Publicidade

Projeto da Hyundai para tratamento e reaproveitamento da água foi selecionado

Para a nova edição da publicação “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas


A Hyundai Motor Brasil obteve mais um importante reconhecimento em suas práticas sustentáveis. O projeto da fabricante para tratamento e reaproveitamento da água foi selecionado para a nova edição da publicação “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas”, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Nessa iniciativa a Hyundai é destacada por adotar tecnologias avançadas, como ultrafiltração e osmose reversa, para recuperar água de efluentes industriais, o que reduz a captação do rio Piracicaba e promove o reaproveitamento interno.

“A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de ações de sustentabilidade são pilares fundamentais da Hyundai em todo o mundo. No Brasil não é diferente, e atuamos de forma a otimizar o uso de recursos naturais e reduzir o impacto na natureza. Graças a aperfeiçoamentos nos processos produtivos em nossa fábrica, de 2013 pra cá foi possível reduzir o consumo de água em mais de 40 milhões de litros. A publicação da FIESP, em parceria com a CNI, é valiosíssima, tanto para aqueles que já possuem projetos avançados e recebem este reconhecimento, quanto para as empresas que ainda não avançaram nesta área e precisam de referências testadas e comprovadas para iniciar este tipo de trabalho”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Desde o início de suas operações no Brasil, a Hyundai tem colhido frutos do trabalho com foco em sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico. De 2017 até o primeiro semestre de 2024, por exemplo, a empresa contabiliza uma redução de custos de R$ 10 milhões como resultado direto da otimização no consumo de água e do reaproveitamento de efluentes industriais. O reuso em 2023 totalizou 72.884 m³ de água tratada e reutilizada no processo produtivo.

Do ponto de vista global, o projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da ONU: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. No documento da Organização das Nações Unidas o item 6.3.1, em particular, estabelece a meta de, até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos. Além disso, visa reduzir pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentar substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

Publicação da FIESP e CNI ouviu mais de 1.700 empresas

O e-book lançado pela parceria entre FIESP e CNI é resultado de uma convocação pública por práticas em economia circular, que mapeou iniciativas do setor industrial em toda a América Latina e Caribe. Ao todo, foram 275 projetos inscritos, de sete países, com empresas de todos os portes. O processo incluiu soluções que vão desde ações de reciclagem até novos modelos de negócios baseados em inovação tecnológica. Desses, 204 foram selecionados para uma segunda etapa, na qual foram analisados pelos seguintes critérios:

  • Atendimento ao regulamento
  • Potencial de replicabilidade e escalabilidade
  • Impacto da prática circular
  • Caráter inovador da iniciativa
  • Dimensão do problema abordado

A publicação foi concluída e divulgada neste último mês de junho, com os 49 projetos que servirão de exemplo para todo o setor industrial. No total, o levantamento ouviu 1.708 empresas das indústrias extrativa, de transformação e da construção civil, entre 3 e 13 de fevereiro de 2025. O guia “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas”, da FIESP e CNI, pode ser lido na íntegra neste link.

 

Informações para a imprensa

Ketchum-Interfuse

Adelson Junior

adelson.junior@ketchum.com.br

Relações Públicas e Imprensa

Hyundai Motor Brasil

Thais Nunes

thais.nunes@hyundai-brasil.com 

Felipe Vinicius Carlos

felipe.carlos@hyundai-brasil.com

Frota de Imprensa

Danielle Cassiano

danielle.oliveira@hyundai-brasil.com 

Publicidade