Fluke apresenta solução que transforma a maneira como os vazamentos em sistemas não pressurizáveis são detectados
EPR Comunicação Corporativa -
O Fluke SB140, projetado para uso em conjunto com os imageadores acústicos da marca, chega ao mercado para acelerar o fluxo de trabalho no teste
A Fluke, líder mundial em ferramentas de teste e medição, acaba de apresentar uma solução que transforma a maneira como os vazamentos em estanqueidade em sistemas não pressurizáveis são detectados. Por meio de uma emissão sonora interna, o sinalizador ultrassônico Fluke SB140 oferece agilidade e confiabilidade para inspeções em ambientes industriais e comerciais, atendendo as mais exigentes demandas de diversos setores.
Segundo o Gerente de Produtos da Fluke para América Latina, Carlos Rubim, o acessório emite ruídos na faixa ultrassônica, que são captados pelo imageador acústico para uma identificação precisa do ponto de fuga. “Ele foi desenvolvido para atuar em conjunto com os imageadores acústicos da marca, ampliando sua capacidade de identificar falhas estruturais, microfissuras e problemas de vedação que impactam diretamente a qualidade do produto e o desempenho energético”, afirma.
Diferentes aplicações
Uma das aplicações tangíveis do acessório é no setor marítimo, para garantir a vedação de containers, por exemplo. “Basicamente se abre o contêiner, aciona o acessório, fecha o contêiner e vê, pelo imageador acústico, se tem qualquer tipo de fresta ou dano que infringe essa vedação”, conta.
O dispositivo também se destaca na indústria automotiva, por meio da inspeção de veículos elétricos, por exemplo. Nesses casos, os compartimentos de bateria precisam ser totalmente selados, mas não são pressurizados, o que dificulta a aplicação de testes tradicionais de estanqueidade.
“Antes, utilizava-se gás hélio para detectar vazamentos, em um processo caro, demorado e de precisão limitada. Com o Fluke SB140, é possível injetar um sinal ultrassônico no sistema e identificar o local exato da falha de vedação de forma rápida, prática e sem desperdícios” explica.
A tecnologia atende ainda setores de alta exigência, como laboratórios farmacêuticos e de microchips, em que é fundamental testar a estanqueidade de salas limpas sem interromper as operações. Para tanto, o equipamento permite testes não invasivos, essenciais para o controle biológico e de partículas nesses ambientes.
“Com a facilidade do Fluke SB140, é possível gerar um sinal sonoro para testar a estanqueidade de portas, janelas e sistemas para identificar possíveis vazamentos ou troca de ar entre os locais”, detalha Rubim.
Qualidade e eficiência energética garantidas
Já na indústria de linha branca, o acessório auxilia na verificação da vedação de geladeiras, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos. “Ele identifica falhas de montagem e defeitos em borrachas ou conexões, que podem comprometer a eficiência energética e gerar transtornos tanto para consumidores, quanto para fabricantes”, afirma Rubim.
Além disso, o Fluke SB140 facilita a identificação de pontos de vazamento, má conexão ou defeito na fabricação, garantindo que o produto entregue ao cliente tenha a qualidade esperada, evitando custos futuros de manutenção.
O executivo finaliza reforçando que o lançamento desse acessório está atrelado ao compromisso da Fluke em atender as demandas emergentes do mercado. “Estamos muito próximos dos clientes justamente para entender como podemos otimizar nossa oferta para que ele mantenha o mundo funcionando de maneira cada vez mais ágil, precisa e segura. Essa escuta atenta nos levou a entender que alguns mercados careciam de uma identificação não apenas de vazamentos, mas também de estanqueidade de sistemas que não estão sob pressão. E assim, endossamos nosso posicionamento de líder de mercado: apoiando os profissionais em todas as suas necessidades”, conclui.
Informações para a imprensa
EPR Comunicação Corporativa
# 11 3815.2910 – www.epr.com.br
Patrícia Barbosa – patricia@epr.com.br
Pedro Massari –pedro@epr.com.br
Rafaela Freires – rafaela@epr.com.br
Maria Luísa Mello – marialuisa@epr.com.br
Bruno Penteado – bruno@epr.com.br