Publicidade

Braskem celebra o aniversário de 53 anos da unidade Q3

Conhecida como Cracker, planta pioneira no Polo Petroquímico do ABC se mantém como peça-chave da indústria química nacional e referência em segurança


A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, celebra, neste mês, o aniversário de 53 anos da unidade Q3, conhecida como Cracker, localizada em Santo André.

Primeira planta petroquímica do Polo Petroquímico do ABC, a unidade foi inaugurada em 1972 e marcou o início da industrialização química em larga escala na região, contribuindo decisivamente para a consolidação do parque industrial paulista e para o desenvolvimento da cadeia petroquímica no Brasil.

A Q3 é responsável por um dos processos mais estratégicos da operação da Braskem: o craqueamento, em que matérias-primas como nafta e gás de refinaria são transformadas em insumos básicos, essenciais para a fabricação de plásticos e produtos utilizados em setores como saúde, alimentos, construção civil, transporte e energia.

Atualmente, a unidade conta com cerca de um pouco mais de 600 integrantes diretos e quase 2000 profissionais terceirizados, gerando emprego e renda para o município e todo seu entorno, na região do Grande ABC e Zona Leste de São Paulo . Ao longo dessas cinco décadas, a Q3 passou por diversas modernizações. Nos anos 1990, recebeu investimentos em automação e controle avançado de processos e na década de 2010, implementou sistemas robustos de gestão de segurança e eficiência energética, endossando um processo industrial seguro e estável. Mais recentemente, a unidade passou a integrar metas ambiciosas da companhia em relação à descarbonização e à economia circular, com foco na redução de emissões, otimização do uso de recursos e reaproveitamento de matérias-primas.

“A Q3 é um símbolo da força industrial do ABC paulista. São 53 anos de operação ininterrupta, impulsionando a economia local, gerando empregos qualificados e contribuindo com o desenvolvimento do setor químico nacional. Mais do que uma unidade produtiva, ela representa a capacidade da Braskem de evoluir com responsabilidade, sempre com foco em segurança, inovação e sustentabilidade”, afirma Luis Pazin, Diretor Industrial da Regional São Paulo.

Operar uma planta petroquímica com mais de meio século de história impõe desafios técnicos, regulatórios e ambientais constantes. A complexidade dos processos, demanda equipes altamente capacitadas, sistemas de segurança de última geração e uma cultura organizacional voltada para a integridade e o cuidado com as pessoas e o meio ambiente.

“Temos um enorme respeito pela trajetória da Q3, mas é olhando para frente que reforçamos o nosso compromisso. Queremos que a planta siga sendo, pelos próximos 50 anos, exemplo de excelência, inovação e responsabilidade industrial”, completa Pazin.

A presença da Q3 em Santo André também se reflete no impacto positivo para o entorno. A planta participa ativamente de programas sociais e ambientais e promove ações voltadas à formação profissional de jovens e adultos, apoio de desenvolvimento a empreendedores e fornecedores locais, além de manter um canal permanente de diálogo com lideranças comunitárias, por meio do Programa de Relacionamento com Comunidades.

A comemoração dos 53 anos da Q3 reforça não apenas a importância histórica e técnica da unidade, mas também seu papel como vetor de desenvolvimento sustentável para Santo André e todo o ABC paulista.

Bruna Machado (bruna.machado@agenciafr.com.br)    

Publicidade