serão equipados com ar-condicionado e um avançado sistema de informação ao passageiro, com atualizações sobre o trajeto e as estações, portas USB para carregamento de dispositivos e um sistema de cibersegurança. Essa rede de segurança também incluirá câmeras de alta resolução e interfones, permitindo aos usuários se comunicarem com o centro de controle do metrô.
Metrô de Santiago
Atualmente, o Metrô de Santiago opera sete linhas, que contam com 143 estações. Este sistema de transporte público cobre aproximadamente 150 quilômetros na capital chilena e transporta cerca de 2,5 milhões de passageiros diariamente.
Em construção, a Linha 7 do Metrô de Santiago terá 26 quilômetros de extensão e incluirá 19 estações. A linha passará por sete distritos: Renca, Cerro Navia, Quinta Normal, Santiago, Providencia, Vitacura e Las Condes; três desses – Renca, Cerro Navia e Vitacura – serão atendidos pela rede de metrô pela primeira vez, beneficiando uma população estimada em 1,4 milhão de habitantes. Quando a Linha 7 entrar em operação, o tempo previsto de viagem entre as futuras estações terminais será de 37 minutos, representando uma redução de 54% no tempo de deslocamento em comparação ao sistema atual de ônibus (aproximadamente 80 minutos).
Alstom no Chile
A Alstom está presente no Chile há mais de 75 anos, participando do desenvolvimento da infraestrutura do país, contribuindo para o progresso social e respeitando o meio ambiente. Seu papel como principal fornecedora dos sistemas de metrô de Santiago e Valparaíso se comprova por sua ampla oferta de produtos e serviços inovadores. O desenvolvimento econômico elevou a demanda por infraestruturas ferroviárias urbanas, interurbanas e de carga. A Alstom tem experiência em todas essas áreas e está comprometida em ajudar a melhorar a qualidade de vida e a segurança.
Com mais de 600 funcionários distribuídos em 8 centros, a Alstom está presente no Chile com seus trens de metrô, trens regionais, sistemas de sinalização e serviços de infraestrutura e manutenção. A empresa participa dos principais projetos ferroviários do país, incluindo os do Metrô de Santiago, EFE Valparaíso e da Empresa de Ferrocarriles del Estado (EFE), como a linha Alameda-Nos. Até o momento, a Alstom forneceu ao Metrô de Santiago as frotas NS74, NS93, AS02, NS04 e NS16. Em breve, essas frotas contarão com os novos trens AS22 para a Linha 7.
Contatos
Latin America
Vinicius RIQUETO
+55 11 99865-1563
vinicius.riqueto@alstomgroup.com
Imagem Corporativa <anapaula.joaquim@iccom.com.br@