9º CBCi – Congresso Brasileiro do Cimento e na ExpoCimento
FSB Comunicação -
Autoridades, lideranças e especialistas debaterão políticas públicas e a colaboração da indústria do cimento para o desenvolvimento social e ambiental
O Brasil possui aproximadamente de 1,72 milhão de quilômetros de estradas e rodovias, isso faz do país o dono da 4ª maior malha rodoviária do mundo. Por outro lado, há um dado que assusta: somente 12,4% da malha viária é pavimentada. Para debater os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento da infraestrutura nacional, autoridades, especialistas e lideranças empresariais e públicas estarão reunidos no 9º CBCi – Congresso Brasileiro do Cimento e na ExpoCimento, que acontecem de 30 de junho a 2 de julho de 2025 no Golden Hall WTC, em São Paulo.
Organizado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), a programação do último dia terá como tema "O cimento como agente de transformação da infraestrutura e Inovação", com palestras sobre diagnóstico da infraestrutura brasileira – problemas e oportunidades, com o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini, o Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, o presidente da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Renato Correia e o CEO da Motiva, Miguel Setas.
Pavimento de concreto
Diante dos desafios climáticos e da necessidade de infraestrutura viária mais durável e sustentável, o pavimento de concreto vem se consolidando como uma solução técnica e economicamente vantajosa. Além de apresentar um custo de construção competitivo, sendo em muitos casos mais barato que soluções convencionais de revestimento para pavimentos, sua vida útil é significativamente superior, reduzindo a necessidade de manutenção frequente e os custos associados ao longo do tempo.
Nas rodovias federais a solução está presente em estados como Paraná, Santa Catarina, além de Brasília. No Paraná, o concreto está dando uma nova cara à logística viária do estado, com segurança e ganhos operacionais para quem trafega pelo Estado. Já foram pavimentados 110 quilômetros e estão em execução outros 237 quilômetros de rodovias, sendo 250 quilômetros de restauração de pavimento flexível pelo sistema whitetopping, que consiste no uso de concreto para a reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, aumentando a qualidade da obra e a durabilidade das estradas. Há ainda mais de 167 quilômetros em projetos. Já Santa Catarina tem atualmente em execução 110 quilômetros de restauração de rodovias, também pelo sistema whitetopping.
Em Brasília, as vantagens do sistema construtivo, que incluem ainda a redução do consumo de combustível e pneus, diminuição do número de acidentes, já foram comprovadas em diversas rodovias, como a DF-095, conhecida como Via Estrutural, que teve todo o seu asfalto recoberto por pavimento rígido de concreto, com a técnica conhecida de whitetopping, se tornando a primeira do DF a ter essa tecnologia em toda sua extensão, de aproximadamente 45 quilômetros.
Pavimento Urbano de Concreto
Nas cidades, o Pavimento Urbano de Concreto (PUC) tem despontado como solução já adotada por mais de 150 municípios brasileiros, podendo contribuir para a melhoria das vias com qualidade e economia de recursos financeiros, gerando ainda ganhos adicionais para os usuários e para a própria natureza.
A pavimentação de concreto em vias urbanas, que começou com corredores de ônibus e hoje está presente também em vias de menor tráfego, é uma realidade em cidades como Piracicaba, no interior de São Paulo. Essa expansão se deve às vantagens competitivas do PUC, como a vida útil até cinco vezes mais longa, comparada ao asfalto, a redução de custos na manutenção, a reflexão de luz até 30% superior ao asfalto e à consequente redução no consumo de energia elétrica das cidades. Além disso, esse tipo de pavimento também pode minimizar em até 4°C a temperatura ambiente das vias e reduzir em até 14 °C a temperatura da superfície e a emissão de dióxido de carbono (CO2). Além disso, o PUC também pode ser utilizado como solução de whitetopping como forma de recuperar e aumentar a capacidade de carga.
Essa expansão se deve às vantagens competitivas do PUC, como a vida útil até cinco vezes mais longa, comparada ao asfalto, a redução de custos na manutenção, a reflexão de luz até 30% superior ao asfalto e à consequente redução no consumo de energia elétrica das cidades. Além disso, esse tipo de pavimento também pode minimizar em até 4°C a temperatura ambiente das vias e reduzir em até 14 °C a temperatura da superfície e a emissão de dióxido de carbono (CO2).
Expocimento
A Exposição Internacional do Cimento - EXPOCIMENTO 2025, ocupará um moderno espaço especialmente concebido para acolher as palestras, debates e apresentar o que existe de mais atual e relevante para a produção do insumo e também para as organizações que aplicam sistemas cimentícios.
II Simpósio Brasileiro de Ciência do Cimento (SBCC 2025)
Paralelamente ao evento, haverá ainda uma semana de muito conhecimento, inovação e networking no II Simpósio Brasileiro de Ciência do Cimento (SBCC 2025), de 27 de junho a 2 de julho, com a presença dos maiores especialistas e acadêmicos do tema.
Daniela Nogueira daniela.nogueira@fsb.com.br
Krishma Carreira krishma.carreira@fsb.com.br