Publicidade

Gerdau conquista o Selo Ouro do Programa de Logística Verde Brasil

Companhia recebe reconhecimento pelo compromisso com a sustentabilidade em suas operações logísticas


A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, conquistou o Selo Ouro do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), um dos mais importantes reconhecimentos voltados à promoção de práticas sustentáveis no setor logístico, concedido pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). O selo reconhece empresas que se destacam por iniciativas como transporte eficiente, redução de emissões e uso consciente de recursos.

“A conquista do Selo PLVB representa o fortalecimento do nosso compromisso com a sustentabilidade e o reconhecimento público pelas boas práticas logísticas que temos implementado em nossas operações. É o reflexo do trabalho técnico das nossas equipes e do nosso compromisso com soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis”, destaca Carlos Rabito, gerente de supply chain e ferrovias da Gerdau. Além disso, essa certificação consolida a atuação da companhia alinhada aos princípios de sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reafirma o papel da logística como um vetor estratégico para a construção de uma cadeia mais sustentável.

Com o Selo Ouro PLVB, a Gerdau passa a integrar um ecossistema de empresas e especialistas comprometidos com logística sustentável, tendo acesso a treinamentos, capacitações técnicas, publicações de guias e manuais, além da promoção de boas práticas no setor. Uma das iniciativas da Gerdau é o cálculo das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de parte de seus transportes no Brasil. Iniciada em 2022, com o uso da calculadora de emissões de GEE, a ação evidencia, por exemplo, os benefícios ambientais do transporte multimodal.

A Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO2e), de 0,85 t de CO2e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO2e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO2e por tonelada de aço.

Tatiane Fornari Nelli <tatiane.nelli@fsb.com.br>

Publicidade