Publicidade

Representantes da EMBRAPII estiveram em Foz do Iguaçu para uma agenda técnica com a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec

Comitiva apresentou modelo de apoio a projetos de P&D e conheceu iniciativas em hidrogênio, biogás e gestão energética


Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) estiveram em Foz do Iguaçu para uma agenda técnica juntamente com a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec. A visita teve como objetivo aproximar a organização das iniciativas em pesquisa, desenvolvimento e inovação conduzidas na região, com foco especial no setor energético.

A programação iniciou no Centro Executivo da Itaipu Binacional, onde os representantes da EMBRAPII foram recebidos pelo diretor Financeiro Executivo da usina, André Pepitone. Na sequência, a comitiva seguiu para o Itaipu Parquetec, onde foi recepcionada por representantes da diretoria e das áreas técnicas. A visita incluiu passagens pela unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis, do CIBiogás, e pela planta de produção de Hidrogênio de Baixo Carbono.

Durante a reunião institucional, foram apresentados projetos e competências de diversas áreas do Parque, incluindo soluções em biogás, gestão energética e tecnologias em hidrogênio, desenvolvidos em parceria com o CIBiogás e outras instituições do ecossistema de inovação.

De acordo com o diretor Superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, a aproximação com a EMBRAPII é estratégica para fortalecer a atuação do Parque como fornecedor de soluções tecnológicas voltadas à indústria nacional. “Acreditamos que nossos centros de competência têm capacidade técnica para apoiar a indústria brasileira nos desafios da transição energética. Com o apoio da EMBRAPII e da Itaipu Binacional, estamos empenhados em nos credenciar como unidade EMBRAPII e contribuir com soluções estratégicas para o Brasil”, afirmou.

O encontro também possibilitou a apresentação do modelo de operação da EMBRAPII, que atua por meio de unidades credenciadas com autonomia para firmar parcerias com o setor industrial. A organização co-financia projetos de P&D com recursos não reembolsáveis, acelerando a inovação tecnológica nas áreas de interesse empresarial.

Representantes da EMBRAPII estiveram em Foz do Iguaçu para uma agenda técnica com a Itaipu Binacional e o Itaipu ParquetecRepresentantes da EMBRAPII estiveram em Foz do Iguaçu para uma agenda técnica com a Itaipu Binacional e o Itaipu ParquetecO presidente da EMBRAPII, Álvaro Prata, destacou que a missão da entidade é fomentar a inovação industrial como forma de aumentar a competitividade das empresas brasileiras e inseri-las de forma mais sólida no cenário global. “A indústria nacional tem potencial, mas precisa investir mais em inovação. Para isso, é essencial que tenhamos unidades com competência técnica, infraestrutura e vínculo com o mercado. E o que vimos aqui foi exatamente isso: um ecossistema com pessoas qualificadas, experiência tecnológica e capacidade de entrega. Estamos confiantes de que o Parque e os demais parceiros da região estão prontos para se tornar unidades EMBRAPII”, avaliou.

Para o gestor do Centro de Negócios do Itaipu Parquetec, Jonhey Lucizani, a visita representa um reconhecimento da relevância dos ativos tecnológicos da região frente às grandes unidades EMBRAPII do país. “Estamos demonstrando que temos conexão com o setor produtivo e capacidade de contribuir com o ecossistema nacional de inovação. Trabalhamos com temas como descarbonização, hidrogênio, novos combustíveis e gestão energética, com aplicações tanto para o setor elétrico quanto para a mobilidade”, explicou. Ele ressaltou que o credenciamento como unidade EMBRAPII ampliará a capacidade de captação de recursos e tornará os projetos mais acessíveis à indústria. “A EMBRAPII permite reduzir, aproximadamente, até 30% os custos dos projetos para as empresas. Isso é um diferencial competitivo e fortalece o que já vínhamos desenvolvendo com apoio de outras instituições como ANEEL, ANP e FINEP”, concluiu.

Além do presidente da EMBRAPII, Álvaro Prata, participaram da visita o diretor de Operações, Marcelo Prim, e o coordenador de Relações com o Mercado, Fábio Cavalcante. Pelo Itaipu Parquetec, acompanharam as atividades o diretor de Tecnologias, Alexandre Leite; o gestor de Gestão Energética, Tales Jahn; o gestor de Tecnologias em Hidrogênio, Daniel Cantane; e o gestor do Centro de Negócios, Jonhey Lucizani. Também esteve presente Aline Scarpetta, diretora de Engenharia e Inovação do CIBiogás.

Imprensa ItaipuParquetec (comunicacao@itaipuparquetec.org.br)    

Publicidade