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Solução da Bosch disponibiliza dados relevantes sobre as propriedades do combustível e as quantidades utilizadas

Sistema permite a digitalização de documentação da cadeia de fornecimento e fornece evidências da operação de frotas sustentáveis.


Ao redor do mundo, as frotas de veículos podem ser uma das principais fontes de emissões de dióxido de carbono, especialmente no caso de transportadoras e empresas de logística, dessa forma, optar pelo uso de combustíveis sintéticos renováveis pode reduzir significativamente essa pegada de carbono. Porém, o grande desafio é documentar isso, por exemplo, para relatórios de sustentabilidade. É exatamente aí que entra o Digital Fuel Twin da Bosch: solução de software, integrada ao veículo, que registra o uso de biocombustíveis ou combustíveis chamados "verdes" e documenta a redução das emissões de carbono.

"O Digital Fuel Twin da Bosch torna fácil para as empresas provar que estão usando combustíveis sintéticos renováveis. Ele fornece uma prova auditável das quantidades e da pegada de carbono do combustível usado pelo veículo, que pode ser usada em seus relatórios.", afirmaThomas Pauer, presidente da divisão Power Solutions da Bosch.

Dessa forma, as empresas não apenas cumprem com as obrigações de relatórios cada vez mais exigentes, mas também podem documentar sua consciência ambiental. O software está sendo usado pela primeira vez no Tour d'Europe - um rali que percorre diversas cidades da Europa, até Bruxelas, com uma frota de carros e caminhões com motores a combustão, queserá reabastecida exclusivamente com combustíveis sintéticos renováveis em postos de combustíveis públicos.

Um outro campo de aplicação para o Digital Fuel Twin seria concebível no eventual cenário em que se tornasse possível reclassificar veículos com motores de combustão como veículos de emissão zero, caso eles usassem apenas combustíveis sintéticos renováveis. A União Europeia pretende analisar essa opção ainda em 2025. O plano atual do bloco, que começa em 2035, é multar todos os fabricantes de veículos a combustão em um nível tão alto que não seja mais economicamente viável vendê-los. "Os combustíveis sintéticos renováveis devem ser parte da solução. Essa é a única maneira de atingir as metas climáticas no setor de transportes. Se a UE decidir a favor da reclassificação, o Digital Fuel Twin pode ser uma ferramenta importante para implementar isso.", diz Pauer.

Registros puramente digitais, verificações de documentação reais

O novo software da Bosch permite o rastreamento confiável de todas as propriedades relevantes para o clima de um combustível: desde a produção, passando por todos os estágios da cadeia de suprimentos, até o posto de abastecimento e o veículo. Para começar, os fabricantes de combustíveis sintéticos renováveis informam à Bosch a quantidade que venderam, para quem e qual é a pegada de carbono do combustível. As empresas de transporte, por sua vez, informam a quantidade de combustível que compraram e quando. O Digital Fuel Twin compara esses dados. Se o tempo e a quantidade coincidirem nos registros das empresas e com os dados registrados da bomba e do sensor das interfaces de transferência, as propriedades do combustível (o tipo, sua quantidade de CO2 e o potencial de redução) são transmitidas na cadeia de suprimentos. Qualquer carbono emitido durante o transporte adicional é reatribuído ao combustível – o que significa que, quanto menores as distâncias, melhor para o clima, já que o sistema da Bosch monitora cada etapa da cadeia: da produção ao uso no veículo.

Finalmente, no posto de combustível, um "aperto de mão digital" - uma troca de dados entre o posto, o veículo e a nuvem - documenta exatamente a quantidade e o tipo que foi comprado. A identificação é realizada usando, por exemplo, um sistema de gerenciamento de frota. Esse banco de dados fornece aos usuários do Digital Fuel Twin informações confiáveis sobre os valores de CO2 do combustível usado, bem como uma prova auditável do uso. Os dados são sempre mapeados digitalmente como um gêmeo virtual em um data room protegido na nuvem. A solução de software da Bosch pode ser usada em carros, caminhões e ônibus, mas também em veículos de construção e até mesmo em navios.

O Digital Fuel Twin está atualmente em fase de testes, em colaboração com diversos participantes ao longo de toda a cadeia de suprimento de combustíveis, a confiabilidade e a segurança do sistema estão sendo testadas junto com esses parceiros e com fabricantes de veículos e, até agora, o software tem sido instalado de forma retroativa nos veículos. No futuro, no entanto, o plano é integrá-lo diretamente à eletrônica do veículo como um módulo puramente de software, garantindo assim o uso à prova de fraudes de combustíveis sintéticos renováveis em nível individual de cada veículo. "Esperamos que o Digital Fuel Twin esteja presente em veículos de produção já em 2026", afirma Pauer.

Etanol como aliado da mobilidade sustentável: CO2 Tracking no Brasil

No Brasil, a Bosch desenvolveu, em 2023, uma solução complementar, voltada especificamente para mensurar o uso de biocombustíveis no veículo: o CO2 Tracking, tecnologia de conectividade que monitora em tempo real as emissões dos veículos e calcula a quantidade de dióxido de carbono que deixou de ser emitida com o uso do etanol, em comparação à gasolina.

Por meio de sensores já presentes no veículo e de um dispositivo conectado, são coletadas informações sobre o combustível utilizado e o consumo. Esses dados são enviados para a nuvem via internet móvel e processados com o uso de cloud computing, resultando em uma estimativa precisa da economia de carbono. Além de fornecer transparência e dados auditáveis, a solução visa conscientizar o consumidor sobre os impactos positivos da sua escolha, incentivando o uso de biocombustíveis e contribuindo para a redução da pegada de carbono no transporte individual e nas frotas.

O etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar, é reconhecido mundialmente por sua baixa pegada de carbono. Com o CO2 Tracking, a Bosch oferece ao mercado uma ferramenta que, além de evidenciar esse benefício ambiental, pode apoiar iniciativas futuras voltadas à certificação de créditos de carbono.

Bosch Imprensa (C/CGR-BR) <Bosch.Imprensa.Divulgacao@br.bosch.com

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