Hydro se torna uma das primeiras empresas no segmento de mineração a obter o certificado de conformidade da gestão de rejeitos
Ideal Axicom -
A certificação foi atestada por terceira parte e visa prevenir falhas e aumentar a segurança das instalações de rejeitos
A Hydro se tornou, em 2025, uma das primeiras empresas no mundo no segmento de mineração a obter o certificado de conformidade da gestão de rejeitos com validação de uma terceira parte. O reconhecimento reforça o atendimento ao Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM), atestado em 2023.
O GISTM foi lançado em 2020 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP); pelos Princípios para Investimento Responsável (PRI), uma rede de investidores apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU); e pelo Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), do qual a Hydro é membro. O Padrão visa prevenir falhas catastróficas e aumentar a segurança das instalações de rejeitos. Ele representa uma mudança radical em termos de transparência, responsabilização e salvaguarda dos direitos das pessoas afetadas pelos projetos de mineração.
A Hydro comprometeu-se a implementar o GISTM em todas as suas instalações de rejeitos com classificação de consequência “Muito Alta” em caso de falha. Em agosto de 2023, a empresa alcançou conformidade com o Padrão a partir de uma autodeclaração respaldada pelos Protocolos de Conformidade do ICMM, e em dezembro de 2024 obteve a validação por terceiros, reforçando a excelência da Hydro na gestão de rejeitos e a adesão às melhores práticas de segurança e sustentabilidade.
Paschoal Cataldi, Gerente Executivo das Áreas de Resíduos da Hydro Bauxita & Alumina, enfatizou a importância dessa conquista: “Para a indústria de mineração, a implementação do GISTM é essencial para mitigar riscos, promover operações sustentáveis e construir confiança. A Hydro cumpriu seu compromisso de implementar os requisitos do Padrão Global e, com a validação externa, reforçamos ainda mais nossa responsabilidade com a segurança e a sustentabilidade.”
A conformidade com o GISTM foi validada por meio de auditoria externa, que atestou a conformidade com 77 requisitos de alto padrão de segurança e sustentabilidade, em suas seis áreas: comunidades afetadas; base integrada de conhecimento; projeto, construção, manutenção, monitoramento e fechamento de estruturas; gestão e governança; ações de emergência e reparos de longo prazo; e divulgação pública.
A validação de terceira parte foi uma conquista obtida por meio do engajamento de mais de 70 profissionais, de 23 áreas, que trabalharam de forma colaborativa na jornada de implementação do Padrão. Dessa forma, a Hydro mostra que está comprometida com o objetivo final de evitar qualquer dano às pessoas e ao meio ambiente (zero dano), com tolerância zero para fatalidades humanas, buscando sempre a melhoria contínua da gestão de rejeitos.
Para Paulo Alfenas, Consultor Sênior de Geotecnia da Hydro Bauxita & Alumina e responsável técnico pelo GISTM na Hydro no Brasil, a implementação é resultado de um investimento significativo em tecnologias no estado da arte, segurança e sustentabilidade. “A Hydro reconhece que implementar e manter a conformidade com o GISTM é uma jornada de melhoria contínua, pensamento integrado, aprendizado e trabalho colaborativo.
A implementação do Padrão é um importante passo para mitigar riscos, acelerar o desenvolvimento de operações sustentáveis e criar confiança no setor da mineração. Nós permanecemos comprometidos em manter a conformidade com o Padrão, demonstrando nossa busca contínua pelas melhores práticas de segurança e gestão de rejeitos.”
A Hydro também tem investido fortemente em tecnologias de ponta para melhorar a gestão de resíduos gerados na mineração de bauxita e na produção da alumina. Em Paragominas, a empresa adota o método de "Tailings Dry Backfill", onde os rejeitos de bauxita, após um processo de secagem de até 60 dias, são devolvidos às áreas mineradas, promovendo a reabilitação e reflorestamento das áreas. Já em Barcarena, a refinaria da Alunorte usa um método aprimorado de empilhamento a seco, com filtros prensa que resultam em um resíduo com teor de umidade extremamente baixo, ocupando apenas um quarto da área necessária quando comparado aos depósitos convencionais.
Ideal Axicom (gabriel.martino@ideal-axicom.com)
Informações de imprensa: hydro@ideal-axicom.com