Schneider Electric lança o Capítulo 3 da Escola de Sustentabilidade
RPMA Comunicação -
Material aborda como as empresas podem descarbonizar com eficiência energética, menor pegada de carbono e vantagem competitiva
A Schneider Electric, líder em transformação digital da energia e automação, está lançando o Capítulo 3 da sua Escola de Sustentabilidade online - programa de treinamento gratuito projetado para capacitar seus parceiros do ecossistema de canais a se tornarem líderes em sustentabilidade.
Este capítulo vai focar em ensinar empresas sobre como descarbonizar e desbloquear os benefícios competitivos da sustentabilidade por meio da eletrificação e digitalização. A partir de pesquisas que mostram que não se adaptar aos riscos físicos do clima pode resultar em perdas de até 7% nos ganhos anuais até 2035, a urgência por ações climáticas corporativas é clara. O Capítulo 3 enfrenta esse desafio de frente, oferecendo insights práticos para ajudar as organizações a se manterem resilientes e lucrativas em um mundo em rápida transformação.
Lançada externamente pela primeira vez em 2023, a Escola de Sustentabilidade oferece cursos interativos focados em ajudar organizações a melhorar seu desempenho em sustentabilidade. O programa de três partes aborda a crescente necessidade de treinamentos acessíveis e práticos sobre temas-chave de sustentabilidade. Os Capítulos 1 e 2, já disponíveis, cobrem os fundamentos da sustentabilidade e os passos que as empresas podem seguir para construir e implementar uma estratégia de descarbonização.
O Capítulo 3 explora como as empresas podem impulsionar a descarbonização por meio do aumento da eficiência energética, da redução da pegada de carbono e das vantagens estratégicas da sustentabilidade apresentando roteiros personalizados para setores-chave, que incluem:
- Energia e Edificações: estratégias para limitar o carbono incorporado; ferramentas para medir, monitorar e reduzir o uso de energia e as emissões por meio da automação; eletrificação do transporte; modernização de sistemas prediais e da infraestrutura elétrica; e implementação de energia renovável no local.
- Tecnologia da Informação (TI): aproveitamento da digitalização para coletar dados de sustentabilidade e impulsionar a descarbonização por meio de soluções tecnológicas inovadoras.
- Residencial: redução da pegada de carbono das residências com melhorias em eficiência energética, habilitação de capacidades prosumer e avanço da sustentabilidade em habitações multifamiliares.
- Automação Industrial: estabelecimento de bases para a sustentabilidade, adoção de inversores de frequência e plataformas de gerenciamento de motores, e design de arquiteturas de sistemas orientadas à sustentabilidade.
Esse capítulo introduz ferramentas e soluções práticas que tornam a transformação sustentável tanto tangível quanto mutuamente benéfica para as companhias e seus clientes. Ele serve como ponto de partida para melhorar o desempenho empresarial e transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva.
“Tenho orgulho de lançar o próximo capítulo da nossa Escola de Sustentabilidade - um marco muito importante que finalmente reúne tudo. Em nosso compromisso contínuo de capacitar parceiros e clientes em suas jornadas de sustentabilidade, este capítulo lhes fornecerá os insights e ferramentas para, de forma prática, viabilizar a sustentabilidade em suas organizações e para seus clientes”, diz Sorouch Kheradmand, head of Partner Sustainability da Schneider Electric.
“Conforme o mundo se torna mais digital e elétrico, nosso ecossistema de parceiros está exclusivamente posicionado para enfrentar os atuais desafios energéticos”, afirma Frederic Godemel, EVP Energy Management da Schneider Electric. “Toda empresa, independentemente do porte, tem um papel vital na transição energética. Nosso objetivo é ajudá-las a transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva, combinando sustentabilidade ambiental e econômica para prosperar em um mundo em rápida mudança.”
Gustavo Fritz <gustavo.fritz@rpmacomunicacao.com.br>