Publicidade

3ª edição do Encontro de Negócios Mulheres na Exportação

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Encontro de Negócios Mulheres na Exportação até 30 de junho, de forma gratuita


Empresárias brasileiras que desejam ampliar a atuação no mercado internacional têm até o dia 30 de junho para se inscrever, gratuitamente, na 3ª edição do Encontro de Negócios Mulheres na Exportação, no Portal da Indústria. A iniciativa oferece duas etapas de capacitação e consultoria em julho e uma rodada de negócios internacional, com tradução simultânea, em setembro. As atividades são virtuais.  

O Encontro é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN). 

O projeto tem como objetivo promover a internacionalização de negócios liderados por mulheres, com foco nos mercados da América Latina e América Central.  

Para a gerente de Promoção Comercial da CNI, Tatiana Farah, a internacionalização de negócios liderados por mulheres é uma estratégia que une diversidade, inovação e competitividade. “O Encontro de Negócios Mulheres na Exportação oferece às empresárias brasileiras não apenas acesso a mercados internacionais, mas também ferramentas práticas e apoio técnico para ampliar sua presença global de forma qualificada e sustentável”, destaca.  

"Ampliar a presença de mulheres no comércio internacional é uma das prioridades estratégicas da ApexBrasil. Por meio do nosso Programa Mulheres e Negócios Internacionais, temos trabalhado para facilitar o acesso e apoiar o protagonismo feminino em mercados globais. Iniciativas como o Encontro de Negócios Mulheres na Exportação são fundamentais para conectar essas lideranças a oportunidades reais de capacitação, conexões comerciais e internacionalização”, ressalta Clarissa Alves Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil. 

Empresárias receberão treinamento e consultoria 

As empresárias inscritas participarão de uma capacitação online, entre os dias 8 e 11 de julho, sobre os benefícios da exportação, estratégias para rodadas de negócios e o uso da plataforma de matchmaking — um processo que conecta empresas e compradores com base em critérios específicos para criar oportunidades comerciais qualificadas.   

Na segunda etapa, entre 16 e 12 de setembro, as participantes contarão com consultorias individuais, realizadas entre 16 de julho e 12 de setembro, para ajustes nas estratégias comerciais e na apresentação das empresas.  

As rodadas de negócios internacionais acontecerão nos dias 23 e 24 de setembro, de forma virtual e com suporte de tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho. O projeto é voltado para empresas dos setores de cosméticos, alimentos e bebidas, lideradas por mulheres ou que possuam mulheres na liderança da área de exportação. 

O encontro faz parte dos esforços da CNI, da Rede CIN e da ApexBrasil para fortalecer a presença das empresas brasileiras no comércio internacional, com foco na inclusão, na diversidade e na geração de negócios sustentáveis. 

Sobre a Rede SIM  

A Rede SIM é uma iniciativa coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que atua para facilitar e acelerar a abertura de empresas no Brasil, promovendo a simplificação do ambiente de negócios e a modernização dos processos relacionados ao registro e à legalização de empresas.  

Por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais, a Rede SIM busca integrar e desburocratizar os sistemas de registro, contribuindo para a redução do tempo e dos custos para empreender no país. A iniciativa está alinhada com os esforços da CNI para melhorar o ambiente regulatório e fomentar a competitividade da indústria brasileira.  

Entre suas ações estão o apoio técnico à digitalização de serviços públicos, o estímulo à interoperabilidade entre sistemas governamentais e a promoção de boas práticas de governança e atendimento ao cidadão empreendedor. A Rede SIM também desempenha um papel estratégico na articulação entre o setor produtivo e o poder público, reforçando o compromisso da CNI com um Brasil mais simples para empreender e mais eficiente para crescer. 

Sobre a ApexBrasil 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. 

Serviço 

Inscrições: t.ly/UFOdX 

Capacitação: entre 8 e 11 de julho 

Consultorias individuais: entre 16 de julho e 12 de setembro 

Rodadas de negócio: 23 e 24 de setembro 

Dúvidas e informações: (51) 99962-0475 ou cinbusiness@fiergs.org.br 

Jornalismo - CNI (imprensa@cni.com.br)    

Publicidade