Publicidade

Hengst Brasil acaba de conquistar o certificado de energia limpa

A sustentabilidade é um dos pilares da atuação da Hengst e está no centro de sua estratégia industrial.


A Hengst Brasil acaba de conquistar o certificado de energia limpa, por ter evitado a emissão de mais de 123,8 toneladas de CO2 em 2025. Esse reconhecimento ambiental se soma ao selo Carbono Neutro recebido em 2024, após a neutralização de 234 toneladas de CO2, e reforça o protagonismo da empresa em práticas sustentáveis.

A sustentabilidade é um dos pilares da atuação da Hengst e está no centro de sua estratégia industrial. A planta de Joinville (SC) tem se destacado pela adoção de iniciativas concretas, com investimentos em tecnologias voltadas à redução de resíduos, reaproveitamento de materiais e ganhos em eficiência energética. Entre as ações sustentáveis promovidas pela empresa estão o projeto Pure Filter, o plantio de árvores, a utilização de embalagens recicladas, mutirões de limpeza e o programa Aterro Zero.

O compromisso com a responsabilidade ambiental se alia à excelência técnica da Hengst Brasil. Neste ano a companhia foi reconhecida novamente pela General Motors com o GM Supplier Quality Excellence Award 2024, uma das premiações mais importantes da indústria automotiva mundial, entregue em abril de 2025.

A premiação, na categoria Propulsion, é concedida a fornecedores que se destacam de forma consistente em critérios rigorosos de qualidade, entrega e melhoria contínua. Mais do que um prêmio, a conquista reafirma a confiança da GM na Hengst como parceira estratégica em soluções de filtração automotiva de alto desempenho.

“O reconhecimento é reflexo direto da nossa cultura de excelência, construída por um time comprometido e focado em superar as expectativas. Estamos orgulhosos por voltar a conquistar essa premiação, que valida nosso esforço diário e a confiança da GM no trabalho da Hengst”, afirma Marco Antônio Bertolin, CEO da Hengst Brasil e da Hengst para o mercado latino-americano.

A conquista também foi celebrada por Thiago Warmling, Head de Compras e Qualidade da Hengst Brasil. “Este é nosso segundo prêmio de qualidade nos últimos 6 meses: Zero Falhas da Volkswagen ao final de 2024 e agora o Supplier Excellence Award em 2025. A Hengst sempre foi sinônimo de qualidade e, cada vez mais, os reflexos do zelo por cada cliente e peça produzida são percebidos por meio desses reconhecimentos. A implementação constante de sistemas de qualidade, a renovação e atualização da gestão e do time foram essenciais para estas premiações.”

Com 25 anos de operação no Brasil, a Hengst é referência em sistemas de filtragem para motores de veículos pesados, leves e aplicações industriais. Sua fábrica em Joinville (SC) tem 11 mil m² de área construída, em um terreno de 186 mil m², e cerca de 180 colaboradores responsáveis por uma produção anual de aproximadamente meio milhão de módulos e sistemas de filtragem. A empresa atende grandes montadoras como Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania, MAN e MWM, e lidera as exportações do grupo para a América Latina.

Além do setor automotivo, a Hengst tem expandido sua atuação para a filtração industrial com aquisições estratégicas como o Grupo Linter e a Aeroglass, ambos no Brasil. No cenário global, o grupo incorporou empresas como Nordic Air Filtration, Delbag, Bosch Rexroth Filtration, Artemis Control AG, Filtration Air Solutions, Main Filter e CSC Tech, reforçando seu portfólio em soluções para ar limpo e qualidade da água.

Com presença em mais de 28 localidades nos cinco continentes e cerca de 3.700 colaboradores, o Grupo Hengst visa alcançar 1 bilhão de euros em faturamento até 2030 — crescimento impulsionado por inovação, qualidade e sustentabilidade.

Cecília Schonenberg <cecilia@cwconsult.com.br>

Publicidade